Dicas para economizar e fazer uma ótima viagem

Dicas para economizar dinheiro e tornar sua vida mais fácil e confortável em voos, hotéis e durante a viagem.

Gente que viaja muito, trabalhando ou fazendo turismo, custo conhecer muitas dicas e truques, que vão desde os mais engraçados, sérios, bobos e até filosóficos, para quem quer viajar pelo mundo de maneira mais fácil e econômica.

Uma pesquisa realizada pelo Skyscanner, grupo da área de turismo, ouviu executivos e funcionários de suas agências de viagem sobre suas anotações de sabedoria param quando eles pegam a estrada.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

As dicas podem ser resumidas numa lista, aproveite para sua próxima viagem:

1 – Menos bagagem

Menos bagagem

Viajar com apenas a bagagem de mão deve ser a sua meta. Você realmente precisa de seis pares de sapatos de salto, saquinhos de chá e um ferro de passar? Pegue menos e sua viagem será mais barata, sem taxas de check-in de bagagem. Você vai se locomover mais rápido, sem esperar pela liberação das malas, vai viajar mais tranquilo, porque apenas um volume é mais fácil de carregar.

2 – Deixe o guia de viagens em casa

Muito melhor do que carregar com você um volume do Guia de Viagem Completo, apenas faça cópias das páginas que você precisa e depois de usá-las jogue fora. Economize espaço e peso.

3 – Não entre nas filas de fiscalização de segurança onde houver crianças

Procure as filas dos engravatados. Ela vai se mover muito mais rápido.

Evite filas

Imagem: G1

4 – Nunca use chinelos em um avião

Quem trabalha em empresa aérea recebe a instrução de nunca usar sandálias a bordo de um avião. Na eventualidade de uma emergência, é melhor estar usando sapatos robustos, que vão proteger os seus pés do calor e de objetos cortantes. 

5 – Balance um pouco o corpo durante a turbulência

Se você estiver petrificado durante a turbulência durante o voo, tente balançar suavemente o seu corpo, quando entrar numa área de movimento. Ninguém vai notar, porque todos estão sendo balançados em volta de você, durante o movimento do avião. Parece estranho, mas o seu movimento vai contrabalançar aquele da aeronave e você não vai sentir muito a turbulência.

6 – Escolha o seu assento cuidadosamente

Escolha o seu assento cuidadosamente

Se você tiver chance de escolher o assento, depois de embarcar, o que eventualmente acontece, sente-se longe de bebês e grupos de amigos que vão ficar conversando. Na escolha antecipada de assento, se você for mulher, prefira os que oferecem mais facilidade para acessar o banheiro, que são os do corredor, porque mulheres precisam usar o toalete com mais frequência do que os homens.

7 – Aprenda um pouco da língua local

Memorize algumas palavras na linguagem local e tenha a coragem de usá-las! Mesmo que não pronuncie corretamente, é incrível como poucas palavras podem ajudar muito. As pessoas do local de destino costumam receber mais afetuosamente aqueles que fazem um esforço para se comunicar no seu próprio idioma.

8 – Tome banho com a boca fechada

Se você está em um país em que a água para beber não é segura, permaneça com a boca fechada durante a ducha.

9 – Hotéis não são a única alternativa boa

Ficar em um hotel durante as suas férias não é a única opção. Apartamentos ou quartos alugados em residências particulares são o que os viajantes mais econômicos estão fazendo hoje em dia.

10 – Esqueça seus amigos

Viajar sozinho por sua própria conta pode parecer inicialmente assustador, mas isso dá a você a oportunidade de realmente fazer uma imersão na experiência da viagem. Você pode fazer amigos para o resto da vida, aprender um novo idioma, além de experiências incríveis por viajar sozinho.

11 – Sempre viaje com um moletom ou jaqueta de capuz

Sempre viaje com um moletom ou jaqueta de capuz

Imagem: Geekpublicitario

Moletom de capuz pode ter se transformado no uniforme de adolescentes desafiadores, mas na verdade eles são uma excelente roupa de viajem. Simplesmente use o seu capuz para se retirar do mundo de ruído e luzes quando você quer dormir durante um voo, no aeroporto ou no ônibus.

12 – Em um avião, escolha a opção vegetariana ou asiática

Você vai receber sua comida antes, vai evitar qualquer coisa muito gordurosa e indigesta, o que ajuda a evitar o jetleg. Refeições diferentes daquelas que são as mais preferidas tendem a ser de melhor qualidade, porque são feitas em menores porções.

