Guia mundial para os campistas

Conheça o guia mundial para campistas e tenha uma boa experiência ao acampar. Veja o que o Guia para Campista traz e não fique na mão!

Acampar é poder desfrutar da natureza logo pela manhã, é poder acordar com o som dos pássaros e da água da cachoeira. É também aproveitar a beleza das flores, experimentar o mundo selvagem e despertar em um lugar tranqüilo e calmo.

Mas, por mais lindo e gostoso que pareça, é preciso respeitar algumas regras e é por isso que existe o guia mundial para os campistas. Essas regras existem para que o momento de acampar seja proveitoso por todos os campistas, tanto os que estão acampando com você como os que ainda vão acampar. Saiba mais!

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Como é o guia mundial para os campistas?

As regras para acampar existem para que a sua experiência seja segura e recompensadora, além é claro, de ajudar a preservar os lugares destinados aos acampamentos para todos.

Conheça aqui o guia mundial para campistas e torne a sua experiência de acampar, mais gostosa!

1. Equipamentos para campistas

Guia mundial para os campistas

Fonte: blog.mondialtravel.com.br

Antes de sair da sua casa, certifique-se de levar os equipamentos certos para tornar mais proveitosa a sua aventura pela natureza. É claro que a parte da graça de acampar é fugir da civilização, dar um tempo com a natureza, mas isso inclui também ser auto-suficiente.

Lembre-se de que a loja mais próxima de você fica a quilômetros de distância, então é importante que você leve tudo o que for necessário para o acampamento. Entenda que isso não significa levar boa parte da sua casa, então faça uma lista com apenas itens óbvios, como:

  • Barraca impermeável.
  • Comida.
  • Fogão para acampamento.
  • Roupas leves e adequadas, incluindo tênis.
  • Combustível para fogareiro.
  • Lanterna e pilhas extras.
  • Repelente.
  • Fósforos,
  • Canivete.
  • Entre outros itens indispensáveis, além é claro, de uma caixa com remédios, kit de primeiros socorros e ferramentas básicas para pequenos reparos.

*Tente incluir um saco de sobrevivência para chamar a atenção de socorro, caso precisar.

2. Lugar

Guia mundial para os campistas

Acampe apenas onde é permitido, conhecido também como acampamento livre, pois os locais para acampamento podem oferecer algum tipo de perigo. Os acampamentos livres são locais para que os campistas fiquem junto de outros campistas. Ou seja, com confortos básicos ou lugares onde os campistas podem escolher seu lugar para armar a barraca em grandes trechos de uma determinada área deserta.

As regras para os locais para acampar variam de país a país ou de estado para estado. Por exemplo, na Inglaterra as regras são mais restritivas porque a maior parte das terras é de propriedade particular, limitando o espaço para o acampamento livre.

3. Fonte de água

Guia mundial para os campistas

Para qualquer viagem de acampamento a água é essencial. Então, é importante que os campistas optem por um lugar fácil de consegui-la e que seja adequado para consumo.

No guia ou mapa sempre há indicações das fontes que estão disponíveis para consumo e estas fontes podem ser naturais, torneiras, um curso do rio ou córrego.

Caso o campista fique na dúvida sobre a qualidade da água, o ideal é fervê-la por até três minutos, usar um tratamento químico (podem ser encontrados em lojas de equipamento para aventuras ao ar livre) ou usar um filtro.

4. Tempo

Guia mundial para os campistas

Antes de sair, pesquise a previsão do tempo para o local em que vai acampar e faça uma pesquisa para aprender a interpretar os sinais do céu. É importante considerar que mesmo uma trilha fácil pode se tornar perigosa com chuva, neblina ou neve. Principalmente se você estiver em montanhas, pois as condições mudam imprevisivelmente e em questões de minutos.

Da mesma forma acontece com o calor intenso, já que o seu nível de energia se esgota rapidamente e isso pode lhe causar desidratação e até mesmo insolação. Então, a dica se o tempo ficar ruim é voltar ou procurar um abrigo ideal.

5. Animais

Guia mundial para os campistas

Fonte: kangibrina.com.br

É fundamental que você verifique antes de sair sobre a fauna local e quais os riscos que ela apresenta. Então, sempre obedeça as regras sobre interação com os animais para a sua proteção!  Isso inclui os alimentos e a distância que se deve manter deles. Isso sem contar os insetos, como aranhas, carrapatos, mosquitos, entre outros.

Aproveite e veja aqui 8 curiosidades sobre camping selvagem!

6. Acomodação

Guia mundial para os campistas

Se você optar por acampar embaixo das árvores, procure ficar o mais longe de galhos mais frágeis, que possam quebrar com uma ventania. O ideal é buscar um terreno alto e com escoamento, longe das margens de rios e dos córregos, ou seja, um lugar seguro para acampar. Não esqueça de montar a sua barraca com total segurança, prendendo-a bem.

Além dessas dicas do guia mundial para os campistas, é importante que o campista tenha muito cuidado com incêndios. Ou seja, fazer uma fogueira, por exemplo, pode ser uma ameaça para a natureza seca.

Verifique com muita atenção os locais permitidos ou não para fazer fogueiras. E obedeça sempre as regras como usar grelha, cavar um fosso, queimar madeira morta apenas de fontes permitidas e sempre apague a fogueira completamente, usando areia, terra ou água nas brasas antes de sair.

E mais! Jamais saia para acampar sem avisar alguém sobre a sua rota e data de retorno, pois caso algo dê errado, alguém estará alarmado.

E não se esqueça de incluir um seguro viagem para esportes de aventura, este oferece cobertura específica para o seu tipo de viagem. Importante! Não deixe seu lixo para trás!

Então, siga essas dicas do guia para camping e aproveite mais!

Postado em outubro/2015. Atualizado em: março/2019.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.