Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Os países mais miseráveis do mundo

Conheça as nações mais miseráveis, de acordo com o Instituto Cato que avaliou o índice de miséria de cada um deles.

Os países mais miseráveis do mundoPara saber quais os países mais miseráveis do mundo, o Instituto Cato levou em conta fatores como a inflação, desemprego e padrão de vida dos habitantes e assim chegou a uma posição em relação ao índice de miséria. No total, foram avaliados 108 países, considerando a pesquisa realizada em janeiro de 2015, sobre o ano de 2014.

Entre os cinco países mais miseráveis do mundo, estão (em ordem): Venezuela, Argentina, Síria, Ucrânia e Irã. Nessa pesquisa o Brasil ficou com a 6ª posição, onde a maior causa é a alta da taxa de desemprego. Na pesquisa, os 5º últimos países, ou seja, os menos miseráveis, são: Brunei, Suíça, China, Taiwan e Japão.

Misery Index do Cato classifica 108 países

Com base nos cálculos do professor de Economia Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Steve Hanke, e nos dados da Economist Intelligence Unit, o “Misery Index” do Cato, classificou 108 países com maiores índices de pobreza. A Venezuela ficou, novamente, com a primeira posição, sendo a nação mais miserável do mundo nessa pesquisa realizada em relação ao ano de 2014.

O professor Hanke considerou as taxas, inflação e o desemprego, onde subtraiu o crescimento do PIB per capita ano a ano para chegar ao resultado de “miséria” em cada um dos países. Embora, em relação ao ano de 2014, a Venezuela tenha saltado de quase 27 pontos para 106,03, colocando o país quase 40 pontos a mais sobre a segunda nação mais miserável, ou seja, a Argentina.

No caso da Síria e da Ucrânia, estas nações elevaram o índice de miséria devido ao fato de que são nações devastadas pela guerra, o que as levaram a subir ao topo do ranking. No caso, a Ucrânia saltou 19 posições em apenas um ano. Os principais fatores que levaram as primeiras nações a ficar entre os países mais miseráveis, são as taxas de juros e desemprego.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

O Brasil saltou do 9º lugar para o 6º, onde na avaliação de 2013, o país tinha como maior fator que contribuía com a miséria, a taxa de juro. A realidade em 2014 mudou e muitos podem afirmar que a Copa do Mundo (realizada no Brasil em 2014) foi um dos maiores motivos, levando o país a ser considerado o sexto país mais miserável devido a alta taxa de desemprego.

No Sudeste da Ásia, desde a crise financeira enfrentada em 2008 a 2009, o nível de miséria caiu da pontuação de 20-11,7, o que mostra que não foi feito uma reforma estrutural de forma positiva nessa região.

Brasil está entre os países mais miseráveis do mundo

Conforme mencionado acima, o Brasil está em sexto lugar no ranking dos países mais miseráveis do mundo, de acordo com o Instituto Cato. O “índice de miséria” não considerou a variação percentual do PIB (Produto Interno Bruto), considerando apenas as taxas de inflação, empréstimos e o desemprego. Em 2013 o Brasil foi prejudicado pela alta nas taxas de juros e em 2014 pela alta na taxa de desemprego. Mas como pode um país tão belo por natureza, estar perto do topo da lista dos países mais miseráveis do mundo?

São muitos estudos realizados sobre a miséria no Brasil e o que mais chama a atenção é o fato de que um brasileiro precisa trabalhar cerca de quatro meses por ano para conseguir pagar a carga tributária sobre impostos diretos e indiretos. Isso é o que nos coloca em alto índice de miséria, deixando-nos entre os países mais miseráveis do mundo.

– Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.