Vamos a La Playa – Punta del Este

Punta del Este é um ótimo destino para brasileiros. O balneário uruguaio é conhecido como “a pérola do Uruguai” e tem as praias como principal atração. Para os brasileiros a curta distância,  os pacotes mais baratos, a facilidade da língua, a infraestrutura de alto nível, hospedagens e restaurantes para todos os gostos, e bolsos, e muitas outras atrações, fazem com que Punta seja um destino certo.

Localizada em um estreita faixa de areia entre o Atlântico e o Rio da Prata, distante apenas uma hora e meia de Montevidéu, Punta del Este tem praias para todos os estilos e que agradam todos os tipos de turistas, àqueles que querem sossego para relaxar e aqueles  que querem surfar e praticar esportes aquáticos.

Vamos a La Playa - Punta del Este
Imagem: Pixabay / Grassast

A La Barra está localizada a 15 km do centro de Punta é uma antiga vila de pescadores que se tornou a praia da moda. La Barra é a praia dos surfistas, assim como Bikini e Montoya com muita paquera, gente jovem e bonita, tanto de dia quanto de noite quando os barzinhos e restaurantes com ares do mediterrâneo garantem as e baladas. Na península, também para os surfistas, as praias Brava, dos Ingleses e El Emir. Em La Brava estão os famosos dedos que brotam da areia, obra do escultor chileno Mario Irarrazabal, “La Mano” significando a “presença do homem surgindo na natureza”.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Situado a 45 quilômetros de Punta chega-se a uma praia menor que a Barra, a José Ignácio, um reduto hippie-chic tipo pé na areia  e ruas sem asfalto, praias sossegadas, algumas quase desertas para famílias, casais e pessoas que querem só descansar. La Mansa é outra praia para famílias em busca de águas calmas para as crianças e faixa de areia plana para caminhadas. É ali que acontece a tradicional saudação ao pôr do sol, em frente ao porto. De noite, o clima muda e dá lugar a ferveção das boates.

Uma visita que vale à pena é a ilha dos Lobos a 11 km da costa. A ilha de 11 hectares é habitada pela maior colônia de lobos-marinhos da América do Sul. A população total é de cerca de 160 mil lobos e 10 mil leões-marinhos, além de focas gigantes, que podem ser observados a menos de 50 metros. Chega-se de barco e a visita é guiada por estudantes

Mas há muitas atrações alem das belezas naturais como o Porto e arredores. No Porto o mercado de peixes e a Lighthouse, um farol de 45 metros de altura, com painéis de cristal que integram um sofisticado sistema de iluminação trazido da França. Com fôlego para subir 150 degraus da escada em espiral dá para curtir o visual da torre

Um passeio bastante concorrido Azotea del Haedo, a residência de verão do ex-presidente uruguaio Eduardo Victor Haedo que recebia ilustres como Pablo Neruda e Che Guevara. Os quartos de época e os objetos de arte estão preservados e também acontecem ali shows e exposições, especialmente durante o verão.  Outra atração popular é Casapueblo, uma vila de casas com galeria de arte que começou com o ateliê de Carlos Paez Vilaró, uma pequena construção em Punta Ballena. A ideia cresceu e, hoje, a Casapueblo – uma das principais atrações turísticas de Punta del Este – desenha parte da encosta sobre o mar, abrigando diversas obras do artista, loja e café no alto da construção com uma vista privilegiada do mar.

Punta del Este tem uma excelente oferta de restaurantes, cafés e bares. Algumas das mesas mais disputadas estão em praias mais distantes onde se encontram excelentes carnes, asados e empanadas, e outras especialidades como pescados, restaurantes franceses e italianos, mas com um bom vinho uruguaio.

Se o objetivo é fazer compras o destino certo é a avenida Gorlero, entre a Calle 30 e a Plaza Artigas. Muitas lanchonetes, restaurantes e galerias pelo caminho, oferecendo grifes como Louis Vuitton, Versace e Valentino. Na Plaza Artigas, todos os dias é montada uma feirinha de artesanatos que vale a pena visitar.

Para o visitante que gosta de mergulhar na cultura do lugar há os museus como o Museo Ralli que exibe uma coleção de peças de arte contemporânea, quase todas assinadas por artistas latino-americanos e está localizada em uma área de mansões conhecida como Beverly Hills. O Museu de Arte Americano está instalado na antiga residência de Enrique Burnett, um dos pioneiros desbravadores de Punta del Este, a construção data de 1782. O artista plástico Jorge Páez-Vilaró a transformou em museu conservando sua arquitetura intacta para receber uma importante coleção de arte pré-colombiana.

Mas Punta del Este possui muitas atrações próximas que podem ser alcançadas por terra ou mar e que vale a pena conhecer como Maldonado com características coloniais preservadas oferece aos visitantes a oportunidade de observar construções como a Catedral de San Fernando de Maldonado, o Cuartel de Dragones e a Torre del Vigia.

Para visitar Punta nenhuma vacina é compulsória. No Uruguai há serviços de saúde de qualidade, tanto públicos quanto particulares. Os serviços de saúde públicos são disponíveis para todos os residentes do país e graças ao acordo entre os países do Mercosul, os brasileiros podem ser atendidos no serviço público. No entanto, é preferível pagar um plano de cobertura de saúde ou um seguro viagem para ficar bem tranquilo com médicos e até remédios.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.