Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Viajar sozinho ficou fácil e já deixou de ser mais caro

O mercado do turismo está se adaptando a um novo perfil de viajantes, solteiros, pessoas com mais de 60 anos e mulheres que viajam sozinhas, com preços menores e boa companhia.

Quem viaja sozinho e reserva um pacote de viagem ou resort precisa pagar uma diária individual que é o dobro do preço cobrado para quem está acompanhado. O solteiro é cobrado por um valor mais alto, que é chamado de acréscimo para solteiros. Esse acréscimo é às vezes mais de 50 por cento, porque foi criado para compensar a receita que poderia ter sido gerada por um segundo viajante.

Viajar sozinho ficou fácil e já deixou de ser mais caro

As operadoras de viagens precisam aprender e terem a coragem de mudar o conceito das viagens, sempre calculadas para casal. As propagandas de roteiros e pacotes sempre mencionam o menor preço possível, que é o do quarto compartilhado por até três pessoas. Continuar a fazer isso é ignorar o fato de que um terço da população é de solteiros ou de pessoas que vivem sozinhas. Além de muita gente casada, que viaja sem o marido ou a esposa e não quer compartilhar o quarto. Na verdade, muitos maridos detestam outras viagens que não ir pescar com os amigos ou também preferem ficar em casa.

Algumas agências de viagem atualmente são administradas por pessoas que já sentiram na própria pele as necessidades das pessoas que viajam sozinhas. Os solteiros viajam para fazer novas amizades, terem novas experiências, mas pagam mais caro sozinhos do que aqueles que viajam acompanhados.

A demanda atual de pessoas que viajam sozinhas está fazendo com agências de viagens e operadoras de pacotes turísticos criarem novas opções atraentes para atender a esse novo perfil de público, que tanto pode de ser de jovens, mulheres solteiras ou pessoas idosas solteiras, que viajam sozinhas. Felizmente, algumas operadoras atualmente estão reconhecendo essa nova realidade e agora passaram a oferecer as viagens “single-friendly” ou “solo”.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Viajar sozinho ficou fácil e já deixou de ser mais caro

Quem viaja sozinho geralmente gostaria de ter uma boa companhia. Muitos sonham em explorar lugares interessantes, em um grupo de pessoas com quem poderiam interagir, se divertir e conversar. Já existem agências que podem fazer isso por você.

Onde encontrar viagens para solteiros

As viagens ou pacotes especiais para solteiros oferecem preços sem custo adicional ou com custo adicional mais baixo para viajantes sozinhos. Além disso, existem opções de compartilhamento confiável, em que você concorda em compartilhar com um companheiro de quarto, geralmente do mesmo sexo e da mesma preferência quanto a ser ou não fumante. Em contrapartida, você recebe o desconto no preço e não tem nenhuma taxa de “single”. Se a agência de turismo ou operadora de viagens não for capaz de encontrar um companheiro de quarto adequado para você, o preço continuará sendo o de diária compartilhada, sem acréscimo de “single” ou com um acréscimo reduzido. 

No Brasil, por exemplo, a Single Trips trabalha com a integração de viajantes solteiros, de qualquer idade, facilitando a conversa e as amizades, com segurança e oferecendo roteiros interessantes.

Essa nova perspectiva proporciona hospedagem, alimentação, passeios, transporte e atrações de forma diferenciada das agências tradicionais. O turista escolhe o pacote, de acordo com o destino e a duração e o restante fica por conta da agência.

Viagens para “seniors” solteiros ou idosos que viajam sozinhos

 Viagens para “seniors” solteiros ou idosos que viajam sozinhos

Felizmente, algumas operadoras de turismo estão reconhecendo que muitos “seniors”, ou pessoas com mais de 60 anos, viajam sozinhas e agora passaram a oferecer viagens que com condições mais vantajosas para esse público.

Há várias agências no exterior especializadas em viagens para solteiros de idade madura. A Solo`s Holidays é uma delas. Oferece viagens para quem está sozinho em três categorias: acima de 30 anos, acima dos 40 e acima dos 50 anos, bem como pacotes para solteiros de qualquer idade. A operadora tem administração centralizada no Reino Unido, as viagens partem de Londres e o preço é em libras.

A agência “Young At Heart” oferece pacotes e cruzeiros “all inclusive” para as férias de quem tem mais de 60 anos e sejam solteiros, mas também casais e amigos que estejam viajando juntos. A agência opera com grupos pequenos que estejam em férias, visitando a Austrália, Nova Zelândia e cruzeiros marítimos exclusivos para o grupo de mais de 60 anos. Os grupos são restritos a um número de viajantes entre 8 e 15, no máximo 20 integrantes.

