8 curiosidades sobre camping selvagem

Acampar em um lugar sem estrutura, mas que oferece uma paisagem incrível, não tem preço. Mas nem tudo são flores e aqui você vai conhecer 8 curiosidades sobre camping selvagem que pode te deixar com água na boca ou rejeitar essa prática de vez.

Que tal acampar na floresta, em uma montanha ou numa praia deserta? O camping selvagem não é indicado para todos os aventureiros e aqui você vai descobrir se é ou não uma boa escolha.

8 curiosidades sobre camping selvagem

Imagem: Pxhere

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Lista de curiosidades sobre camping selvagem

A paisagem é linda, a força de vontade imensa, mas não pense que tudo será fácil. Veja algumas curiosidades sobre camping selvagem e tire suas próprias conclusões se vale à pena encarar o desafio e ter lembranças inesquecíveis.

1- Paz que não se paga

Diferente do camping particular, o selvagem proporciona um cenário de calmaria e paz. É possível focar nos sons da natureza, como água, grilo, vento nas árvores, pássaros, corujas, entre outros. Aproveite para relaxar!

2- Mantenha-se localizado, sempre!

Você sabe onde está? Para não correr o risco de responder “não”, estude o lugar para onde vai. Considere levar (e saber usar) a bússola, mata e o GPS.

3- Trilhas mais cansativas

Quem opta pelo acampamento selvagem e inclui trilhas mais compridas, leva mais de um dia para terminar. Com o peso dos equipamentos a trilha se torna mais cansativa, então, prepare o seu corpo.

4- Banho de cachoeira, mar, rio, lago e lagoa (senão, de chuva mesmo)

Não é uma das melhores opções para banho, mas se você encontrar qualquer uma dessas opções, fique contente! Para não correr riscos, considere levar lenços umedecidos como quebra ganho.

5- Alimentação restrita

Bem que você gostaria, mas não dá para levar a geladeira, então, foque nos itens de fácil preparação. Entre eles:

  • Enlatados: atum, ervilha, salsicha e milho
  • Barrinhas de cereais e bolachas
  • Salame e ovo cozido que, na casca, dura cerca de dois dias
  • Frutas: mexerica, maçã e outras que não amassam
  • Sopão, já que precisa apenas de água quente

6- Luz só se for da lua e estrelas

O próprio nome já diz que o lugar é “selvagem”, então, não conte com energia elétrica. Aproveite para se desconectar do mundo moderno já que, provavelmente, seu celular ficará sem sinal.

7- Fuja de insetos e bichos

Fique atento com área de animais perigosos e selvagens. Isso inclui os insetos, que podem ser bastante perigosos. A dica é estudar a área e verificar formas de se proteger, caso algo ocorra.

Fazer um camping selvagem pode ser perigoso, mas se você tiver um seguro viagem para turismo de aventura, tudo fica melhor.

8- Aprecie o céu à noite

O dia pode ser cansativo, mas tudo compensa quando escurece e você pode contemplar as estrelas e a lua.

Gosta de fazer trilhas? Então, aproveite a lista que preparei para você com as trilhas mais emocionantes do Brasil.

Onde fazer um camping selvagem no Brasil

Nosso país é rico em lugares com paisagens fascinantes, onde a natureza é extraordinária. Apreciá-la a cada passo é o desejo de muitos aventureiros e se você quer ser um, é melhor ficar atento às opções.

Afinal, o camping selvagem não é para todos os perfis de turistas. Isso porque a prática requer muito mais do que apenas colocar uma mochila nas costas, acampar e fazer trilha.

Para começar, o camping selvagem não oferece infraestrutura, como geladeira, fogão, duchas e, principalmente, banheiro. Entre os lugares favoritos dos aventureiros, estão:

  • Praia do Rosa Sul/SC
  • Morro do Tigre/RS
  • Lagoinha do Leste/SC
  • Serra da Canastra/MG
  • Trindade/RJ
  • Parque do Zizo, Serra de Paranapiacaba/SP

É claro que a lista de lugares perfeitos para o camping selvagem no Brasil é vasta, porém, precisei limitá-la ao máximo aqui.

O que preciso levar para um camping selvagem?

São muitos equipamentos oferecidos no mercado e que podem ser necessários e obrigatórios. Entre eles, lanterna, barraca, saco de dormir, álcool gel, repelente, kit primeiro socorros, fogareiro, alimentos, protetor solar e isolante térmico.

É claro que os itens para levar variam muito, mas no geral, os principais são esses.

Para te ajudar, preparei um guia especial para campistas. Confira!

Você viu como o camping selvagem tem seus prós e contras? Então, preparado para curtir suas férias no meio da natureza? Invista no turismo rural e curta experiências únicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.