Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

A viagem é uma atividade que aperfeiçoa habilidades profissionais que são indispensáveis para melhorar a sua vida profissional, encontrar o emprego perfeito e promover todos os aspectos da sua vida.

Falar sobre suas habilidades profissionais, mencionando anedotas sobre suas viagens, durante uma entrevista de emprego, vai certamente destacar você dentre aqueles que nunca puseram o pé fora da sua cidade natal.

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Road For Two

Tradicionalmente, muitas pessoas têm pensando em uma viagem como um tempo longe das pressões e compromissos da vida diária, especialmente aqueles que estão no redemoinho do mundo do trabalho. A viagem é vista como a antítese do trabalho, a maneira mais procurada de aliviar o estresse e se afastar de tudo. Quando se trata em dar uma pausa mais longa e significativa do trabalho, a visão tradicional indica que viajar pode ser até contraprodutiva ou prejudicial para a trajetória profissional de alguém.

Quando as pessoas relatam que fizeram uma viagem que interrompeu a carreira, alguns tendem a achar que lhe faltam experiências concretas, que possam servir para construir um currículo excepcional. Entretanto, em um mundo crescentemente globalizado e com as elevadas exigências do mercado de trabalho, no século 21, a viagem é na verdade uma das melhores coisas que você pode fazer para incrementar as habilidades da sua profissão e se desenvolver como pessoa e como profissional.

Lista de habilidades profissionais que você desenvolve nas viagens

Otimizar sua carreira não apenas inclui sua experiência ou talentos, também envolve personalidade, experiência de vida e tudo que faz você ser quem você é. As habilidades que você adquire e melhora na estrada, seja em uma viagem tipo mochileiro de seis meses ou uma volta ao mundo, são tão importantes como qualquer emprego que você possa ter tido. Aqui vão algumas habilidades profissionais:

1- Administração do próprio tempo

Uma das habilidades que podem fazer com que você ganhe em racionalidade é o uso eficiente do tempo. Essa é uma capacidade que nunca temos o suficiente! Administrar o próprio tempo não apenas significa ter as coisas prontas no tempo previsto, mas também envolve priorizar, ter metas, trabalhar inteligentemente, não necessariamente de forma exaustiva, ao mesmo tempo em que reserva tempo para você mesmo, para aproveitar a vida fora do trabalho.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Pergunte a alguém que já fez uma viagem mais longa, e a pessoa vai te contar que um dos mais importantes fatores para planejar e aproveitar qualquer tipo de férias é o uso efetivo do tempo. Alguns podem achar que isso é supérfluo, porque é difícil estar em férias e controlar o tempo, mas um bom planejamento pode maximizar o tempo em uma viagem.

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Guia Esoterico

Para pegar trens e aviões, tentando ver todos os lugares legais em uma cidade grande, em apenas três dias, ou explorando um continente em um ano, viajar, como no trabalho, envolve cálculo, listas do que fazer e pequenas metas.

Assim como é verdadeiro em um emprego, o tempo utilizado sabiamente quando se viaja pode melhorar a experiência e fazer de você um melhor planejador. E isso pode também significar não se sobrecarregar com o impossível, parando mais vezes para descansar ou priorizar os lugares que você quer ver. Isso é um elemento chave tanto para uma viagem como uma carreira bem sucedida. Um dos piores pesadelos em uma viagem é perder aquele voo, o trem, ou o ônibus, porque você chegou atrasado.

2- Habilidades sociais e de comunicação

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Projeto 101 Países

Talvez uma das mais importantes e valorizadas habilidades profissionais para o mercado de trabalho seja a de se relacionar com as pessoas, negociar bem a trabalhar com gente de diferentes culturas. Muitas vezes, uma carreira bem sucedida se baseia nessas habilidades e em todo lugar se necessita quem possua uma boa comunicação, tanto escrevendo emails, realizando conferências, estabelecendo um bom contato com os colegas, etc.

São habilidades indispensáveis durante uma entrevista de emprego, já que é importante não apenas expressar-se, mas saber interagir habilmente com outros.

Viajar não é somente observar, é ser transportado para um lugar onde a cultura, as normas sociais e a linguagem podem ser completamente diferentes das nossas. Um viajante consciente irá tentar imergir nessas diferenças, participando desses ambientes com respeito. Isso faz com que interagir com pessoas de outros cantos do mundo contribua para que você ouça mais, seja mais compreensivo e mais aberto para o entendimento.

3- Idiomas

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: PBS

Seja você um técnico, médico ou consultor de marketing, em qualquer profissão aprender outra língua será sempre um enorme diferencial no seu currículo.

