Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Aplicativos de carona para viajar mais barato

Com novas plataformas digitais, o viajante está se conectando com quem busca os mesmos destinos, com menor custo na viagem, menos impacto ambiental e fazendo novas amizades.

A tecnologia digital ajuda a viajar mais barato.  Além de ser uma boa alternativa para quem viaja, traz uma vantagem coletiva, porque é mais sustentável, ao reduzir o número de veículos nas estradas, com menor gasto de combustível e menor poluição.

Aplicativos de carona para viajar mais barato

Imagem: 360 Meridianos

Os aplicativos possibilitam a conexão segura de pessoas, entre as que oferecem uma vaga no seu veículo e o viajante que busca o transporte. Quem está buscando a carona preenche o destino que deseja, dia e horário da viagem. Com essas informações, quem está no aplicativo pode se interessar em dar a carona.

O aplicativo costuma oferecer ofertas diversas, em diversas alternativas de percursos e destinos. Para fazer parte da conexão, alguns exigem indicações de amigos que já fazem parte dos cadastrados. As conversas para acerto de detalhes são em “chat” de mensagens privadas, onde se pode discutir valores, música ambiente na viagem, paradas no percurso, transporte de animais de estimação, etc.

Essa solução, de viagem em carona compartilhada, já é uma tendência em todo o mundo, porque está mostrando que ajuda a economizar dinheiro, tempo e recursos naturais. Também é conhecida como “Carpool”, o que significa carona solidária.

Aplicativos de carona para viajar mais barato

Imagem: Facility

Existem dois tipos de aplicativos de carona, os que funcionam somente dentro das cidades e os que fazem o transporte entre cidades. Se você está viajando para outra cidade poderá utilizar o aplicativo de carona entre cidades e no seu destino poderá usar também o aplicativo de carona da cidade. Os dois tipos levam a uma grande economia, sempre oferecendo uma carona para onde você for.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Então, aí vão alguns dos aplicativos de carona existentes no Brasil, com certeza um deles vai atender as suas necessidades, do seu jeito:

  1. BLA BLA CAR

Aplicativos de carona para viajar mais barato

Imagem: Google Play

Surgiu na França já em 2006 e lidera o mercado europeu. O Brasil é o 20º. país do mundo onde mais se usa o Bla Bla Car.

O aplicativo é considerado a maior comunidade de pessoas interessadas em carona em todo o mundo. Ele disponibiliza uma busca, com base no local de partida e destino, além das datas e horários procurados. Os motoristas costumam oferecer caronas com data próxima, sem muita antecedência, então ele é ideal para uma viagem em dias próximos. Está disponível para iOS e Android.

Como funciona

Para pegar carona é preciso se cadastrar no site ou no aplicativo, que é gratuito. Se não houver alguém oferecendo uma viagem para o destino que você quer ou se não encontrar a data que está procurando com nenhum motorista basta agendar um aviso por e-mail quando aparecer a viagem com as condições desejadas.

Os motoristas também se inscrevem gratuitamente e devem fornecer o modelo do carro, quantos assentos estão disponíveis e ponto de encontro para o carona. Quem oferece a carona já está com a viagem marcada, o seu objetivo não deve ser o lucro. O ponto de encontro deve ser um local conveniente para o motorista e o passageiro. Não é permitido transportar mais de quatro passageiros por viagem.

Preço

A BlaBlaCar sugere um valor para o itinerário, mas se o motorista quiser cobrar menos, esse valor aparece em verde no app, se deseja cobrar mais, o valor aparece em laranja. Para avaliar se o preço está conveniente ou não é preciso comparar com o valor da passagem de ônibus, o deslocamento até o ponto de encontro e o deslocamento do ponto de chegada até o destino final. Somente assim é possível avaliar o que é mais conveniente, o BlaBlaCar ou o ônibus.

Rotas e destinos

Há uma grande variedade de destinos e rotas, mas as mais comuns e tradicionais ficam entre locais de trabalho e estudo, como São Paulo – Campinas, São Paulo – Santos, São Paulo – Rio, Belo Horizonte – Rio. Para viagens que saem das rotas tradicionais ou viagens longas é mais difícil conseguir carona nas datas desejadas. Nos feriados prolongados, aumenta o número de usuários, as alternativas diárias aumentam muito.