13 – Não esqueça de levar plugs de ouvido

Não esqueça de levar plugs de ouvido

Se o silêncio é de ouro, então use plugs de ouvido, que valem o peso deles em ouro e platina. Você vai conseguir dormir em um avião ou hotel barulhento, o que é muito importante e não deve ser subestimado na viagem.

14 – Reserve uma sala VIP ou lounge para esperar o voo

Se você estiver em um voo de longa distância, reserve um lugar na sala VIP, os lounges do aeroporto. Isso é possível, mesmo que você não esteja viajando na primeira classe ou na executiva. É possível comprar passes para um ano, que valem para os aeroportos de todo o mundo ou um day pass. Eles já estão disponíveis nos principais aeroportos brasileiros. Você pode pagar para ficar duas ou três horas no lounge, enquanto espera o voo, trabalhando e com bebidas e comidas à vontade. Há wi-fi, revistas, jornais e um ambiente tranquilo e você pode levar embora a sua garrafa de água. O custo benefício vale apena, para uma espera relaxante. As companhias aéreas americanas vendem o passe com a passagem aérea.

15 – Leve um tablet ou smartphone que acesse a internet

Há wi-fi gratuito em muitos estabelecimentos e você deve checar se o hotel que você está reservando oferece internet gratuita. Logo você perceberá o quanto é necessário dar uma olhada na sua conta bancária, checar as reservas feitas, etc.

16 – Traga uma camisa ou blusa extra para o voo

Em viagens aéreas, principalmente se forem longas, sempre leve uma camisa ou blusa extra para bordo, em sua bolsa. Os pequenos cobertores oferecidos são finos e o avião pode ficar bem frio.

17 – Sempre leve uma canga ou echarpe

Sempre leve uma canga ou echarpe

As cangas ou echarpes grandes são leves e multifuncionais. Algo que funciona para se deitar na praia, se cobrir se estiver frio, para enxugar-se, como cortina, como saia, como vestido e até como uma bandagem de emergência.

18 – Leve um DVD player ou tablet para as crianças

Quando estiver voando com crianças pequenas, leve um laptop, tablet ou DVD player. Desenhos e filmes infantis distraem por um pedaço considerável da viagem e permitem que os pais tenham um tempo de tranquilidade.

19 – Invista em headphones que isolam ruídos

Para uma viagem longa perfeita, invista em headfones de qualidade, que isolam o ruído. O alto preço é perfeitamente compensando para se desligar da criança que chora, do homem que ronca e dos adolescentes tagarelas.

20 – Leva um Kindle

Nunca viaje sem um Kindle. Há milhares de bons livros que se pode baixar gratuitamente da internet e ler em um Kindle. Com ele você não vai mais precisar ficar carregando livros por aí ou ficar tentando trocar livros com outros viajantes. Isso pode ter seu charme, mas não quando a única coisa que eles têm para trocar são livros em alemão.

21 – Olhe tudo antes de sair

Seja quando você está deixando a cadeira do aeroporto, o café, o bar, deixando qualquer lugar, sempre olhe bem e esteja certo de que não ficou nada para trás. Há muitos travesseiros, apoios de cabeça, agasalhos e toda sorte de objetos esquecidos por aí, experiência própria.

22 – Embale suas roupas enroladas para a viagem

Se você enrolar, vai ficar surpreso e se perguntar porque não fez isso antes. É a melhor opção para quem viaja só com a bagagem de mão.

23 – Use a linguagem gestual

Quando encontrar uma barreira com o idioma, gritar na sua própria língua não vai resolver o problema. Ao invés disso, use o seu corpo. Essa é a linguagem universal que funciona no mundo inteiro. Use o sorriso.

24 – Use um cinto para o dinheiro e a carteira

No caso de você ser assaltado, calmamente entregue a carteira e continue suas férias com menos problemas. Se você fizer novos amigos, use a carteira. Pode ser um tanto ofensivo ou estranho procurar o cinto de dinheiro para pagar umas cervejas.

25 – Não troque o dinheiro em seu hotel

Ao invés disso, procure na região um local que venda com melhor taxa. Use cartões de crédito pré-pagos e algum valor em dinheiro vivo. Praticamente não existe no mundo um posto de troca para dinheiro ou um caixa eletrônico. Portanto, não é necessário carregar mais dinheiro do que se precisa para poucos dias.

26 – Não fique nervoso/a à toa

Mantenha a mente aberta e não fique nervoso/a por qualquer coisa. Viajar pode ser frustrante e cansativo, mas no futuro, quando você olhar para trás, vai lembrar para sempre e com saudade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.