Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Você precisa conhecer as praias selvagens de Ubatuba!

Relaxar longe da civilização e ao mesmo tempo perto de cidades com lazer e infraestrutura

Se você gosta de aventura, esportes náuticos, caminhadas em prais de rara beleza natural, ali vai encontrar tudo isso e ainda mais, em cachoeiras e trilhas no meio da Mata Atlântica. Esse é o litoral norte do estado de São Paulo, até seu limite com o Rio de Janeiro, compõe uma região turística, a do Litoral Norte, em que se localizam quatro municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Aqui vamos falar somente sobre algumas praias, dentre as mais de 100 existentes na região. São muitas e estão entre as que são consideradas as mais belas do país.

As que destacamos são tranquilas e selvagens do município de Ubatuba, onde a água do mar é limpa e o verde da Mata Atlântica circunda o litoral. Rios cristalinos nascem nas encostas da mata e correm para o mar, formando lagoas no caminho, onde se pode dar um mergulho refrescante.

Algumas praias são de difícil acesso e por isso mesmo se encontram preservadas, como a Praia da Lagoa, da Fazenda, do Bonete e das Sete Fontes. Um aviso a todos, antes de mais nada! É imprescindível levar repelente de insetos e um creme antialérgico para as eventuais picadas, quando se visita as praias selvagens de Ubatuba! Por estarem em meio à Mata Atlântica, seus ferozes defensores, os mosquitos borrachudos, fazem seu trabalho com muito entusiasmo!

Se você é amante da natureza, em Ubatuba também vai encontrar um núcleo do Projeto Tamar, com visitas aos tanques de tartarugas marinhas, além do Parque Estadual da Ilha Anchieta, que se alcança rapidamente de barco e é lugar fantástico para a prática do mergulho.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Ubatuba é ideal para o ecoturismo

Praia da Lagoa

Praia da Lagoa

Praia da Lagoa – Ubatuba

A beleza do lugar, com a mata, trilhas e muita tranquilidade, fazem valer a pena a dificuldade de acesso.

As areias são brancas e grossas, com muitas conchas ainda intocadas. Muitas vezes os golfinhos chegam bem próximos da praia. Para tornar o local ainda mais encantador, uma lagoa de águas claras e calmas dá o nome à praia e fica do seu lado esquerdo.

Um antigo casarão colonial em ruínas permanece no local, e a tradição diz que era utilizado por traficantes de escravos.

A Praia da Lagoa se localiza entre a Praia Mansa e a Praia do Simão e é alcançada por trilha a partir da Praia da Figueira. Pode mais facilmente ser alcançada de barco. É imprescindível levar água potável e repelente de insetos. Não é permitido acampar e não há nenhuma estrutura de restaurantes ou quiosques, por isso é preciso levar lanches.

Praia da Figueira – Ubatuba

Praia da Figueira – Ubatuba

Praia da Figueira – Ubatuba

A Praia da Figueira é uma das mais belas e isoladas de Ubatuba. A dificuldade de acesso garante a sua tranquilidade. Suas areias são limpas, fofas e grossas.

Em um dos lados correu um riacho, com muitos pitus, camarões de água doce. A água não é potável, por isso leve água para beber.

Na Praia da Figueira é possível praticar mergulhos e esportes náuticos. O mar é ligeiramente agitado. Toda a vegetação do local é preservada. Não há pousadas ou restaurantes.

A Praia da Figueira fica entre a Praia das Galhetas e a Praia da Ponta Aguda. Seu acesso é por trilhas, a partir da Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, ou a partir da praia de Caçandoca, em Ubatuba.

Praia da Fazenda – Ubatuba

Praia da Fazenda – Ubatuba

Praia da Fazenda – Ubatuba

Considerada por pesquisa do jornal inglês The Guardian como uma das 10 mais bonitas do Brasil.

A praia da Fazenda, em Ubatuba, fica ao norte do litoral desse município, em meio ao Parque Estadual da Serra do Mar, que ali instalou o seu núcleo administrativo. Tem 3,5km de extensão, com rios, manguezal, vegetação e mar calmo. Muitas minisséries da tv brasileira foram filmadas ali.

Não há comércio e os visitantes devem levar lanches, água, repelente de insetos. Há um camping autorizado, único lugar onde é permitido acampar.

Para quem ama a natureza há passeios de bote, oferecidos pela administração do Parque e as trilhas na mata. Na praia desaguam os rios Fazenda e Picinguaba. A trilha principal leva às áreas de restinga e mangue e é chamada de Picadão. A trilha do Jatobá visita a Casa de Farinha da Fazenda e sobe pela mata até o poço do Rio da Fazenda, em um percurso de 3 horas. Outra trilha, a Rasa, percorre todo o Rio Fazenda.

Uma outra opção de trilha é a que leva à praia de Almada e praia Brava da Almada, com 3h de percurso, admirando-se a vista do mar. Nas praias da Almada há restaurantes rústicos.

A visita à histórica Casa da Farinha é obrigatória. Localizada no Sertão da Fazenda, que deu o nome à praia. O moinho de fubá e engenho de cana datam de 1885. Hoje o local é habitado apenas por caiçaras, que vendem farinha caseira.

Ponta Aguda - Ubatuba

Ponta Aguda – Ubatuba

 

Ponta Aguda – Ubatuba

Praia de mar calmo, areia clara e fofa, a praia de Ponta Aguda fica no extremo sul de Ubatuba. Com muitas conchas, a praia também tem um rio, onde nadam pitus e robalinhos.

É uma praia procurada tanto por mergulhadores e quem curte esportes náuticos, como famílias que buscam o lazer.

Localizada entre a Praia da Fiqueira e a Praia Mansa, a Praia da Ponta Aguda é caminho para quem procura a Pedra da Ponta Aguda. Para chegar lá é preciso entrar pela Praia da Tabatinga, em Caraguatatuba, ou por trilha que parte de Caçandoca.

A Praia da Ponta Aguda não tem restaurantes, somente um quiosque de praia, mas há uma pousada e um camping.

Como chegar a Ubatuba:

– Ubatuba fica a 234km de São Paulo e 52km de Caraguatatuba. De carro se vai de São Paulo até Caraguatatuba pela Rod. Ayrton Sena e depois Rod. Carvalho Pinto e Rod. dos Tamoios (São José dos Campos) ou Rod. Oswaldo Cruz (Taubaté). Quem vem do Rio de Janeiro utiliza a Rod. Pres. Dutra até Taubaté ou São José dos Campos e depois segue pelas mesmas rodovias de quem vem de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.