Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Como evitar problemas de saúde nas viagens

Independente do destino, problemas com a saúde podem ocorrer. Mas como evitá-los? Saiba aqui!

Como evitar problemas de saúde nas viagens

Fonte: noticias.uol.com.br

Não importa se você está viajando a trabalho, estudo ou de férias, todas as viagens a qualquer destino não estão imunes a imprevistos, principalmente em relação a saúde. Porém, a maior parte dos contratempos podem ser evitados e isso inclui até mesmo uma possível doença, já que existem vacinas para muitas delas. Veja aqui como evitar problemas de saúde nas viagens e curta o destino escolhido ao máximo!

Itens que evita problemas de saúde durante as viagens

Se você quer aproveitar melhor a sua viagem, com mais tranqüilidade e conforto para você e seus familiares, a dica é investir em alguns itens que vão lhe favorecer, como:

  1. Consultar um médico

A primeira coisa a fazer quando se programa uma viagem é consultar o seu médico. No Brasil existe especialistas em Medicina de Viagem, uma área nova e exercida pelos infectologistas. Por ser nova, alguns municípios não dispõe de um profissional nessa área e nesse caso o recomendado é que você passe pelo clínico geral mesmo, mas não deixe de se consultar.

São muitas as doenças infecciosas que podem surgir durante uma viagem, por isso o médico infectologista é ainda o mais indicado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pode indicar ambulatórios ou centros de orientação ao viajante em quaisquer regiões do país, basta que o viajante entre em contato.

  1. Contratar um seguro viagem

Não importa se a sua viagem é para um destino nacional ou internacional, se você quer garantir mais comodidade e segurança em sua viagem, seja sozinho ou acompanhado, o seguro viagem é com certeza a melhor opção. Isso porque um plano básico já lhe oferece tudo o que você pode precisar durante o seu passeio, viagem a negócio ou a estudo.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Mesmo que você tenha um bom plano de saúde, nem sempre ele oferece cobertura nacional que alcança todas as cidades do país. E deixar para ser atendido pelo SUS em caso de urgência/emergência, também não é o mais indicado, considerando o sistema precário que temos por aqui.

E para não estragar a sua viagem, caso aconteça um imprevisto, nada como ter um seguro viagem para atender você e a sua família. Sem contar que, com o seguro viagem, você usufrui de muitos tipos de atendimento, como atraso ou perda de voo, cancelamento de voo, extravio de bagagem, atendimento odontológico, invalidez permanente total ou parcial causada por acidente durante a viagem, entre outras coberturas que fazem muita diferença na hora em que você mais precisa.

E se o seu destino é internacional, mais importante se torna a contratação de um seguro viagem. Isso porque o seguro viagem funciona como um plano de saúde para viagens, tanto nacional quanto internacional, principalmente para destino fora do país. Por exemplo, se você vai para os Estados Unidos, onde o país não oferece atendimento gratuito para estrangeiros, e você não quer gastar vários dólares para um simples atendimento médico, ter um seguro viagem para os Estados Unidos é a melhor solução.

Com a contratação do seguro de viagem você possui um plano médico internacional e sempre que precisar é só acionar a sua seguradora gratuitamente para ser direcionado ao ponto de atendimento médico mais próximo. Além, é claro, de poder usufruir todas as coberturas que o seu plano oferece, como mencionado acima.

Os preços de atendimento médico fora e dentro do Brasil variam de acordo com o local, tipo de atendimento e viagem. Mas ao contratar o seu plano, lembre-se de incluir todos os tipos de coberturas essenciais para garantir a você e a sua família o atendimento necessário.

Ou seja, se vocês vão fazer uma viagem de aventura, é preciso informar ao seu agente o tipo de viagem para que ele lhe ofereça as opções de coberturas ideais ao seu tipo de viagem. Isso porque as coberturas básicas não são para atividades de aventura, esporte de risco, entre outras.

