Conheça Funchal, na Ilha da Madeira, um paraíso preservado!

Funchal combina um centro histórico secular, a tranquilidade de uma vila e estrutura moderna de hotéis e restaurantes de uma capital europeia. 

Funchal é a capital do arquipélago da Madeira, território português. Desde os anos 1500 é uma cidade importante, na interligação entre o velho mundo e a colônia portuguesa no Brasil. Seu nome deriva da abundância do funcho, que crescia nas suas montanhas. Ali também se escondiam piratas que navegavam pela costa da Espanha e Portugal.

Funchal hoje é famosa pelo seu clima agradável o ano todo, o vinho e o artesanato encantador. Seus habitantes são acolhedores, o transporte conta com um teleférico para as montanhas e a cidade é tranquila para caminhadas.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Conheça Funchal, na Ilha da Madeira, um paraíso preservado!

Funchal é considerado um oásis verdejante no Oceano Atlântico. Na pequena ilha da Madeira encontram-se cenários de beleza incrível. Você pode planejar suas férias tendo a certeza de que encontrará maravilhosas atrações, em uma cidade cujas avenidas são arborizadas com jacarandás. Nas montanhas à beira mar estão as impressionantes falésias ou cliffs, como as do Cabo Girão.

As atrações históricas de Funchal

Se estiver procurando conhecer o passado histórico da Ilha da Madeira o ideal é visitar o Madeira Story Centre, atração situada na Zona Velha de Funchal, em frente ao Teleférico.

O Madeira Story Centre é um Museu interativo espetacular, com uma apresentação da história da ilha da Madeira, desde sua formação vulcânica até os hidroaviões, passando pelas figuras históricas do Infante D. Henrique, Napoleão e Churchill. Através de exposição de objetos autênticos e recursos audiovisuais, o Museu oferece uma experiência única.

Caminhar pelas ruas da capital também representa uma aventura histórica, ao se descobrir usas praças encantadoras, igrejas, conventos construídos no século XV, a Catedral da Sé e a gruta da Capela de São Vicente.

Ao subir as encostas, o visitante pode observar as hortas cultivadas com capricho, mantendo a tradição agrícola da ilha. Os mercados de rua mostram os produtos naturais, sua diversidade de frutas que impressiona o turista.

Atrações naturais

A Ilha da Madeira tem muitas reservas naturais protegidas, que atraem os amantes da natureza, para suas trilhas através de florestas. Os turistas podem caminhar para apreciar suas paisagens de tirar o fôlego nas montanhas, enquanto que os que mergulham podem explorar as maravilhas da Reserva Natural do Garajau.

Os jardins e parques da Ilha da Madeira abrigam plantas subtropicais, com flores em cores espetaculares. Na primavera se festeja a Festa da Flor. As praias da ilha são convidativas e com muitas piscinas nas áreas rochosas, já que a ilha tem origem vulcânica. No verão, no aeroporto de Funchal se pode pegar um voo para Porto Santo e desfrutar de suas inúmeras praias, aproveitando o clima sempre agradável.

Atrações naturais

Funchal é hoje uma cidade moderna

A Ilha da Madeira se tornou famosa pelo seu estilo pitoresco. Atualmente Funchal é cosmopolita e badalada, por seus restaurantes de luxo, seus hotéis de 4 e 5 estrelas e pela sua estrela internacional, o craque Cristiano Ronaldo, que é original da Ilha.

Funchal é famosa pelo seu clima ameno, com incríveis vistas para o oceano Atlântico, do alto de suas montanhas. Localizada no sul da ilha, rodeada de plantações de bananas e jardins maravilhosos, com flores o ano todo, Funchal é descontraída durante o dia e vibrante à noite.

A ilha da Madeira tem o porto de Funchal, um dos maiores portos de navios de passageiros do Atlântico, visitada por cruzeiros que viajam o mundo e podem ancorar junto ao centro da cidade. Atracar no porto de Funchal proporciona uma das visões mais impressionantes do mundo. Ali aportam de uma vez até quatro transatlânticos, e seus passageiros movimentam os cafés, restaurantes e locais históricos da cidade.

