Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Veneza – a cidade marítima que encanta turistas do mundo inteiro

veneza

Veneza foi fundada no século V e tornou-se a cidade marítima mais poderosa no século 10. Está espalhada em mais de 118 pequenas ilhas. Toda a cidade é uma extraordinária obra de arte, onde não se consegue dizer o que é mais belo. Mesmo os pequenos edifícios podem conter obras de um dos maiores artistas de todos os tempos, como Ticiano, Tintoretto, Veronese, Canaletto e outros. Ali também viveu Antonio Vivaldi, no século dezoito.

gondolas-de-veneza

Mudando de assunto, já tem um seguro para sua viagem? Faça aqui a cotação do seu seguro!

Veneza está localizada na região do Vêneto, província do nordeste da Itália. Hoje Veneza conta com aproximadamente 271 mil habitantes, incluindo a parte da cidade que está em terra firme, o setor de Mestre. A parte marítima inclui as ilhas de Murano e Burano, na lagoa de Veneza, que é parte do golfo de Veneza, no mar Adriático.

Atualmente a cidade que ocupa os canais marítimos vive exclusivamente da indústria do turismo, com sua população ocupada nos serviços turísticos, em hotéis, restaurantes e venda do famoso artesanato de máscaras e objetos do famoso cristal Murano. Produzido na ilha de Murano, o cristal é utilizado em lustres, miçangas, espelhos, joias e artesanato decorativo. O cristal Murano é delicado, com cores impressionantes. Tanto em Veneza, quanto em um passeio até Murano, há muitas lojas e ateliês, e os objetos fabricados em cristal são de todos os tipos e tamanhos, de uma beleza que é impossível não admirar e ceder à tentação de comprar.

A indústria do cristal já ocupou, na Idade Média, uma população de cerca de 30 mil pessoas. Hoje os artesãos de Murano mudaram-se para Mestre, no continente, e se deslocam para Veneza por trem. A ligação por barco, que é feita em 40 minutos pelo ”vaporetto”, os barcos do transporte público, tornou-se muito cara. Aliás, o custo de vida em Veneza é um dos mais caros da Europa.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

gondolas

Por mais de mil anos, Veneza foi a capital da República de Veneza, que se estendia pelo nordeste atual da Itália e pelas ilhas do mar Adriático. Até o século XVIII, Veneza era uma das mais importantes cidades da Europa, com uma grande frota de navios, que mantinha seu poder até Creta, Rodes, Cefalônia, etc. O império era comandado pelos doges.

Veneza é classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. O patrono da cidade é São Marcos, cujos restos mortais estão na imponente Basílica de São Marcos, na praça do mesmo nome. Além da Basílica, destacam-se na cidade as suas pontes, sendo que a maior delas, a Ponte de Rialto, construída em 1588 sobre o Grande Canal, é uma das suas maiores atrações turísticas.

Além de seus monumentos, Veneza é famosa por ser um centro cultural internacional, com o Festival de Cinema, a grande Regata Histórica, que acontece no primeiro domingo de setembro e a Bienal de Artes. Agregando cultura material e imaterial, Veneza leva muitos casais a passarem lá sua lua de mel, em seus passeios românticos.

A Veneza que está situada na lagoa está continuamente em risco de inundações, porque o arquipélago está em uma área de elevação mínima sobre a linha da maré. As pequenas ilhas separadas originalmente são ligadas pelos canais e pelas pontes, em uma rede em que as artérias de água unem a cidade, num espaço que se torna surreal, onde não existe a noção de terra firme, mas se vê uma cidade que quase flutua, com uma arquitetura extraordinária.

praca-de-sao-marcosAs mais populares atrações de Veneza são:

  • A Praça de São Marco, possivelmente a mais famosa praça do mundo, rodeada de edifícios históricos magníficos. A praça é o registro do poder e riqueza do Império Veneziano.
  • O Grande Canal, a maior via de tráfego de Veneza, atravessando a cidade. É margeado por edifícios majestosos e já foi chamada de “a mais bela rua do mundo”.
  • A Ponte dos Suspiros é a lendária ponte fechada e coberta, que liga o palácio dos Doges à celas das prisões, através do Rio do Palácio. A história do nome tem origem na tradição que conta que na travessia os condenados invariavelmente suspiravam ao verem a lagoa pela última vez, sabendo o destino que os aguardava nas prisões.
  • A Basílica de São Marco é a mais famosa das construções religiosas de Veneza. Sua opulência é o testemunho do poder da antiga Veneza. Abriga deslumbrantes esculturas e pisos em mármore colorido, além da Pala D`Oro, placa em ouro e joias preciosas que ornamenta o altar principal, desde o século XII.
  • A Ponte do Rialto, na verdade é uma larga via elevada que cruza o Grande Canal e hoje está coberta por lojas, que vendem o artesanato em máscaras, couro e vidro.
  • O Palácio dos Doges, construído no estilo Gótico Veneziado, estava no centro do poder em Veneza. Situa-se entre a lagoa e a Praça São Marco. Dali o doge e o governo de Veneza dirigiam a República Veneziana.
  • As famosas gôndolas, que anteriormente eram um meio essencial de transporte e que hoje se transformaram em uma das grandes atrações da cidade. As gôndolas oferecem passeios pelo Grande Canal e pelos pequenos canais aos turistas de todo o mundo.
  • O Zattere, que é o longo passeio em frente à lagoa, espaçoso, onde se encontra bons locais para comer ou descansar.
  • ruas-de-venezaO Ca` d`Oro, magnífico edifício no Grande Canal, construído no século XV.
  • A Igreja Santa Maria della Salute, um dos ícones de Veneza, construído em homenagem à Virgem Maria pelos sobreviventes da praga que matou um terço dos habitantes da cidade.

Veneza já foi um local insalubre, em que a febre amarela ou outras febres com esse mesmo nome, como a tifoide e a leptospirose, matavam seus visitantes e habitantes. Esse fato foi imortalizado por Thomas Man, em seu livro Morte em Veneza, publicado em 1912. Atualmente, em que são conhecidos os mecanismos de propagação desses problemas de saúde, a prevenção pode ser feita de maneira rigorosa. Se você for a Veneza não deixe de fazer o seu seguro viagem, que pode proteger você de qualquer imprevisto, além de ser obrigatório pelo Tratado de Schengen, em todos os países da União Europeia.


Não corra riscos durante a sua viagem, faça aqui a cotação do seu seguro.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.