8 razões pelas quais viajar é a melhor forma de aprender

A educação para a vida ocorre fora da sala de aula e viajar é mais do que se divertir. Viajar é a melhor forma de aprender. Saiba como uma viagem pode te ajudar muito.

A escola nos ensina muitas coisas, mas temos que concordar que aprendemos muitas outras fora dela. A educação para a vida, por exemplo, aprendemos de diversas maneiras e em várias situações.

Viajar, por exemplo, é a melhor forma de aprender e aqui você vai saber como uma viagem pode educar.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
8 razões pelas quais viajar é a melhor forma de aprender

Imagem: Getty

Viajar é a melhor forma de aprender, veja por que!

Listei para você 8 razões pelas quais viajar é a melhor forma de aprender, já que você aprende muito na prática.

Não importa para qual destino ou aventuras que vai viver, uma viagem te ensina mais do que você pode imaginar. Cada lugar tem algo a te mostrar e ensinar e aqui você vai ver algumas coisas que pode aprender viajando. Confira!

1. Outras culturas

Mesmo que você faça uma viagem dentro do Brasil, ainda assim tem muito a aprender com outras culturas. O estado de São Paulo, por exemplo, difere muito da cultura do estado da Bahia. É claro que se for para o exterior, terá muito mais oportunidades e contatos com outras culturas.

As diferenças estão na culinária, estilo de vida, crenças, entre muitas outras coisas. Vale muito obter esse conhecimento através do contato direto com outras culturas. Ao compreender as diversas culturas, desempenhamos um papel vital para nossa educação.

2. Aprende línguas

Mesmo que você fale a língua inglesa, por exemplo, fluentemente, ainda assim ao viajar irá desenvolver muito a sua habilidade. Quando viajamos para o exterior, temos contato com a língua nativa do local. Isso nos permite a aprender pelo menos o básico, já que somos “forçados” a ouvir e pronunciar algumas palavras.

Essa é uma forma de esticar o que aprendeu por aqui, pois estará falando com nativos reais. Sem contar que a viagem permite desenvolver suas capacidades de falar e ouvir, e você irá dominar determinada língua. Além disso, você também irá aprender o sotaque, gírias e entonação de forma prática.

Aumente seus conhecimentos viajando de graça ou mais barato. Veja como!

3. Sobre a natureza

Ao explorar a natureza por diferentes destinos no mundo, você aprende sobre essa majestade. Viajar para uma aventura pelas maravilhas naturais, é ter contato com o lado mais exótico e conhecê-lo de perto. Sem contar que esse contato é essencial para resolver questões como a poluição do ar, alterações climáticas e outras. Ao invés de as empresas investirem em seminários e palestras, poderiam enviar as pessoas para uma aventura pela natureza.

Ao fazer uma viagem de aventura pela natureza, não deixe de contratar o seguro viagem turismo de aventuras!

4. Ser independente

Quando você viaja sozinho, acaba sendo obrigado a ser independente. Esse tipo de viagem faz com que aprendamos a tomar decisões e iniciativas por nós mesmos. Quando não temos ninguém para nos dizer o que e como fazer, também não temos ninguém para terceirizar nossas tarefas.

A independência é fundamental para nossa educação e formação do nosso eu. Além da independência financeira que adquirimos com a maior idade, existe a independência emocional e intelectual. Isso podemos desenvolver bem durante uma viagem, o que será positivo por toda nossa vida.

5. Aprender história

Na escola aprendemos sobre os eventos históricos e as civilizações. Mas quando viajamos, temos contato com tudo isso de forma mais divertida. Aproveitar para conhecer museus, galerias e palácios é poder ter contato direto com a cultura e história local.

Fica muito mais fácil aprender e entender conflitos, dinastias e mudanças ao longo dos anos quando você explora uma nação. Principalmente se você não gosta de aprender através de livros didáticos.

Se você vai fazer uma viagem de estudos, não deixe de contratar um seguro viagem para estudantes, com uma das seguradoras registradas na Susep. Saiba como!

6. Desenvolver habilidades sociais

Mesmo que você seja tímido, em uma viagem irá adquirir maior habilidade social. Isso porque em uma viagem se torna quase que obrigatório falar e pedir favor a estranhos. Abra mão de um curso sobre desenvolvimento pessoal e inclua uma viagem a um destino incrível. Com certeza você vai se desenvolver mais do que por meio de cursos.

7. Fazer coisas novas

Em uma viagem, você será testado a cada passo que der, já que estará explorando um caminho desconhecido. Ao viajar, naturalmente você será forçado a fazer tantas coisas que normalmente não teria feito. Seja dançar um samba no Brasil, aprender com os elefantes em Camboja ou fazer montanhismo nas montanhas do Nepal. A cada viagem, uma experiência nova para experimentar e aprender.

Além disso, você estará fora da sua zona de conforto, o que te obriga aprender a se adaptar no novo ambiente.

Conheça os melhores lugares para viajar pelo Brasil e aprenda muito mais!

8. Aprender sobre o mundo atual

As viagens nos ensinam não apenas sobre o passado, mas também sobre a atualidade. Essa é a melhor forma de entender a situação política, estrutura social e o cenário econômico do mundo atual. É fato que nosso ponto de vista sobre as culturas e pessoas distantes é influenciado pelo que vemos nas mídias.

Ao viajar, aprendemos sobre o que é verdade, pois tiramos nossa própria conclusão, sem preconceitos alheios.

É por essas 8 razões pelas quais viajar é a melhor forma de aprender. Aproveite para usufruir tudo o que uma viagem pode lhe proporcionar!

Garanta a segurança sua e de sua família ao viajar. Saiba como!

Lições para a vida que uma viagem pode proporcionar

Ao viajar, você terá algumas lições que levará por toda a sua vida. Entre elas:

  • Você sairá da sua zona de conforto e aprenderá a desbravar o desconhecido.
  • Permitirá que novas pessoas entrem em sua vida.
  • Descobrirá que, às vezes, se perder é o melhor caminho.
  • Abrirá espaço para o inesperado e perceberá que isso pode ser positivo.
  • Terá muitas histórias para contar.

Então, preparado para viajar e aprender? Só não se esqueça de contratar o seguro de viagem para não dar chance ao azar!

Aproveite para saber quais são e para que servem as coberturas do seguro viagem!

Andreia Silveira

Andreia Silveira é redatora e editora freelancer com mais de 8 anos de experiência. Iniciou estudo em Turismo na USC-Bauru e, atualmente, estuda Gestão de Turismo na Uninter. Possui certificação como Gestor de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos. Tem enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.