E a melhor maneira de dominar um segundo idioma não é sentado aqui em uma sala de aula, mas lá fora, no mundo, socializando com quem fala a língua nativa.

4- Visualizar

Visualização é a habilidade de interpretar um esboço, mapa ou qualquer tipo de desenho esquemático ou de criar imagens na nossa cabeça baseadas em textos ou palavras.

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Bootsnall

A visualização é importante para muitas carreiras e inclui a memória, a imaginação e a visão, que faz uso da imaginação e da formação visual de imagens de uma forma positiva.

Esse processo é necessário para criar uma imagem mental do objetivo que você deseja alcançar. Quando você viaja, você precisa ler mapas e tentar se orientar em um lugar estrangeiro.

Você vê e experimenta coisas que você nunca viu antes, você percorre trilhas nas montanhas e tenta imaginar as civilizações ancestrais que habitaram esses lugares remotos.

5- Controle do estresse

Geralmente faz parte das habilidades profissionais a capacidade de lidar com níveis de estresse. O estresse é definido como a sensação experimentada quando uma pessoa percebe que seus recursos pessoais e sociais são menores do que a demanda.

Um alto nível de estresse aumenta o batimento cardíaco e a pressão sanguínea, levando o corpo a um estado de “preparar-se para a luta”, como uma resposta de sobrevivência. Nessas circunstâncias, é difícil para qualquer um tomar boas decisões e fazer julgamentos acertados, além do sofrimento mental e esgotamento físico causado. A viagem nos coloca fora desse modo de defesa rotineiro, mudando os cenários que nos pressionam e relaxando a mente e o corpo para desafios diferentes e prazerosos.

Se você for viajar a trabalho, não se esqueça de incluir um seguro viagem. Conheça uma lista com 10 profissões que não podem ficar sem essa proteção.

6- Trabalhar em equipe

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Alphagamma

Ser capaz de trabalhar em cooperação com outros e contribuir para o esforço do grupo é outro item valioso para qualquer emprego. Não somente envolve ser capaz de expressar com convicção suas próprias ideias e partilhar o trabalho, mas também permitir que os outros façam o mesmo.

Ser capaz de trabalhar em equipe geralmente faz parte das perguntas em uma entrevista de trabalho. Se você se lembrar de suas aventuras em viagens, vai reparar que elas estiveram cheias de momentos onde cooperar com outros foi crucial. Desde colaborar com o planejamento da viagem, até sugerir aonde ir, sempre há comunicação e colaboração.

7- Organizar e planejar

Conheça 10 habilidades profissionais que as viagens aperfeiçoam

Imagem: Inova Noivas

A importância dessas habilidades profissionais provavelmente não necessita ser explicada. Desorganização e falta de planejamento é geralmente o modo de acabar com algo importante e até perder o emprego. Ser capaz de planejar detalhes, tomar precauções e planejar com antecedência são práticas que qualquer profissional e viajante precisam adotar.

Numa viagem prolongada há muito que planejar, desde o orçamento, até alimentação, alojamento, transporte, dinheiro, saúde, seguro, segurança, etc. E além disso, é preciso estar preparado para uma mudança nos planos originais.

8- Adaptabilidade

A viagem ensina você a estar constantemente atento para o meio circundante, para observar os sinais e sons à sua volta e estar pronto para qualquer mudança. Você somente pode planejar com antecedência, mas quando está lá fora, o inesperado pode acontecer e arruinar seus planos. Você pode, em um viagem, ter que rapidamente dar marcha à ré e engatar um Plano B. E fazer isso em um ambiente que é totalmente estranho.

9- Tomar decisões

Em um mundo repleto de escolhas, tomar as decisões certas, na carreira ou na vida e manter-se comprometido com elas, é na verdade bastante difícil e se tornou uma habilidade essencial para um líder. A habilidade de tomar decisões corretas inclui identificar objetivos, pesar prós e contras, escolher a melhor alternativa e planejar a maneira de alcançar as metas. Uma decisão errada pode acabar com a sua viagem, colocando em risco sua saúde ou segurança. Viajar vai te ajudar a compreender melhor seus objetivos e decidir como alcançá-los.

Aproveite também que viajar é uma forma de aprender e veja aqui quais são os conhecimentos que você pode desenvolver.

10- Resolver problemas

A habilidade de resolver problemas caminha ao lado do pensamento criativo e da capacidade de tomar decisões e é a chave não apenas para a carreira, mas para a vida diária. Quer você encontre na crise da meia idade ou aconteça uma colisão na estrada, a pessoa com uma boa habilidade de resolver problemas identifica a situação problemática e é capaz de criar e implementar uma solução, até finalmente observar se o problema foi resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.