Viagens para “seniors” solteiros ou idosos que viajam sozinhos

Os roteiros tem a duração curta de 4 a 8 dias, no máximo 19 dias. Os destinos podem ser áreas já bem conhecidas e apreciadas como outras menos batidas, na Austrália central e na região litorânea. Os roteiros são cumpridos em ritmo tranquilo, sem pressa.

Empresas que organizam viagens para solteiros da terceira idade

– Solo Travel Network (CSTN) é uma organização canadense sem fins lucrativos que se especializou em facilitar, incentivar e encontrar informações para viajantes “seniors” solteiros. Os membros recebem informativos e e-books sobre o assunto. O website lista operadoras, cruzeiros, hotéis e mais informações sobre o assunto. O turista interessado precisa investigar se as atividades incluídas na viagem são adequadas para o seu perfil.

  • Singles Travel International

A Singles Travel International oferece viagens e cruzeiros para todas as faixas de idade, mas existem cruzeiros para solteiros acima de 50 anos, em diversas datas, todos os anos. Você pode ir para um safári, visitar a Itália, ou qualquer outro destino, compartilhando o quarto ou decidindo por uma acomodação privativa mais cara. Fumantes e roncadores podem ter que pagar por um quarto individual mais caro, se a agência não conseguir encontrar alguém para compartilhar o dormitório com eles.

Singles Travel International

Silversea Cruises – uma linha de cruzeiros de luxo que oferece preços promocionais para solteiros, em alguns roteiros. A Silversea tem um programa de Anfitriões Cavalheiros, em que homens educados e gentis fazem companhia para mulheres sozinhas, que desejem jantar ou dançar. 

Diane Redfern, responsável pela Conectando: Rede de Viagens Solo, que publica o informativo Connecting: Solo Travel News, afirma que o preço que é cobrado de um solteiro chega a ser ofensivo, para quem está recentemente separado. A indústria do turismo simplesmente espera que os solteiros se conformem em pagar mais. Mas alguns consumidores estão começando a lutar para a uma nova categoria, a do viajante “solo”. 

Segundo essa especialista em viagens para pessoas sozinhas, durante anos pelo menos 50% esses turistas estavam na faixa entre 30 a 50 anos e a outra metade com mais de 50. Mas isso agora está mudando, o percentual de mais velhos está aumentando, porque cada vez mais essas pessoas estão em condições de viajar.

Ela afirma que as opções disponíveis de viagens solo estão cada vez mais variadas. Existem roteiros sendo criados e não são apenas para lugares exóticos. Os motivos para viajar em pacotes exclusivos para solteiros variam, desde encontrar pessoas com a mesma visão de mundo ou principalmente para pagar menos, em um esquema compartilhado. Viajar sozinho de forma individual fica mais caro e o que precisa ser dito é que viajar sozinho implica solidão, questões de segurança e principalmente o custo. Por esse motivo a viagem em programas especiais para solteiros está ganhando espaço e crescendo.

Férias para mulheres sozinhas com mais de 60 anos

Mulheres sozinhas, com mais de 60 anos, estão viajando como nunca antes e adorando. Com tantas informações disponíveis, impressas e online, planejar férias sozinha está sendo mais fácil do que nunca.

Como exemplo, a agência Road Scholar oferece o roteiro Paris Independente: pessoas, Lugares, Cultura, para mulheres sozinhas, que podem visitar os fantásticos museus de Paris, sua excelente comida, a sofisticação dos parisienses, num programa de 7 noites, que pode ser feito de forma independente e com um pequeno grupo. Existe companhia, um guia na parte da manhã para visitas guiadas e a tarde pode ser livre para programas individuais ou em grupo.

Outros roteiros podem levar a viagens criadas especialmente para viajantes sozinhos:

– Aos reinos ancestrais do riquíssimo sudeste asiático, como a Tailândia, Laos, Vietnam and Cambodja.

–  A empresa Nowegian Cruise Line oferece 7 dias no Caribe ou um Miami – por navio você pode conhecer as ilhas caribenhas, o litoral recortado da Flórida sem pagar o dobro por estar sozinho e com a vantagem dos passeios não precisarem ser pagos à parte, que estão incluídos no percurso.

6 Comentários

Valéria

Boa tarde,

Isso deveria ser mais divulgado, sinto na pele isso, toda vez que viajo com alguém rola algum desentendimento, porque eu gosto das coisas do meu jeito, aí só fico pensando que deveria ter ido sozinha, aí lembro do valor da passagem individual e fico deprimida. Excelente iniciativa!

Abraços

Comentar
Sanaira Silveira

Boa tarde Valéria,

Obrigada por comentar no seguroviagem.org,
Que bom que gostou do nosso artigo.
Caso tenha interesse em fazer um seguro viagem, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

Abraço

Comentar
REGINA C D CIOMMO

Obrigada pelo elogio ao texto!
Um abraço
Regina Di Ciommo

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.