Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

O que fazer em caso de extravio de bagagem

Não há quem não tenha medo de passar pela angústia de não encontrar as malas na esteira. Ao chegar no aeroporto de destino e esperar as malas, sempre dá um friozinho na barriga, concorda? Extravio de bagagens não é tão raro e para evitar maiores transtornos é bom estar preparado caso isso aconteça.

O que é extravio de bagagem?

O extravio é quando a bagagem não chega ao mesmo destino que o passageiro, é como se ela estivesse “perdida” em algum lugar no meio do caminho. Alguns motivos podem facilitar esse episódio: pouco tempo entre conexões, a etiqueta numerada que identifica sua mala caiu e ela ficou sem identificação, houve falha por parte dos carregadores que transportam as malas, ou ainda, alguém roubou ou levou sua mala por engano.

Além do extravio, podem ocorrer: a violação – abertura da mala e furto de pertences; danificação – a mala encontra-se parcialmente destruída ou quebrada, e o extravio, como dito acima.

Qual atitude tomar?

Em qualquer dos casos, o primeiro passo é procurar a companhia aérea na qual você fez o voo. Tenha sempre o comprovante de despacho da mala (ele tem impresso o número de localização da mala e o peso), apresente-o e preencha o Registro de Irregularidade da Bagagem, o PIR – Property Irregularity Report.  A companhia tem até 30 dias ou 21 dias para localizar e devolver os pertences, o prazo é para voos internacionais e nacionais, respectivamente. Depois desses limites, a bagagem é considerada extraviada e a companhia tem que pagar a indenização. No caso de extravio e a mala for localizada, a empresa aérea deve enviar a mala para o endereço solicitado pelo passageiro, dentro do prazo acima.

Teoricamente você pode fazer a reclamação até 15 dias depois do desembarque (7 para bagagem danificada), mas o melhor é fazer a reclamação in loco  no dia do acontecido, isso vai favorecer você à indenização. Sabemos que não é fácil o processo de reclamação até obtenção do ressarcimento, caso se aplique. Por isso, é uma medida certa incluir no seu seguro viagem o item “extravio de bagagem”, você terá uma cobertura extra oferecida pelo seguro.

O Procon assegura que a companhia é responsável pela bagagem desde o check-in. Caso o passageiro queira, é possível fazer uma declaração de valores da bagagem despachada. Porém a melhor escolha é evitar carregar bens de alto valor na bagagem que vai para despacho. Se for possível evitar, leve os bens de maiores valor na bagagem de mão.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Como reforçar a segurança de sua mala

  • Retire códigos identificadores de viagens anteriores;
  • Além da identificação que será adicionada durante o check-in, com número localizador e peso, coloque fitinhas, adesivos , algo que ajude no reconhecimento da sua mala;
  • Não coloque objetos eletrônicos, nem pertencer caros nas malas de despacho;
  • Se puder, evite conexões muito corridas entre um voo e outro, opte por conexões que tenham no mínimo 2 horas entre o desembarque e próximo embarque;
  • Coloque cadeados e plastifique sua mala, este último é um serviço que tem na maior parte dos aeroportos.
  • Durante o check-in, espere até você ver a colocação das etiquetas e o encaminhamento da mala na esteira.

Mais informações visite o site da Anac.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.