Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Que tal uma prainha na Riviera Turca?

A Turquia foi tema de muitas conversas entre brasileiros nos últimos meses por causa da novela Global Seu Jorge, o país foi pano de fundo da trama da novela das oito. Mas mesmo antes de tal divulgação, a Turquia sempre chamou a atenção pelas suas características tão peculiares. É um país muçulmano, mas é aberto ao turismo e recebe centenas deles de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. Além de Istambul, uma das cidades mais visitada no país, a Turquia oferece uma infinita lista de lugares históricos, praias e viagens inesquecíveis. Sua capital é Ancara, parte do país está no continente europeu e a maior parte no asiático.

http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-image-alanya-cityscape-turkey-image21996466

Vamos conhecer a beleza das praias à beira do mar mediterrâneo?

Na costa do mar mediterrêneo está parte do litoral turco, no sul do país. Alanya é uma das cidades mais visitadas para quem quer unir diversão à beira-mar e passeios em sítios históricos. Quer saber por que?

Alanya e Antalaya são, digamos, cidades irmãs. Em Antalaya o aeroporto recebe voos de várias partes da Europa e do mundo, de lá são 120 km até Alanya, uma das cidades mais famosas da região, com 70 km de costa. A maior parte da população tem origem anatólia(parte central asiática da Turquia), porém cerca de 10 mil europeus vivem nesta cidade. Eles buscam o clima quente e o fato de os turcos, principalmente no comércio, falarem alemão, russo e inglês.

A geografia foi abençoada, de um lado a beleza dos Montes Tauros vistos no horizonte do continente e do outro o vasto mar mediterraneo. A cidade serviu de grande fortaleza para muitos impérios como o romano, bizantino e ptolemaico. Resquícios desses povos são encontrados em várias partes da cidade, em belos monumentos, fortificações ou reservas culturais.

Conheça as ruínas do império bizantino e romano

O Castelo de Alanya e sua muralha, a Torre Vermelha e o Tersane(estaleiro naval) são destinos próximos um do outro, o que favorece em questão de tempo. Você pode em uma tarde conhecer os três. A vista é extravagante. Há pequenos ônibus  a cada meia hora partindo do centro comercial da cidade e levam turistas até o topo, onde fica o castelo. É imperdível uma visita até lá. Do topo do castelo você tem uma visão encantadora do mar mediterrâneo e da cidade com suas mesquitas espalhadas de canto a canto. É muito interessante escutar o canto de chamado mulçumano, saindo dos minaretes em nome de Allah. Faz parte da paisagem, é como se fosse uma background que enriquece a cena, é repetido cinco vezes ao dia.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Imagem: Roberta Leite

Imagem: Roberta Leite

A muralha começa na altura do nível do mar e segue ao alto até o cume onde estão os resquícios do Castelo de Alanya. Dentro das muralhas muitas casas são exemplos da arquitetura otomana.  Na área do castelo há ruínas da igreja bizantina. A Torre Vermelha é uma torre octogonal e de defesa com 30 m de altura construída no século XIII,  ao lado dela você pode visitar o Tersane, estaleiro naval construído em 1228.

Para o turista que visita a parte costeira da Turquia é fácil notar que apesar do país seguir o islã, há um equilíbrio entre as diferenças culturais dos turistas, que se vestem normalmente pelas ruas e da população local, algumas mulheres cobrem a cabeça com o lenço. Pois o país não está na lista dos mais radicais, pelo contrário, o boom da economia é visto por qualquer visitante sem precisar muito esforço, exemplos são as novas construções, grandes e luxuosos resorts e uma espécie de aceitação pela presença de estrangeiros nas cidades, é um indicador do equilíbrio.

Turismo em alta, sabe por que?

Inúmeras empresas de turismos são espalhadas por Alanya oferecendo pacotes para Pamukkale, Capadócia, Konya, Green Canion entre outros passeios. Especialmente em Alanya e Antalaya muitas dessas empresas tem nomes também traduzidos para o russo, língua que o turco aprendeu pela quantidade de turistas da Rússia que visitam o país, talvez fugindo do frio.

O calçadão de Alanya em uma tarde com por do sol oferece um confortável passeio, florida, as ruas são calmas e seguras. Parte do litoral a praia é de pedrinhas, talvez não muito confortável para os brasileiros acostumados com areia fofa sob os pés. Quem escolhe hotéis à beira-mar tem toda a estrutura na praia também, pequenos bares, mesas e cadeiras são postos para os hóspedes aproveitarem o sol descansados em frente ao mar.

Luxuosos resorts, hoteis e flats, você escolhe!

A maioria dos resorts oferece o serviço all inclusive. Mas há muitos flats também disponíveis para aluguel. Para quem escolhe esta opção há restaurantes, mercadinhos, padarias por todo lado. O turco gosta de fazer negócio. E claro, quando você menciona que é brasileiro há sempre um sorriso no rosto, eles tem a mesma paixão que a nossa, futebol. A venda imobiliária tem a fatia de 30% de venda só para estrangeiros, a maioria europeus, isso demostra a grande busca por esse tipo de moradia, são flats e apartamentos próximos à praia, alguns utilizam como casa de praia para férias em família.

Os brasileiros que vão à Turquia como turistas não precisam de visto se forem para um período de até 90 dias, seguro viagem internacional é exigido, passaporte válido e comprovante de local de estadia. O verão é nos meses de junho, julho e agosto. Então, vai fazer a malas?

Artigos relacionados:

Um Comentário

danhil

Bom dia,
Faltou referir que Alanya está cada vez mais poluída, devido ao turismo de massa e que o turista estragou a costa com poluição.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.