Segurança

Uma dúvida muito comum e normal é sobre a segurança de viajar com um desconhecido. A segurança advém da confiança que se tem em um perfil pessoal no Facebook, que é analisado pela equipe da BlaBlaCar. Os comentários de quem já viajou formam a reputação de motoristas e caronas, que ajuda aos interessados a escolher a opção mais conveniente. Os seguro em caso de acidente fica por conta do motorista, caso ele tenha seguro com a cláusula APP (Acidentes Pessoais de Passageiros), para cobrir as despesas médicas dos ocupantes. O DPVAT tem alcance limitado na sua cobertura.

O ideal é escolher carona para dar ou pegar com usuários que já tem avaliações no aplicativo ou site. Para mulheres existe a opção “Só Para Elas”, onde motoristas mulheres levam exclusivamente mulheres.

Tagarelice

O risco de pegar carona com um motorista ou passageiro tagarela demais, ouvindo música chata, num carro mal conservado existe. Entretanto, existem os filtros para atender as preferências individuais, que diminuem esse risco. Assim, se você não gosta de muito papo, defina um único “Bla”, se gosta de conversar, dependendo da hora e assunto, pode escolher o “BlaBla” e se você gosta muito de bater papo o tempo todo durante o trajeto, clique no “BlaBlaBla”. Esse é exatamente o aplicativo voltado para quem quer fazer amizades. Quanto à música e condições do veículo, veja nos comentários o que disseram os outros “caronistas”.

Animais de estimação

Se você quer levar seu animalzinho de estimação na viagem, se precisa levar muita bagagem e se você é fumante, consulte o motorista com antecedência, através da conversa em particular.

  1. WEGO

Imagem: Google Play

O aplicativo de origem israelense, chegou ao Brasil em 2014. Você pode pagar com cartão de crédito. Procure antes se há algum amigo entre as pessoas que oferecem carona ou já viajaram através do app.

  1. BEEPME

Imagem: BeepMe

O aplicativo já é bem conhecido entre os que procuram carona solidária.

O BeepMe oferece rotas para quem vai viajar e para quem está procurando carona dentro de uma cidade. Para se inscrever no aplicativo é preciso indicar cinco amigos seus do Facebook, que vão precisar te avaliar. Depois dessa avaliação, você é considerado um parceiro seguro e poderá começar a usar o aplicativo.

Você não precisa procurar todos os dias uma carona se for sempre para o mesmo lugar, como para o trabalho ou a faculdade, por exemplo. Basta procurar alguém que ofereça carona frequente para onde você deseja.

  1. CARONETAS

Imagem: Google Play

O aplicativo é criação brasileira. O usuário acumula milhas ao dar carona, que podem ser trocadas por serviços ou produtos. Ele mostra a localização em tempo real do veículo que você contratou, permitindo saber se sua carona está chegando.

  1. KARONAS

  2. Imagem: Karonas. Google Play

  3. No aplicativo Karonas você pode oferecer ou procurar caronas para viajar entre cidades. Funciona como o BlaBlaCar, mas oferece menos opções e número de caronas. Sempre é interessante consultar os dois aplicativos, quando quiser encontrar horários e preços melhores. Disponível para Android e iOs.
    1. MOOVIT

    2. Imagem: Moovit app.

    3. O Moovit é utilizado para transporte na cidade. Sua proposta é de que o valor pago pela carona seja semelhante ao valor da passagem no transporte público. Assim, ele facilita a vida dos passageiros, reduz o custo para o motorista e evita que ele viaje sozinho com o carro vazio.O aplicativo faz uso do Facebook, para conectar as pessoas interessadas, de forma a oferecer segurança, em informações de perfil compartilhadas entre os participantes. Além da conta no Facebook, motorista e passageiro devem fornecer o número de seu telefone de contato para o aplicativo. O motorista deve também fornecer CPF e dados bancários.

      Atualmente funcionando na cidade de São Paulo, o Moovit tem tudo para crescer, sendo mais barato do que outros aplicativos e pretende ser mais barato do que táxi e Uber. Ele limita a quantidade de viagens que o motorista pode fazer por dia em duas e somente pode transportar três passageiros no carro.

      Depois de Israel e Itália, o Brasil é o terceiro país a receber o Moovit, que já tem cerca de 60 milhões de usuários em todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.