Não há quem não tenha medo de passar pela angústia de não encontrar as malas na esteira. Ao chegar no aeroporto de destino e esperar as malas, sempre dá um friozinho na barriga, concorda? Extravio de bagagens não é tão raro e para evitar maiores transtornos é bom estar preparado caso isso aconteça.
O que é extravio de bagagem?
O extravio é quando a bagagem não chega ao mesmo destino que o passageiro, é como se ela estivesse “perdida” em algum lugar no meio do caminho. Alguns motivos podem facilitar esse episódio: pouco tempo entre conexões, a etiqueta numerada que identifica sua mala caiu e ela ficou sem identificação, houve falha por parte dos carregadores que transportam as malas, ou ainda, alguém roubou ou levou sua mala por engano.
Além do extravio, podem ocorrer: a violação – abertura da mala e furto de pertences; danificação – a mala encontra-se parcialmente destruída ou quebrada, e o extravio, como dito acima.
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
Qual atitude tomar?
Em qualquer dos casos, o primeiro passo é procurar a companhia aérea na qual você fez o voo. Tenha sempre o comprovante de despacho da mala (ele tem impresso o número de localização da mala e o peso), apresente-o e preencha o Registro de Irregularidade da Bagagem, o PIR – Property Irregularity Report. A companhia tem até 30 dias ou 21 dias para localizar e devolver os pertences, o prazo é para voos internacionais e nacionais, respectivamente. Depois desses limites, a bagagem é considerada extraviada e a companhia tem que pagar a indenização. No caso de extravio e a mala for localizada, a empresa aérea deve enviar a mala para o endereço solicitado pelo passageiro, dentro do prazo acima.
Teoricamente você pode fazer a reclamação até 15 dias depois do desembarque (7 para bagagem danificada), mas o melhor é fazer a reclamação in loco no dia do acontecido, isso vai favorecer você à indenização. Sabemos que não é fácil o processo de reclamação até obtenção do ressarcimento, caso se aplique. Por isso, é uma medida certa incluir no seu seguro viagem o item “extravio de bagagem”, você terá uma cobertura extra oferecida pelo seguro.
O Procon assegura que a companhia é responsável pela bagagem desde o check-in. Caso o passageiro queira, é possível fazer uma declaração de valores da bagagem despachada. Porém a melhor escolha é evitar carregar bens de alto valor na bagagem que vai para despacho. Se for possível evitar, leve os bens de maiores valor na bagagem de mão.
Como reforçar a segurança de sua mala
- Retire códigos identificadores de viagens anteriores;
- Além da identificação que será adicionada durante o check-in, com número localizador e peso, coloque fitinhas, adesivos , algo que ajude no reconhecimento da sua mala;
- Não coloque objetos eletrônicos, nem pertencer caros nas malas de despacho;
- Se puder, evite conexões muito corridas entre um voo e outro, opte por conexões que tenham no mínimo 2 horas entre o desembarque e próximo embarque;
- Coloque cadeados e plastifique sua mala, este último é um serviço que tem na maior parte dos aeroportos.
- Durante o check-in, espere até você ver a colocação das etiquetas e o encaminhamento da mala na esteira.
Mais informações visite o site da Anac.
Artigos relacionados:
Deixe um comentário