E mais! Se você estiver viajando com crianças, é fundamental contratar um seguro viagem para crianças. Isso porque as crianças estão mais expostas a acidentes e problemas de saúde, principalmente ocasionado por mudança de tempo e alimentos.

  1. Vacinas

Ao passar pelo atendimento médico antes da sua viagem, leve a sua caderneta de vacinação para saber se precisa tomar alguma vacina antes de sair em viagem. Alguns países exigem que os brasileiros tomem a vacina contra a febre amarela e esta deve ser tomada com pelo menos 10 dias antes de viajar.

Existem também outras vacinas que são recomendadas de acordo com o destino. Entre as vacinas mais essenciais, está a contra meningite meningocócica. Uma dica para o viajante é consultar um centro de orientação ao viajante da Anvisa, que fornecerá a indicação da vacina essencial para o destino que você vai visitar.

  1. Jet lag

Muitas pessoas se sentem com mal estar devido ao fuso horário, mas isso pode ser amenizado. Para isso, o ideal é que, dias antes de viajar, o turista alterne a sua rotina diária de forma gradativa para se aproximar ao horário do destino. Já no voo, o indicado é não fazer uso de cafeína ou álcool.

Além disso, é importante que o viajante tire pequenas sonecas e para relaxar mais, vale levar tapa-olhos e tapa-ouvido. Uma dica para quem não consegue se manter acordado é se expor à luz solar, isso liberará um hormônio, melatonina, que induz o sono. No caso de insônia, é importante ter um medicamento prescrito pelo médico para conseguir dormir.

  1. Remédios

Os remédios precisam ter prescrição médica para entrar em alguns países, além de estarem em sua embalagem original. Para remédios que precisem ser levados na bagagem de mão, é importante se atentar às normas de segurança aérea, estas permitem apenas medicamentos líquidos com até 100 ml.

Se você viajar para regiões tropicais, é aconselhável o uso de repelentes à base de Icaridina, este dura até 10 horas e protege contra o Aedes aegypti e malária.

  1. Roupas e calçados

Para fazer quaisquer passeios, o ideal é que você use roupas e calçados confortáveis. Mas durante o voo essa é uma recomendação válida também, pois isso evita mal estar e até mesmo o ricos de trombose. No caso da trombose, que é algo que pode acontecer durante o voo devido ao fato do passageiro ficar muito tempo sem se mexer, o recomendado é que o viajante se movimente a cada três horas, mesmo que se mantenha sentado. Outra recomendação tanto no avião quanto durante os passeios, é beber muito líquido.

  1. Alimentos

Eles podem ser os maiores vilões na sua viagem, principalmente se o destino oferecer culinária diferente do que você está acostumado. A “diarreia do viajante” se dá por causa de alimentos ou água contaminados. A dica é não comprar alimentos vendidos pelos ambulantes, beber água mineral e optar por alimentos cozidos.

No caso de qualquer dúvida sobre a água, opte pela água gaseificada, pois esta é mais segura, já que o risco de ser adulterada é quase nulo.

  1. Altitude

Dependendo do seu destino, você pode sentir os efeitos das grandes altitudes. Normalmente são causados em montanhas, pistas de esqui e em cidades como La Paz na Bolívia, Cusco no Peru e Quito no Equador, além de outras. Entre os sintomas, ocorrem cansaço profundo, dor de cabeça, falta de ar, falta de apetite, insônia e vômitos. Para evitar esses incômodos, você deve subir as altitudes devagar para deixar o seu corpo acostumar aos poucos.

Essas são dicas de como evitar problemas de saúde nas viagens, lembrando que o mais recomendado é investir em um seguro viagem para ter a ajuda necessária em todos esses casos e em outros problemas mais comuns de saúde em uma viagem, além de problemas relacionados com a bagagem, assistência jurídica, voo, entre outros. Com o seguro você terá plano médico internacional, que é o mesmo de fazer um plano de saúde para viagens, mas com a vantagem de muitas outras coberturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.