Como renovar o seguro viagem?

Seguro-viagem: é possível manter-se protegido mesmo estendendo a duração da estadia longe de casa? Veja como renovar o seguro viagem!

Passar por uma ocorrência médica, uma situação de perda de documentos, extravio de bagagem ou por um acidente sem contar com assistência especializada pode representar um prejuízo alto e uma grande dor de cabeça. Imprevistos durante uma viagem não escolhem dia e nem hora para acontecer. Por isso, é essencial estar protegido durante todo o período longe de casa.  

Isso quer dizer que aquela esticadinha não programada, independente do motivo, precisa ser incluída no seu contrato do seguro-viagem. A apólice é válida especificamente para número de dias contratados, e não para o destino escolhido.  

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Ou seja, que acontece nos dias seguintes à expiração do contrato não conta com a cobertura do seguro, mesmo que ocorra durante a mesma viagem. Talvez você esteja se perguntando sobre como proceder em uma situação assim.  

Então, o que fazer para manter-se protegido durante os dias de viagem que foram incluídos posteriormente no seu cronograma? É possível alterar as datas de um contrato de seguro-viagem? Como renovar o seguro viagem?

Imagem: Pixabay/edar

Imagem: Pixabay/edar

O que você precisa saber sobre renovação de seguro viagem

Solicite a alteração das datas antes de viagem

Você mudou o cronograma ou a duração da viagem em cima da hora, mas ainda não partiu em direção ao seu destino? Então é só contatar a sua seguradora e solicitar a remissão da apólice. 

Realizar uma alteração de datas enquanto a viagem ainda não tiver sido iniciada, costuma ser rápido e fácil.  

Contrate o seguro viagem com planos que contemplam datas flexíveis

Uma opção interessante para quem costuma viajar com datas flexíveis é buscar por planos de seguro que já preveem alterações na data de retorno. Assim, em caso de necessidade, a renovação do contrato é simplificada. 

A alteração da data do contrato deve ser prioridade

Quando nenhum dos dois casos acima se aplica e a decisão ou necessidade de ficar dias a mais no destino ocorrer com a viagem já em andamento, a situação muda. Nesse caso, coloque a renovação do seguro viagem no topo da lista de prioridades. 

Entre em contato com a seguradora antes do término do contrato

Em primeiro lugar, lembre-se que não existe extensão de seguro vencido. A solicitação de renovação precisa, necessariamente, ser realizada antes da data de término do contrato.  

Quando a vigência da apólice acaba, a única opção é comprar outra. O que não é uma boa opção, já que um processo de contratação durante a viagem em questão é bastante burocrático. Além disso, é difícil encontrar uma seguradora que aceite fazê-lo. 

Tenha em mente que a seguradora poderá negar o pedido de prorrogação

Mesmo sendo feito dentro data de vigência do contrato, o pedido de prorrogação do seguro quando a viagem já foi iniciada não é uma prática exercida por todas as seguradoras. Assim, mesmo as que aceitam emissão da apólice estendida, podem negar a solicitação por não atendimento da totalidade de requisitos por parte do viajante. 

Alguns exemplos são a não apresentação de todos os documentos exigidos, o fato de estar em atendimento médico ou solicitar uma renovação que excede o período permitido. Portanto, antes de adquirir um seguro leia as letras miúdas de contratos para evitar um mal-entendido e situações de estresse. 

Como renovar o seguro viagem?

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

O preço do seguro viagem com data prorrogada pode alterar

Se sua solicitação de renovação for aceita, considere que o preço dos dias adicionais pode ser diferente do que você pagou inicialmente. Portanto, mesmo sendo na mesma modalidade, variáveis como o câmbio podem alterar o preço do seguro rapidamente. 

Atente-se ao período de carência

A renovação de seguro-viagem tem carência de 72h a sete dias. Portanto, além do período em que seu pedido estará em análise por parte da seguradora, considere mais, no mínimo, três dias a partir da emissão para que o novo contrato entre em vigor.  

Então, é muito importante informar sobre o desejo de adiamento da data de retorno o mais breve possível, evitando o risco de ficar desprotegido. Se, inicialmente, a vigência do seguro era até dia 10 e a renovação sair no dia 11, você estará sem cobertura pelo menos até o dia 14.  

Assim sendo, antes de fechar um contrato, pesquise bastante, tire todas as suas dúvidas e converse com corretores de credibilidade para que te auxiliem a encontrar a melhor solução para suas necessidades.   

Além disso, considere contratar uma das melhores seguradoras para não correr o risco de ficar na mão quando mais precisar. Então, verifique sempre se a mesma possui registro na SUSEP.

Agora você já sabe como renovar o seguro viagem estando em viagem ou ainda não. Se ficar com outras dúvidas, fale com seu corretor de seguros!

Quer saber quais são as melhores seguradoras de seguro viagem? Confira o ranking aqui!

Andreia Silveira

Andreia Silveira é turismóloga e redatora e editora desde 2011. Iniciou os estudos em Turismo e Letras, USC/Bauru, graduada em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.