O mercado de câmbio brasileiro abrange as operações de compra e venda de moeda estrangeira, assim como as transações com ouro-instrumento cambial, realizadas por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
A título de exposição, vale salientar que estão incluídas no mercado de câmbio do Brasil as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências do e para o exterior mediante a utilização de cartões de crédito e de débito de alcance internacional, além das transações referentes às remessas financeiras postais internacionais, o que abrange os vales postais e reembolsos postais de cunho internacional. E será que cartão pré-pago internacional é uma boa opção?
Formação do câmbio
No mercado de câmbio, a moeda estrangeira funciona como um produto e, dessa forma, está sujeita às leis da oferta e da demanda. A taxa cambial é definida como a relação de valor entre duas moedas, ou seja, corresponde ao preço da moeda de um determinado país em relação ao ativo de outro.
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
A política praticada no mercado cambial brasileiro é a da taxa livre ou flutuante. Sob esse regime, o câmbio não está, em tese, limitado a qualquer regulamentação oficial. Entretanto, afirmar que o nosso mercado é livre soa ingênuo, já que há constantes intervenções do Banco Central de forma a conter e regular as forças de mercado para assegurar que as políticas cambial e monetária estejam compatíveis com as condições da economia desejáveis para o governo.
Intervenções
A autoridade monetária (Banco Central) intervém na economia, basicamente, em duas situações:
- se há uma desvalorização da taxa de câmbio, alcançando um patamar muito abaixo do nível desejável pelo governo, o que sinaliza que a oferta de moeda estrangeira é superior à demanda, o Banco Central age mediante a compra do excesso de divisas. Por conseguinte, ocorre a gradual elevação do câmbio com a valorização do dólar;
- por outro lado, se ocorrer uma valorização cambial, ficando o câmbio acima das expectativas oficiais, o que indica que o estoque de moeda estrangeira é inferior à procura, o Banco Central brasileiro lança mão das suas reservas internacionais e vende dólares no mercado, o que provoca a desvalorização da moeda estrangeira.
Passos básicos das operações
Quando a autoridade monetária decide realizar a compra ou vende de moeda no mercado à vista ou spot, os passos são os seguintes:
- acionamento dos dealers e notificação da ocorrência do leilão informal de câmbio e fixação do lote mínimo, que geralmente gira em torno de 500 mil dólares;
- no segundo contato, o Banco Central informa se o leilão será de compra ou de venda de moeda e fixa as taxas que serão praticadas. Nesse momento, os dealers precisam apresentar a quantidade as quais estão dispostos a realizar as operações, conforme as taxas determinadas;
- Por fim, o Banco Central recebe as propostas e divulga os resultados do leilão. A autoridade monetária tem interesse que estas transações tenham caráter cotidiano e, assim, os dealers são punidos em caso de vazamento de informações.
Para mais informações, a sugestão é o livro “Mercado Financeiro: produtos e serviços”, de Eduardo Fontana. Editora QualityMark.
Artigos relacionados:
Deixe um comentário