Funchal é hoje uma cidade moderna

São muitas as atividades ao ar livre, para todos os gostos. Além do mergulho e de caminhadas, se pode contratar passeios de barco, passar o dia em alto mar, nadar com golfinhos, fazer a observação de baleias, voar de parapente. Também há campos de golfe excelentes. Quem é mais pacato pode apreciar os petiscos nos cafés de rua ou descansar nas esplanadas dos jardins.

A vida noturna

O Funchal parece uma cidade calma e adormecida para quem caminha de dia por suas avenidas à beira mar, mas a animação começa depois da meia-noite. A vida noturna chega a rivalizar com Tenerife e Gran Canária.

Quem sai à noite vai encontrar o movimento nos bares e cafés, abertos da meia-noite às quatro da manhã. Mas das 4 hs até às 7 hs é a vez das discotecas. O horário é tão inusitado, que muitos turistas e residentes dormem após o jantar, para depois saírem e curtirem a noite.

Os jovens costumam vir do continente para a ilha nas quintas, sextas e durante os finais de semana, para frequentaram as festas e as atrações noturnas de Funchal. Um grande fator para esse crescente interesse dos visitantes é a segurança, pois não existe criminalidade na ilha.

A vida noturna

O que visitar em Funchal

A cidade se torna ainda mais atraente no final do ano, época do Natal e Ano Novo, quando ocorre a queima de fogos de artifício considerada a mais bela do mundo. O porto fica movimentado, com navios de todo o mundo.

Durante o ano, os locais interessantes para se visitar são

A Avenida do Mar – a bela avenida à beira-mar, ornamentada por jacarandás. Ela dá acesso à Catedral e muitas atrações culturais, como as Adegas de São Francisco, onde é produzido o vinho da Madeira Wine Company. Também se deve visitar os Jardins Municipais e o monumento ao Infante D. Henrique.

Convento de Santa Clara –  construído pelas freiras clarissas no final do século XV. Paredes decoradas com lindos azulejos azuis, do século XVII. Segundo a tradição, João Gonçalves Zarco, descobridor da ilha esta sepultado com sua família na cripta da igreja.

Fortaleza de São Lourenço – antigamente era parte da rede de defesa marítima da ilha. Hoje é usada como sede do governo da Região Autônoma da Madeira. Há uma exposição sobre a história da fortaleza que pode ser visitada na Bastião Norte.

Reid’s Palace Hotel – este era um luxuoso hotel no século XIX, que hospedou a imperatriz Sissi da Áustria, Sir Winston Churchill, o Capitão Scott e a Princesa Stephanie de Mônaco. Do terraço se pode apreciar a linda vista da baía do Funchal.

Mercado dos Lavradores – com as frutas exóticas, flores e legumes cultivados na região, a visita é uma festa colorida para os olhos e o paladar.

Mercado dos Lavradores

 

Jardins Botânicos da Quinta do Bom Sucesso – são jardins fabulosos, que abrigam mais de 2000 espécies de plantas tropicais e subtropicais. O jardim tem 3,5 ha e pertencia à família Reid, também proprietária do famoso hotel. Programe uma tarde para conhecer o jardim, apreciando a vista panorâmica do alto do mirante.

Parque de Santa Catarina – fica entre a Avenida do Infante e a Avenida Sá Carneiro, próximo ao centro da cidade e ocupa uma área de 36.000 m2. Com uma bela vista para a cidade e a baía, o parque possui diversos canteiros e caminhos de pedra, por onde o turista pode passear entre as espécies de árvores, arbustos e ervas de todos os cantos do mundo. Visite o bar-esplanada e a lagoa com repuxos, onde nadam cisnes e patos. A Capela de Santa Catarina, construída em 1425 foi reformada no final do século XVII.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.