Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Cracóvia – descobrindo o Leste Europeu


O leste europeu é uma parte do velho continente que atrai muitos turistas e a Polônia guarda uma fatia das atrações desta parte europeia, cuja história política deixou marcas até os dias atuais seduzindo curiosos.

Uma cidade que merece uma visita é polonesa Cracóvia, foi capital do país entre os séculos XIV e XVI, por isso sua arquitetura guarda a riqueza do auge político inerente a capital. É uma pequena cidade bem próxima da fronteira do país com a vizinha República Tcheca. Para o turista há castelos, palácios, igrejas, ruas medievais de pedras, além dos bairros judeus que servem para contar um longo capítulo do país. Inclusive, bem perto de lá fica o Auschwitz-Birkenau, foi o maior campo de concentração da Europa.

O ver em Cracóvia

Castelo Real de Wawel

Belo castelo gótico, situado em uma parte alta da cidade, foi erguido a mando de Casimiro III, o grande, no século XIV. O castelo passou por muitas modificações, foi sede dos reinados poloneses e hoje é um complexo da arquitetura e arte do país.

Dentro da área do castelo foi inaugurado um museu com uma coleção artística incluindo porcelanas, arte em ferro, móveis históricos, coleção de pinturas, esculturas e gravuras. Para os turistas é possível testemunhar as Salas de Estado, Cômodos Reais privados, os Jardins Reais, além das torres e exibições permanentes do castelo.

castelo-cracovia

Castelo Real de Wawel

 

Praça Principal

Aqui se reúnem muitos atrativos além da vida social e turística da cidade, há a Igreja de Maria, modelo gótico báltico, terminada no século XIV. O mercado de tecido, chamado de Sukiennice, trata-se de uma belíssima construção no centro da praça, com várias lojinhas no interior, com artigos e artesanatos típicos da região. Faz parte da lista da Unesco desde 1978.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Centro de Cracóvia

Centro de Cracóvia

Torre Municipal

Foi parte da antiga prefeitura, demolida em 1820, a torre serviu também de prisão e câmara de tortura medieval.

Monumento Adam Mickiewicz

Uma das mais conhecidas estátuas de bronze na Polônia e ponto de encontro na Praça Principal. O monumento traz a imagem do poeta romântico Adam Mickiewicz, foi inaugurado em seu centenário, em 1898.

Kazimierz

Bairro judeu, com diversas sinagogas e um atmosfera histórica sem igual. Houve nas últimas décadas uma reforma em vários pontos desta área, inclusive com abertura de restaurantes e cafés. Destaque para as sinagogas Remuh e Tempel e a Velha Sinagoga, esta última é a mais antiga sinagoga que permanece como foi construída originalmente.

Kazimierz: bairro judeu

Kazimierz: bairro judeu

Depois de toda essa imersão histórica e cultural na pequena cidade polonesa, há ainda o que descobrir nos pubs e restaurantes de Cracóvia. A cerveja é bem apreciada, além da vodka polonesa, a conhecida Żubrówka. Um ótimo acompanhamento são os bolinhos cozidos com recheio de carne ou legumes, Pierogi. Guarde no mínimo três dias para desfrutar de todas essas atrações. Você pode seguir viagem de ônibus ou trem para outras cidades europeias, já que fica próxima da República Tcheca, Eslováquia e até Alemanha.

*Fotos: arquivo pessoal da autora.

Artigos relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.