Seguro viagem para férias: como contratar a melhor proteção?

Vai sair de férias e quer aproveitar para relaxar e se divertir em um destino recheado de atrativos turísticos? Não se esqueça de contratar o seguro viagem para férias! Veja como ele é importante! 

Uma viagem é, muitas vezes, a realização de um sonho. São milhares de emoções vividas em dias planejados para serem perfeitos. Ninguém gosta de imprevistos impertinentes, muito menos durante uma viagem.  

Por isso, além de roteiros e atividades imperdíveis, a contratação de um seguro é quesito essencial para quem quer aproveitar a viagem ao máximo e sem preocupações. 

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

É claro que a contratação de uma apólice não garante imunidade a situações adversas, mas dá a certeza de que, se algo acontecer, o estresse e as consequências desagradáveis serão mínimos. Afinal, o turista estará amparado pela segurança e tranquilidade que a cobertura de um seguro oferece e que todo viajante merece. Saiba mais! 

Seguro viagem para férias: como contratar a melhor proteção?

Imagem de Edeltravel_ por Pixabay

O que devo considerar ao contratar o seguro viagem para férias?

Um ponto que vale atenção redobrada na hora de adquirir um seguro de viagem é a validade do plano – ele precisa abranger desde o dia em que o viajante deixa o aeroporto ou rodoviária até o dia em que retorna para lá.  

Então, se você sai de São Paulo no dia 14, mas contrata o seguro apenas a partir do dia 15, porque é a data em que você chega a Madri, por exemplo, nenhum imprevisto que ocorra no dia da saída estará coberto pelo seguro.  

O mesmo ocorre com a volta. Se você sai do destino no dia 29, mas chega à sua cidade apenas no dia seguinte, deve contratar o seguro com vigência até o dia 30. Mas o que fazer quando a apólice já tiver sido emitida e as datas da viagem sofrerem alteração? 

Aproveite e veja a lista com os destinos de férias mais baratos do mundo!

Já contratei o seguro de viagem, mas preciso alterar as datas da proteção. Como faço?

Se isso ocorrer antes de viajar, é bem simples de resolver. Entre em contato com a seguradora e solicite a mudança nas datas.  

Mas, quando o turista já está em viagem e decide ficar mais alguns dias longe de casa, as seguradoras podem requerer o atendimento de algumas premissas para estender a cobertura aos dias adicionais.

Confira abaixo informações importantes para levar em conta na hora de renovar o seguro viagem quando já estiver no destino. 

As seguradoras podem negar a renovação: nem todas as empresas permitem que o turista estenda a validade do contrato quando já se encontra em viagem. Alguns dos motivos para a negativa podem ser: 

  • A falta de documentos requeridos; 
  • O turista estar em atendimento médico; 
  • A solicitação da renovação exceder o período permitido. 

Muitas vezes as condições de prorrogação das apólices não são explicadas de maneira clara na hora da compra. Portanto, a dica é pesquisar bem antes de comprar o seguro.

Seguro viagem para férias

Image: Getty Image

Contate a seguradora se optar por adiar a volta para casa 

Já existem no mercado modalidades de planos de seguro viagem que preveem adiamento do retorno, facilitando a negociação da renovação da apólice.  

Contate a seguradora assim que decidir adiar a volta para casa: é importantíssimo solicitar a prorrogação do contrato com o máximo de antecedência possível por dois motivos. 

1º motivo 

Quando a data de vigência da apólice termina, é impossível estendê-la. Neste caso, a única opção seria adquirir uma nova apólice, o que representa um risco.

Afinal, poucas seguradoras aceitam fazer contratos com a viagem já em andamento. Além disso, esse processo pode ser bastante burocrático e demorado.  

2º motivo 

O período de carência da renovação pode ser de 72h a sete dias. Isso quer dizer que, a partir do momento em que a seguradora emite o contrato com a nova data de término da viagem, a vigência da apólice pode levar até uma semana para começar a valer e, com isso, o turista corre o risco de ficar sem o seguro por determinado período.  

Por exemplo, imagine que seu seguro inicial é válido até dia 7, você solicita a renovação no dia 4 e a extensão do seu contrato é emitida pela seguradora no dia 6. A nova cobertura só passará a ter validade, no mínimo, três dias depois, ou seja, dia 9. O que significa dois dias sem proteção.  

Preços da renovação podem variar

Normalmente a extensão do contrato do seguro ocorre na mesma modalidade contratada inicialmente. Porém, isso não significa que os dias adicionais de cobertura terão o mesmo valor. 

Variáveis como o câmbio podem alterar o preço do seguro rapidamente. A dica é se informar bem e tirar todas as dúvidas com a seguradora que você escolher.  

O mais importante é não ficar desprotegido e curtir o destino sem preocupações. Mas, para isso, não se esqueça de contratar uma das seguradoras registradas na SUSEP.

Então, não deixe de contratar o seguro viagem para férias e trazer boas recordações da sua viagem!

Andreia Silveira

Andreia Silveira é turismóloga e redatora e editora desde 2011. Iniciou os estudos em Turismo e Letras, USC/Bauru, graduada em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.