Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Turismo de experiência: lembranças de viagem que são inesquecíveis

Você já praticou o turismo de experiência? Então, com certeza possui lembranças de viagem que são inesquecíveis, certo?

Quais são as suas melhores lembranças de viagens? Certamente as que envolvem experiências diferentes, coisas que você normalmente não faz. Essa é a ideia principal dessa nova tendência turística, o turismo de experiência.

Viajar, conhecer novas culturas, tradições, gastronomia e costumes de um determinado povo, é, sem dúvida, muito bom. Saiba aqui como funciona e o que se aproveitar ao praticar um turismo de experiência!

Turismo de experiência: lembranças de viagem que são inesquecíveis

Turismo de experiência: tendência que cresce

No turismo de experiência os destinos mais conhecidos e clichês dão lugar a uma imersão cultural profunda. A ideia é estimular o envolvimento com as comunidades locais, aliado ao aprendizado de novas atividades.

Propõe que o turista tenha envolvimento com a gastronomia, cultura e meio ambiente do local que visita, ao invés de apenas contemplar as paisagens. No exterior, a tendência é conhecida principalmente em destinos que misturam gastronomia e história.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

No Peru, os turistas participam do preparo do ceviche, enquanto em Portugal é possível conhecer a produção do azeite de oliva, por exemplo. Quem busca esta modalidade de turismo, não está somente interessado em viajar.

Buscam experiências singulares que tragam enriquecimento cultural unindo história, cultura, experiências ecológicas e as atividades peculiares de cada destino.

Quando o turismo de experiência chegou ao Brasil?

No Brasil, surgiu por um projeto-piloto organizado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo, na região das vinícolas no Rio Grande do Sul. Com o sucesso nas terras gaúchas, a experiência foi expandida para todo o país.

Além de ser uma experiência singular para os visitantes, a modalidade abriu oportunidade de negócio para pequenas empresas nas regiões procuradas.

Hoje, é possível visitar e vivenciar um pouco da cultura indígena no norte do Brasil, acompanhar o cultivo de açaí no Pará, desfrutar do cardápio da Família Imperial em Petrópolis ou visitar as favelas do Rio de Janeiro.

Você já visitou as favelas do Rio de Janeiro? Sabia que existe a possibilidade de se realizar um free tours

Quais são os roteiros brasileiros para um turismo de experiência?

Os roteiros brasileiros se dividem entre históricos, ecológicos e gastronômicos. O roteiro da Costa do Descobrimento proporciona um aprendizado sobre as origens do Brasil, com uma experiência histórica na Bahia.

Os amantes da natureza e aventuras procuram destinos como a Chapada dos Veadeiros, Bonito ou Florianópolis. Para experiências gastronômicas, a Serra Gaúcha proporciona participar da colheita de uvas e a degustação de vinhos.

Há várias agências que oferecem esse tipo de viagem em diferentes regiões do Brasil e no mundo. Existe uma variedade de opções, voltadas para todos os perfis de público: casais que procuram destinos românticos, jovens a procura de aventura, entre outras opções.

Quanto custa um turismo de experiência?

quant-custaAlém de ser diferente em objetivos, os valores de um pacote dessa modalidade diferem dos pacotes comuns. Por serem personalizados, tendem a custar um pouco mais que os destinos mais procurados.

Ainda assim é possível encontrar passeios com custo mais baixo. Os roteiros podem variar de R$50,00 como a hospedagem em uma favela no Rio de Janeiro, para até R$90 mil num roteiro com direito a passeios nas estradas italianas dirigindo uma Ferrari.

Seja dirigindo uma moto pela rota 66 nos Estados Unidos, andando de caiaque na Tailândia, conhecendo de perto as aldeias indígenas brasileiras ou provando das vinícolas gaúchas, o objetivo principal é que você viva experiências diferentes de seu cotidiano, não importando se o custo de sua viagem foi baixo ou alto.

Quais cuidados tomar ao praticar um turismo de experiência?

Ao praticar um turismo de experiência, é importante se atentar em:

  • Pesquise com antecedência sobre a empresa de turismo que você está contratando.
  • Verifique com seu médico sobre os cuidados com a saúde em determinado destino, como vacinas, por exemplo.
  • Contrate um seguro viagem nacional ou internacional.
  • Leve medicamentos de uso contínuo.
  • Conheça o destino pela internet dias antes da viagem.

Em suas próximas férias, pesquise sobre o turismo de experiência e escolha seu roteiro não pelo destino, mas sim pelas experiências que você quer levar para o resto de sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.