5 dicas para contratar um seguro viagem bom e barato

Viajar contando com a proteção do seguro de viagem é garantir uma viagem mais tranquila. Mas, contratar um seguro viagem bom e barato é melhor ainda. Saiba mais! 

O seguro viagem é um item importante a se considerar em qualquer viagem, principalmente se o destino for internacional. O serviço garante uma viagem mais tranquila, com assistência em casos de imprevistos ou emergências. 

Mas o que afasta muitos viajantes da contratação do seguro é o seu custo. Por mais que seja um serviço muito importante, muitas pessoas acabam deixando o seguro de lado. 

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

E isso acontece, muitas vezes, por acharem que essa é uma proteção de custo elevado. Porém, é possível encontrar uma opção de seguro viagem bom e barato. 

Além disso, que inclua coberturas essenciais para viajar de forma tranquila e segura, para os diferentes destinos do mundo todo. Veja! 

5 dicas para contratar um seguro viagem bom e barato

Imagem: Getty Imagem

É necessário contratar um seguro viagem?

Sim, mesmo que para muitos destinos a proteção não seja obrigatória, o seguro é mais do que desejável.  

Existem lugares em que o seguro de viagem é obrigatório para entrar em território nacional. Entre eles, os países europeus pertencentes ao Tratado de Schengen (Alemanha, França, Bélgica, entre outros). 

Para os destinos que não exigem o seguro viagem ao entrar no território, ainda assim é um serviço essencial. Afinal, se considerar os custos elevados que emergências médicas podem ter, o valor da proteção contratada é muito baixo. 

Saiba que em muitos países, viajantes estrangeiros não têm direito a utilizar atendimento médico gratuito. Sem contar que, estando de férias e curtindo o destino, você não vai querer passar horas esperando pelo atendimento médico público aqui no Brasil, certo? 

Além disso, a conversão de moeda pode deixar as despesas ainda mais salgadas, sejam elas médicas, jurídicas ou outras. 

Em países como os Estados Unidos os custos médicos e hospitalares são famosos por serem elevados. Por lá, um simples atendimento médico emergencial pode custar milhares de dólares.  

O Brasil, por exemplo, é o único país que oferece atendimento médico gratuito para cidadãos e turistas. Ainda assim a espera por um atendimento pode ser longa, sendo vantajoso ter o seguro viagem até em viagens nacionais. 

Além de despesas médicas e hospitalares decorrentes de doença ou acidentes durante a viagem, o seguro viagem também tem outras assistências. Entre elas contra imprevistos como extravio de bagagem, atraso de voos, perda de conexão, entre outros. 

Dicas para encontrar um seguro viagem barato 

1. Faça a cotação em várias seguradoras

Hoje, temos alguns sistemas ou websites que permitem a cotação de seguro viagem com diversas empresas diferentes. Além disso, facilitam a comparação entre elas, como aqui no SeguroViagem.org. 

Ao realizar a cotação, preencha corretamente as informações da viagem, como os destinos, duração e quantidade e idade das pessoas que irão com você. Leve em consideração as atividades que irá realizar na viagem.  

Se pretende praticar algum esporte, principalmente esporte de aventura, é necessário descrever na cotação para obter coberturas personalizadas e específicas para estes eventos. 

Recebendo suas cotações, compare entre as empresas os valores de cobertura e planos oferecidos. Muitas vezes o custo de uma empresa é menor, porém o valor de cobertura das despesas também é reduzido, necessitando cobrir a diferença caso necessite de atendimento médico ou hospitalar. 

Verifique também serviços extras que as seguradoras oferecem. Muitas vezes um plano de seguro viagem parece mais caro, mas oferece serviços úteis e assistências diferenciadas.

2. Verifique promoções

Para encontrar planos mais baratos de seguro viagem, fique atento a promoções dos sites. Vale a pena ficar de olho nos websites das seguradoras para verificar possíveis promoções e descontos.  

Além disso, some o valor ao de promoções para passagens e hospedagens. Elas ocorrem mais se viajar em baixa temporada.  

Se utilizar os websites comparadores de seguros, como o SeguroViagem.org, as chances de conseguir menores preços para os planos de seguro viagem é bem maior. Mas, preste sempre atenção nas diferenças dos planos e coberturas inclusas.

3. Forma de pagamento

Geralmente, o pagamento à vista por boleto ou transferência bancária pode gerar descontos extras. Afinal, por não ter taxas de aplicação da operadora de cartão de crédito, acaba saindo mais em conta. 

Portanto, pagar um plano de seguro viagem por boleto pode trazer de 5 a 10% de desconto no valor total. Optando por cartão de crédito, embora não tenha desconto, poderá parcelar o valor, garantindo segurança por um valor mais acessível e fácil de pagar.

Imagem de Manuel Alejandro Leon por Pixabay

4. Cuidado com os planos seguro viagem com franquia

Existem alguns planos com custos reduzidos, porém com pagamento de franquia, ou seja, pagamento de uma taxa caso precise utilizar o seguro viagem. Por mais que pareça atrativo, muitas vezes os valores das franquias serão muito maiores que o custo de planos de seguro viagem mais completos. 

Muitas pessoas se deixam atrair pelo custo baixo do seguro viagem, mas quando precisam utilizá-lo durante a viagem acabam tendo uma despesa muito maior com o pagamento da franquia. Sempre pesquise a média de custos médicos e hospitalares no destino escolhido para ajudar a fazer a decisão do plano com melhor custo benefício.

5. Planos de seguro viagem gratuitos

Se você possui cartão de crédito, verifique com a sua operadora os planos ou assistências de viagem gratuitos que são inclusos por ser cliente daquela empresa. Existem diversos serviços úteis e proteções que são gratuitos para as pessoas que utilizam determinados cartões de crédito. 

Muitos tipos de cartões de crédito fornecem o seguro viagem gratuito. Mas, é preciso efetuar a compra das passagens aéreas com seu cartão. Vale a pena verificar essa possibilidade também! 

Então, anotou as dicas para contratar um seguro viagem bom e barato? Aproveite para economizar, sem abrir mão de uma viagem tranquila.

Além disso, não deixe de pesquisar sobre a seguradora escolhida no site da SUSEP para evitar problemas.

Andreia Silveira

Andreia Silveira é turismóloga e redatora e editora desde 2011. Iniciou os estudos em Turismo e Letras, USC/Bauru, graduada em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.