Turismo de isolamento: saiba o que é e em quais lugares ir

O turismo de isolamento pode ser uma alternativa para quem quer sair de casa sem se expor a grandes aglomerações. Além disso, é uma boa opção para quem busca por descanso e sossego. Entenda melhor essa modalidade de turismo, como e onde fazê-lo.

O turismo de isolamento, como o próprio nome diz é um turismo que visa o isolamento do turista. Nele, o foco não é visitar pontos turísticos ou passear pela cidade, mas ficar em locais remotos, com a companhia de poucas pessoas.

Até mesmo o hotel escolhido influencia no turismo de isolamento. Nessa modalidade, quanto menos pessoas estiverem no mesmo espaço, melhor.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Apesar de aparentar ser uma modalidade derivada do isolamento social causado pela pandemia, esse tipo de turismo já existe há algum tempo, e mesmo antes do Coronavírus, já vinha aumentando o número de adeptos.

Continue lendo para ver porque fazer o turismo de isolamento, melhores locais para ir, dicas e porque mesmo nesse caso você deve fazer o seguro viagem.

Turismo de isolamento: saiba o que é e em quais lugares ir

Imagem de Ales Krivec por Pixabay

Por que fazer turismo de isolamento?

Em um primeiro momento, o turismo de isolamento pode parecer uma alternativa sem sentido, já que o intuito não é conhecer a cidade escolhida, mas sim ficar isolado, seja em um hotel, casa ou apartamento.

No entanto, essa é uma excelente alternativa para quem quer pegar novos ares, ficar em contato com a natureza, ver uma nova paisagem e ficar em uma casa diferente da sua.

Além disso, para quem mora em casas pequenas ou em grandes centros urbanos, conhecer um novo local, mais conectado com a natureza ou com uma maior área livre pode fazer uma grande diferença, mesmo que por poucos dias.

Outro ponto que atrai muitas pessoas no turismo de isolamento é fugir dos grandes centros, da correria, do barulho e da multidão. Em locais próprios para o turismo de isolamento, a pessoa pode descansar e ter maior sensação de sossego.

Esse tipo de turismo também é ótimo para quem quer fazer retiros, seja para se autoconhecer e passar um tempo consigo mesmo ou apenas com aqueles que ama, seja para recarregar as energias.

Quais os melhores lugares para ir?

De modo geral, os melhores lugares para ir são aqueles locais mais afastado, onde não há grandes aglomerações de turistas, e longe das cidades grandes.

Em tempos de pandemia, o ideal é que você procure por locais próximos da sua casa, que você possa ir de carro. Aproveite para visitar locais dentro do seu estado e que você sempre teve vontade.

Além disso, é preciso checar se o local escolhido está recebendo turistas e quais as medidas de restrição.

Algumas alternativas bastante procuradas nesse momento são: Campos do Jordão (SP), Petrópolis (RJ) e Teresópolis (RJ). Segundo o Airbnb, os destinos que tiveram o maior aumento de procura neste momento foram: Sorocaba (SP), Imbituba (SC), São José dos Campos (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Matinhos (PR).

Em tempos fora de pandemia, é possível fazer também o turismo de isolamento para destinos internacionais. Boas pedidas nesse caso são a Antártica, os Safáris Africanos e a Patagônia Chilena. Esses locais são bem remotos, com muita conexão com a natureza e silêncio.

Dicas para fazer turismo de isolamento

Pesquise pelo local antes de ir

Antes de sair para sua viagem, certifique-se de que o local é mesmo o que você espera. Apesar de isso ser importante em todas as viagens, isso fica ainda mais agravado no turismo de isolamento, tendo em vista que nesse caso, você ficará isolado, e em alguns casos, com pouca assistência. Então pesquise por fotos, referências e opiniões de outros turistas.

Informe-se quanto a alimentação

Você ficará em um chalé, ou em uma casa? Nesses casos, fazer sua própria comida pode ser uma excelente opção, já que assim, você não precisará procurar por restaurantes, nem sair da casa.

Se ficar em um hotel, certifique-se quanto às opções de alimentação, valores, ou outros estabelecimentos próximos (se houver).

Não esqueça de fazer o seguro viagem

Independente da época ou do destino escolhido, o seguro viagem é imprescindível, afinal, nunca sabemos quando imprevistos podem aparecer. Desde uma gripe, até um membro quebrado, o seguro viagem vai te garantir acesso a um bom atendimento de maneira rápida, sem precisar esperar pelo atendimento público (caso a viagem seja dentro do Brasil, pois dificilmente você encontrará atendimento gratuito fora do país).

Além disso, o seguro viagem não cobre apenas despesas hospitalares. Com ele você tem acesso a medicamentos, traslados médicos e até mesmo assistência jurídica.

E aí, o que achou do turismo de isolamento? Gostou da ideia? Pretende fazer? Aproveite para descansar sua mente e relaxar bastante!

E já sabe, se precisar de seguro, é só falar com a gente!

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.