Os desastres mais comuns em viagens e como evitá-los

Não importa o destino, cada viajante sempre tem algum erro de viagem para contar e aqui você vai conhecer os desastres mais comuns em viagens e aprenderá a evitá-los.

Você está com tudo preparado para embarcar em mais uma viagem de lazer ou a negócio, mas será que não falta nada? Para evitar se esquecer de algo importante é comum que os viajantes revisem suas malas. Porém, isso não significa não correr riscos de acontecer algum imprevisto, não é mesmo? Conheça aqui quais são os desastres mais comuns em viagens e saiba como evitá-los!

Os desastres mais comuns em viagens e como evitá-los

Desastres mais comuns em viagens

Por mais precavido que você seja, sabe que problemas podem surgir durante a viagem e alguns podem até arruinar a viagem toda. Não estou querendo desejar que algo assim ocorra com você, mas é importante se atentar aos desastres mais comuns em viagens para evitá-los.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Por exemplo, se em uma viagem ao exterior o seu passaporte é roubado ou você torça o pé ao fazer trilha, por exemplo, o que você fará? Pensando em te ajudar a se prevenir, fiz um guia com estratégias de viagem para que você possa tomar as medidas adequadas e saber gerenciar adequadamente cada um dos problemas que surgir. Confira!

  1. Perdi do voo, o que faço?

Muitos viajantes reclamam que o voo pode atrasar quantas horas for preciso e os passageiros não podem reclamar, além de ninguém sequer fazer um pedido de desculpa ou dar uma explicação válida. Mas quando você chega alguns minutos atrasado, ninguém quer saber e te barram no portão de embarque.

Como agir:

Se o seu avião decolou sem você, vá imediatamente até o guichê de atendimento da sua companhia aérea. Você terá sorte se a companhia aérea te colocar no próximo voo sem cobrar nada a mais por isso. Caso não tenha voos disponíveis, tente ser recolocado para o próximo dia ou então se informe sobre os voos que estão disponíveis em companhias aéreas parceiras da sua operadora.

Está com medo da salinha da imigração americana? Saiba como evitá-la!

Caso você não tenha tanta sorte assim, terá que pagar pelo novo voucher, podendo até pagar mais caro, dependendo do valor da passagem atual. É claro que a melhor saída é chegar com antecedência ao aeroporto, principalmente se você escolheu viajar em feriados.

Mas antes de sair de casa, você pode se prevenir e checar online quais são as outras opções de voos que você poderá ter, caso perca o seu. Basta anotá-los para ter novas alternativas. Outra dica é verificar se o aeroporto de partida possui vários check-in, pois se forem poucos, as chances de perder o voo se tornam maiores.

  1. Minha bagagem foi extraviada e agora?

No caso de mala extraviada, você pode seguir as recomendações da Anac. O primeiro passo é pegar o seu ticket da bagagem. É fundamental guardá-lo, pois em um caso assim, se você não o tiver em mãos, o problema fica ainda maior. Depois, dirija-se até a sua companhia aérea e preencha um formulário.

Se você tiver sorte, a sua mala foi colocada no voo errado ou então estava parada. No primeiro caso, basta aguardar no seu hotel que a companhia se encarrega de levá-la até você. Porém, se a companhia aérea não localizá-la, você terá que fazer um pedido de indenização, listando todos os itens que estavam nela. Não é à toa que esse está entre os desastres mais comuns em viagens.

Mas é importante saber que você receberá o valor dos itens que estavam na mala e não terá uma substituição deles. Além disso, se você pagou R$ 300,00 em determinado item, o valor calculado para ser reembolsado levara em conta o tempo de uso, ou seja, com certeza vai perder valor de mercado.

Como agir:

Para evitar que a sua mala seja extraviada, remova qualquer marca que dificulte a leitura das máquinas de digitalização dos aeroportos. Outra coisa, não leve em sua viagem objetos de grande valor, principalmente se for sentimental. Coloque uma etiqueta com seu nome e endereço do hotel em que ficará hospedado, de forma clara, tanto dentro quanto fora da bagagem, para o caso de que a etiqueta caia. E não se esqueça de levar uma troca de roupa em sua bagagem de mão!

Conheça os problemas mais comuns de saúde em uma viagem e saiba quais cuidados tomar!!!

  1. Doenças e lesões comuns em viagens

Se você precisar de cuidados médicos no exterior, poderá comprometer todo o orçamento disponível. Isso porque o valor para uma consulta médica é extremamente alto e, dependendo do país visitado, você não tem direito a consulta gratuita, como acontece aqui no Brasil. Sem contar que passar mal longe de casa, está bem longe de ser bom.

Como agir:

A dica é procurar solução para doenças ou ferimentos/acidentes antes de embarcar. Você nunca sabe quando vai precisar desses serviços, certo? Então, faça uma busca na internet e anote os números de telefone da emergência e endereço da embaixada do seu país, além de telefones e endereços de hospitais e clínicas.

Outra dica é levar com você o telefone do seu médico no Brasil, pois em caso de urgência, principalmente se você é portador de uma doença preexistente, ele poderá prescrever a medicação necessária. No site da embaixada tem uma lista de médicos e hospitais em cada destino, mas no caso da viagem ser nacional, basta entrar em contato com a sua seguradora de plano de saúde, caso ofereça atendimento nacional.

Você está viajando com pouco dinheiro? Anote as minhas dicas e aproveite mais a sua viagem!

  1. Perdi o passaporte, como devo proceder?

Já imaginou ficar sem passaporte? Assim que perceber que você perdeu ou que roubaram o seu passaporte, tome providências. Entre em contato com a sua embaixada e registre o desaparecimento desse documento.

Como agir:

Registre um boletim com a polícia local e depois vá até a embaixada pessoalmente solicitar um novo passaporte. Como processo emergencial, você poderá receber um passaporte válido por um determinado tempo, portanto, não se esqueça de solicitar um novo documento ao retornar para o Brasil.

Antes de viajar, faça uma cópia de todos os seus documentos e guarde-as em local separado dos originais. Isso vai facilitar muito para o caso de perdê-los.

Seguro viagem: a solução para todos os problemas

Se você não quer ter dor de cabeça com os desastres mais comuns em viagens, caso passe por alguns desses ou outros problemas, contrate um seguro viagem. Independentemente se a sua viagem é nacional ou não, ter a proteção da sua seguradora é fundamental para todas as horas.

Vai aproveitar as férias viajando? Não deixe de conferir essas dicas de segurança para sua casa e seu pet!

Em qualquer problema durante a viagem, desde o momento do aeroporto no embarque até o desembarque, você pode contar com o socorro que só quem tem o seguro viagem usufrui. Com a sua seguradora em ação, você só precisa aguardar para que tudo se resolva.

Ela vai te direcionar ao hospital ou clínica conveniada, te ajudará com os processos burocráticos no caso de perda de bagagem, dará auxílio jurídico, resolverá os transtornos no caso de atraso ou cancelamento de voo, entre outras ajudas. Fora que você não vai precisar desembolsar nada.

Só fique atento na hora de assinar o contrato, pois é preciso analisar cuidadosamente as coberturas que estará adquirindo.

Quer saber mais sobre o por que do seguro viagem ser fundamental para uma viagem tranquila?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.