Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

6 destinos de ecoturismo no Brasil

O ecoturismo é um segmento que está crescendo no mundo todo e por aqui, são diversas as opções. Confira quais os destinos de ecoturismo no Brasil.

Conforme a EMBRATUR, o ecoturismo é um segmento de atividade turística levando os turistas, de forma sustentável, ao patrimônio cultural e natural. Esse segmento incentiva a conservação desse meio, fortalecendo a consciência ambientalista por todos.

6 destinos de ecoturismo no Brasil

O ecoturismo está crescendo entre 15 a 25%/ano no mundo todo, se sobressaindo ao turismo convencional que cresce 7,5%/ano. Conforme informações da Organização Mundial de Turismo, cerca de 10% dos turistas, mundialmente falando, têm como demanda, o turismo ecológico.

Mas onde praticar o ecoturismo no Brasil? O nosso país está cheio de opções incríveis. Confira algumas delas!

Para uma viagem tranquila, contrate o seguro viagem nacional e aproveite os passeios!

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Destinos incríveis para praticar o ecoturismo no Brasil

Entre todos os destinos, o Amazonas é um dos mais populares e buscados no mundo todo. Conheça outros que encantam os turistas:

1- Bonito, MS

6 destinos de ecoturismo no Brasil

Para começar, está a capital do ecoturismo no Brasil que fascina todos os turistas com seus atrativos naturais. São cachoeiras, grutas, cavernas e rios que têm águas cristalinas e azuis.

Além disso, os visitantes podem praticar rapel, trekking, mergulho e rafting, enquanto desfrutam do mais belo cenário natural.

 

 

2- Visconde de Mauá, RJ

Imagem: Visconde de Maua/Tur

O lugar possui um estilo rústico, com passeios de bicicleta, cavalgadas e caminhadas por diversas trilhas. Estas são incríveis, já que cortam vales, rios e cachoeiras, com um roteiro de tirar o fôlego. Entre os esportes radicais, estão: boia cross, trekking, rapel, canoagem, tirolesa e rafting.

3- Parque Nacional da Serra do Cipó, MG

Imagem: Cultura MG

O município mais próximo é Itabira e o parque está localizado na Serra do Espinhaço mineira. Conhecido como o destino de cachoeiras, também oferece inúmeros atrativos naturais, sendo o local perfeito para o ecoturismo no Brasil.

Entre as opções, estão os passeios de caiaque e trilhas por entre rochas cristalinas. O local é habitado por tamanduás-bandeiras, lobos-guarás, entre outras espécies raras.

4- Cambará do Sul, RS

Imagem: Youtube

O lugar é famoso pelos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, além de ter algumas das cachoeiras mais incríveis do país. Entre as atividades, os turistas fazem trilhas, cavalgadas, rapel, passeios de bike e quadriciclo, passeios de 4×4 e visitas aos cânions.

5- Canela, RS

Imagem: Allopx

Encanta com suas paisagens serranas e atividades diversas como o arvorismo, tirolesa, cavalgadas, paintball, rapel e escalada. A beleza natural do lugar é formada por cânions, rios, cascatas e montanhas, que forma um belo cenário para atividades esportivas.

6- Parque Estadual da Pedra Azul, ES

Imagem: Melhor Destino

Localizado em Domingos Martins, o parque é o cartão-postal da serra capixaba. São mais de 1.200 hectares de conservação, oferecendo trilhas que chegam a deslumbrantes cachoeiras e piscinas naturais escavadas na rocha.

Conforme a luz solar, a formação rochosa (com quase dois mil metros de altura) muda de cor. Entre as atividades esportivas e de ecoturismo, os turistas podem optar por: boia-cross, rapel, rafting e outros. As espécies que vivem por lá são: araponga, onça pintada, tamansuá-de-colete e sagui-da-serra.

O que é uma atividade de ecoturismo?

Para considerar uma atividade como de ecoturismo, é preciso que ela garanta:

  • Educação ambiental
  • Conservação dos recursos naturais, bem como culturais
  • Gere benefícios para as comunidades locais

É importante saber que o ecoturismo no Brasil é promovido como sendo:

  • Uma prática ativa e intensa, diferenciando-se das práticas comuns de turismo;
  • Uma prática menos agressiva do meio-ambiente e da cultura local;
  • Uma prática de turismo em pequena escala;
  • Uma oferta de infraestrutura de apoio com menor relevância;
  • Uma prática mais intensa do que outras modalidades de turismo;
  • Uma prática com pessoas mais conscientes sobre questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável e a ecologia, pessoas bem educadas e que estão interligadas com as vivências e conhecimentos sobre o meio-ambiente.

Lembre-se de que da natureza, só tiramos fotos, deixamos apenas nossas pegadas e não levamos nada além de recordações. Com essa consciência, você está pronto para praticar o ecoturismo no Brasil.

E não se esqueça de contratar um seguro viagem para esportes de aventura. Assim, você poderá praticar as atividades tranquilamente e curtir mais os destinos de ecoturismo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.