Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Visite Tulum, o destino turístico mais cobiçado do mundo!

A cidade maia no sensacional mar do Caribe tem uma das melhores praias do mundo e é patrimônio cultural e natural do México

Tulum é o sítio arqueológico maia, localizado a 130 km ao sul de Cancún, à beira do mar do Caribe, na península do Yucatan, província de Quintana Roo, Mexico. Tulum foi escolhido como melhor destino do mundo, em 2015, pelo TripAvisor, a rede social de viagens. Tulum ficou acima de destinos turísticos importantes como Cartagena, na Colômbia, Porto, em Portugal, Gatlinburg, nos EUA e Moscou, na Rússia.

Datada do XIII século, Tulum, como todas as cidades maias, foi construída com um propósito específico. Ela era um porto para o comércio marítimo, principalmente das exportações de turquesa e do jade. Poucas cidades maias foram protegidas por muralhas como Tulum, além dela ser a única que o povo maia construiu no litoral. As edificações mais impressionantes são o Castillo foi construído como uma torre de vigia e o Templo de las Pinturas, com seu mural parcialmente restaurado. O interior também abriga o sítio arqueológico Cobá, com templos em forma de pirâmide, com vista para a floresta circundante. Tulum foi construída pelos Maias durante o que é conhecido como período maia pós-clássico.

A praia de Tulum é considerada uma das melhores praias do mundo. Ela é como um exótico e incrível pedaço do paraíso que continua virgem para os olhos humanos, conectada à floresta, com areias brancas e mar azul turquesa, em perfeita combinação para os que desejam relaxar e curtir a natureza.

Visite Tulum, o destino turístico mais cobiçado do mundo!

As ruínas da cidadela maia

Feita de pedra calcária, seus muros medem 784 metros, protegendo o local por três lados. Em alguns pontos, a muralha chega a medir sete metros de espessura, com altura variando entre três e cinco metros. Sem dúvida, essa fortificação ajudava a defender o porto marítimo.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Como todas as dúvidas que cercam o declínio do mundo maia, existem várias teorias a respeito de porque uma muralha rodeia Tulum. Uma delas afirma que Tulum tinha uma população de 600 habitantes em seu interior, protegidos contra invasores. Outra teoria sugere que apenas sacerdotes e nobres eram alojados dentro das paredes, enquanto os camponeses eram mantidos do lado de fora.

Tulum

O visitante entra no conjunto de ruínas através de uma das cinco portas na muralha e encontra no interior as pedras preto e cinza, vestígios do que eram as construções, espalhadas em campo ondulado, banhado pelo sol.

O que é visto pelos turistas em Tulum aguça a imaginação. Os Maias habitantes do porto tinham uma ligação com o mundo exterior e a pergunta é sobre o que levou uma civilização que ali vivia a abandonar sua cidade. Essa é uma questão que continua a intrigar historiados e arqueólogos e, portanto, ninguém deve ficar desanimado se a resposta não for óbvia.

A principal construção remanescente nas ruínas é chamada Castillo, ou castelo, que está na beira de um penhasco de 12 metros de altura, voltada para a costa do Caribe. A visão ali é especial e com uma brisa fresca que sopra do mar.

 

Castilho

Ao norte do Castillo está um caminho que leva para baixo, até a areia da praia e ao multicolorido Caribe. Uma caminhada pela praia proporciona muitas oportunidades para fotografias. A caminhada é uma aventura, em torno dos recantos esculpidos nos penhascos. A cada volta aparece um trecho novo, isolado e perfeito para natação.

Para quem vai a Cancún é viagem de um dia

Tulum é uma perfeita viagem de um dia para aqueles que não desejam apenas ficar de braços cruzados à beira da piscina em Cancún. O que define o lugar de outras ruínas no México é o fato de que ele está bem preservado e possui uma linda e convidativa praia. Tulum permanece popular por causa de seu ambiente elegante em falésias calcárias à beira do azul-turquesa do mar do Caribe.

O Templo dos Afrescos é um dos edifícios melhor preservados. Dentro do tempo há um mural pintado, em três níveis, o mundo maia dos mortos, o mundo dos vivos e o mundo dos deuses criadores e da chuva.

As ruínas de Tulum estão em uma costa rochosa, com uma faixa de praia turquesa de águas rasas. As extensões e as estruturas são de uma escala modesta se comparadas com outros sítios maias, mas são também grandiosas e seus ocupantes Mayas deviam se sentir muito orgulhosos de suas obras.

Tulum é um excelente destino para grandes grupos de turismo. Quem já foi recomenda que para melhor aproveitar o passeio as ruínas devem ser visitadas no início da manhã. Para quem está hospedado na Playa del Carmen, Tulum está há apenas 45 minutos de distância, na direção sul.

Explorar áreas circundantes de Tulum vale a pena: há a Reserva de la Biosfera de Sian Ka’an, a vila de pescadores isolada de Punta Allen, as ruínas de Cobá e um rio subterrâneo, que corre por baixo de estalactites, através das cavernas sagradas do LabnalHa Eco Parque. Outra atração imperdível é praticar snorkel nos cenotes, dentro das grupas no meio da floresta. Um dos mais famosos é o Cenote Dos Ojos.

Tulum praia 

Imperdível em Tulum é conhecer e mergulhar nos Cenotes

O Cenote é um poço natural, resultado do desmoronamento das rochas calcárias que formavam a sua estrutura, expondo as reservas subterrâneas de água que existem no fundo.

Cenote

A Península do Yucatán abriga uma das mais bonitas e menos conhecidas maravilhas naturais do mundo, o cenote. Para os Maias ele fornecia água por aproximadamente um ano. Eles acreditavam que os cenotes eram entradas para o mundo espiritual e ali fizeram muitos seus rituais religiosos. Hoje, os visitantes destas verdadeiras piscinas mágicas podem mergulhar, nadar ou simplesmente admirar sua beleza sobrenatural. No Yucatán existe um número estimado de 7000 cenotes, metade das quais nunca foi explorada.

 

Tulum cenote 

Aquário natural Xel-Há

O passeio ao aquário natural Xel-Há é uma excursão para todas as idades e perfis de turista. Além de apreciar a beleza misteriosa de Tulum, você pode visitar Xel-Há partindo de Cancún ou da Playa del Carmen. É uma oportunidade incrível para explorar a espetacular paisagem mexicana e a vida aquática.

Os rios subterrâneos fluem para o Mar das Caraíbas, num ambiente preservado de riachos, lagoas, poços naturais e cavernas antigas. Você pode observar o mundo subaquático, mergulhando de snorkel, e admirar de perto a flora subaquática e fauna exóticas, como o peixe anjo.

Cenote

Com uma grande variedade de peixes tropicais coloridos, o aquário oferece cursos de mergulho e snorkel, para que você mergulhe e observe as diferentes espécies de perto. Outras atividades incluem mergulho do penhasco, caminhada na ponte de corda, caiaque e outras. Ali é possível explorar os cenotes ou simplesmente sentar-se ao sol, no litoral espetacular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.