Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Overbooking: como evitar e como agir quando ocorrer

Veja aqui o que é, como evitar e como agir no caso de overbooking. Aproveite para entender quais são os seus direitos!

Overbooking é um termo que gera polêmica sempre que anunciado pela imprensa ou presenciado pelo público em geral. Mesmo que você nunca tenha visto, isso ocorre com mais frequência do que você imagina. Isso porque muitas companhias aéreas vendem uma quantidade de passagens maior do que o número de assentos disponíveis.

Overbooking: como evitar e como agir quando ocorrer

Embora no Brasil seja uma prática proibida, você pode sofrer um caso de overbooking em viagens nacionais e ao exterior. Para não ficar sem saber o que fazer, entenda mais sobre o caso e aprenda a evitá-lo!

Quando ocorre o overbooking

Para você saber como evitar o overbooking, é preciso saber quais são as causas mais frequentes pelo qual ele ocorre:

  1. Passageiros que perderam conexões e precisam ser acomodados em outro voo

É comum o seu voo se atrasar e você acabar perdendo a conexão na troca de aeronave. Nesse caso, como a culpa não é sua, a companhia aérea terá que lhe reacomodar em outro voo. Porém, este pode já estar lotado e a saída é a empresa fazer o overbooking.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
  1. Troca de aeronave

Se a aeronave programada para a sua viagem tiver um problema operacional ou técnico, ela deve ser trocada. Vamos supor que a primeira tinha capacidade para 180 passageiros e a segunda para 170. A empresa ficou sem 10 assentos e nesse caso, vai precisar realocá-los em outros voos.

Anote dicas para economizar no transporte enquanto viaja e aproveite para se divertir!

  1. Atraso de passageiro

O passageiro pode se apresentar no check-in em cima da hora do embarque. Nesse caso, a companhia aérea poderá acionar sua lista de espera de passageiros, causando o overbooking.

  1. Venda de passagens superior ao número de assentos

Esse é o caso mais comum de overbooking. Isso porque as empresas calculam um índice médio sobre a quantidade de passageiros que “desistem” do embarque. Assim, acabam por vender uma quantidade de assentos adicionalmente, maximizando a ocupação dos mesmos. O overbooking se torna um problema quando os passageiros aparecem para embarcar e esses assentos ficam ocupados.

Saiba que os incidentes desse tipo ocorrem em qualquer lugar do mundo. No Brasil é preciso ficar atento para que não seja descumprida a Lei.

Como evitar o overbooking

Você pode evitar o overbooking, seguindo essas dicas:

  1. Agilize o check-in

Com no mínimo de 12 horas de antecedência, faça o seu check-in. Aproveite e utilize a internet para isso.

  1. Confirme seu voo na véspera

Tanto pelo site ou pelo call Center da empresa, faça a confirmação do seu voo na véspera da viagem.

  1. Seja rápido na hora do embarque

Nada de atrasar no embarque, mas o faça o mais rápido. Para isso, fique atento ao painel e próximo ao portão de embarque. Lembre-se de que a maioria do que sofrem com overbooking são os últimos a embarcar.

  1. Faça parte do programa de fidelização

Ao alcançar o segundo nível no programa de fidelização, você ganha prioridade de assento em caso de overbooking.

Direitos em caso de overbooking

Conforme a Anac, um passageiro não pode ser retirado à força do avião em caso de overbooking. Por lei, a empresa precisa informá-lo antes de embarcar na aeronave. Caso ocorra, a empresa solicita voluntários para embarcar em outro voo, mediante a uma compensação.

Caso ninguém se prontifique ou não seja suprida a necessidade de assentos, a empresa poderá impedir alguns passageiros de embarcar. Porém, estes irão receber uma indenização, além de optar pela reacomodação, receber o valor da passagem ou desistir de viajar.

É importante saber que entre os direitos, o passageiro terá cobertura com hospedagens, alimentação e comunicação a familiares. Então, se você passar por um overbooking, sabe exatamente como agir. Mas aproveite essas dicas e chegue primeiro no portão de embarque!

Saiba como viajar para países caros com pouco dinheiro e curtir muito a sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.