Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

O verão está chegando e isso significa uma coisa, você está pensando nas férias! Se já decidiu o seu destino, agora é hora de conseguir as acomodações. Mas, Airbnb ou Hotel? Com o Airbnb, temos muito mais opções de lugares para ficar.

Agora podemos escolher a acomodação de acordo com o que queremos para nossas férias. Há opções para todos os gostos e bolsos, desde castelos até studios pequenos. É tanta variedade que pode até ter se tornado difícil decidir. Será que o Airbnb oferece a mesma experiência, limpeza e garantia de um hotel 5 estrelas? Airbnb ou Hotel?

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: e-Konomista

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Qual escolher, Airbnb ou Hotel?

O Airbnb é um nos novos recursos para viagens. Apesar de já ser muito conhecido, ainda há milhares e milhares de viajantes hesitantes em experimentar o que é ainda novidade. Uma forma tradicional de chegar a uma conclusão sobre a melhor escolha para a hospedagem é analisar os prós e contras de hotéis e pousadas, comparados com a acomodação no Airbnb.

Existem muitos fatores que influenciam uma boa estadia. As acomodações devem ser um ponto favorável em cada viagem e não um quarto horroroso para onde você deve voltar a cada noite. Pese bem os prós e os contras entre Airbnb ou Hotel e tome a melhor decisão possível para suas próximas férias.

Prós dos Hotéis

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: Booking

1. Padrões já estabelecidos

Dependendo do hotel, já há padrões conhecidos para a sua acomodação. Se você reservar um quarto, vamos dizer, no Hilton… você pode esperar um certo nível de serviços, limpeza e conforto.

2. Fácil acesso

Não importa a que horas você chegar ao hotel e não importando a que horas você sair, é possível ter certeza de que haverá alguém na recepção, para atender. Isso só pode não acontecer em pousadas pequenas. Além disso, os hotéis são mais fáceis de serem encontrados pelos motoristas de taxis e Uber.

3. Aquela “sensação de férias”

Ficar sentado no lobby de um hotel pode transmitir algo como uma sensação especial de férias. Inserir o cartão plástico na fechadura da porta e entrar num quarto recentemente limpo… também dá uma emoção diferente. Vamos ser honestos… sair de manhã e chegar no final da tarde ou da noite e encontrar tudo no lugar, dá uma sensação de férias e de estar livre das tarefas domésticas.

4. Serviço de quarto

Se você não está com vontade de sair da cama depois de uma festa na noite anterior, pode pedir o café da manhã no quarto e deixar as cortinas bem fechadas.

5. Privacidade

Coloque aquele maravilhoso aviso de “Não Perturbe” na porta e você não tem que ver ou ouvir ninguém.

6. Serviços da portaria

Poder descansar sabendo que suas necessidades vão ser respondidas com uma rápida ligação para a portaria, que trabalha para atender os hóspedes de um hotel. Talvez não exista uma portaria atendendo o tempo todo em uma pousada, mas num hotel é um serviço padrão. Tanto para algo simples, como chamar um táxi, informar sobre atrações da cidade, eles podem ajudar.

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: VoAli

7. Sistema de pontos

Vivemos num mundo de muita competição, o que significa uma disputa por consumidores. As empresas hoteleiras querem dar aos hóspedes um sistema de incentivos, para fazer com que voltem de novo. A maioria dos hotéis pertencentes a grupos hoteleiros têm algum tipo de sistema de pontos que oferece recompensas pelas reservas.

8. Qualidade

A qualidade geralmente depende do preço e localização. Os hotéis podem variar, desde pulgueiros até ultra luxuosos e isso depende de quanto você está disposto a gastar. O mesmo vale para o Airbnb. Se você quer qualidade, terá que pagar por isso. Para facilitar a decisão, é preciso pesquisar. Cheque as avaliações recentes, isso dará uma boa visão do nível de qualidade.

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: VoAli

9. Preço

Os preços podem variar e é possível encontrar hotéis e Airbnbs acessíveis. Mas a maioria dos relatos dos viajantes demonstra que existem Airbnbs incríveis e baratos. Por exemplo, no exterior, por menos de US$ 100 a diária, um preço que dificilmente se encontra em bons hotéis. No entanto, é preciso prestar atenção porque o Airbnb tem taxas extras de limpeza e a taxa do próprio serviço. O melhor é pesquisar entre algumas opções e escolher entre elas.

10. Higiene

Esse é um item que para muita gente é o principal, e é compreensível. Os Airbnbs não precisam obedecer às normas exigentes dos hotéis, o que é algo para se pensar. Por isso, ler as últimas avaliações de hóspedes é muito importante, para conhecer o que outras pessoas contam de suas experiências. Os hotéis de redes hoteleiras são geralmente considerados limpos. 

Conheça outras dicas para se atentar ao reservar um hotel.

Prós do Airbnb

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: HomeAway

1. Experiência

Hotéis são geralmente parecidos, não importa para onde você viaje. Portanto, se você está em busca de experiências diferentes, o Airbnb pode ser melhor para você. As casas compartilhadas oferecem experiências únicas, que os hotéis simplesmente não conseguem. Tudo depende do que se do tipo de férias que se deseja ter.

Se você está procurando amenidades, folhetos com as atrações locais no lobby, translado grátis para o aeroporto, então os hotéis atendem melhor. Se você precisa de toques mais pessoais, bilhetes manuscritos do seu locador e algumas acomodações diferentes, então o Airbnb é para você.

2. Contato com a comunidade local

Com uma pesquisa apropriada, você pode encontrar a acomodação dos seus sonhos, no localização mais tranquila e exclusiva. Assim é possível conhecer como os moradores vivem e mergulhar em sua cultura. É possível, por um período maior de férias, se acostumar com a vida local, achar a sua padaria favorita para ir à pé, fazer seu próprio jantar, manter um mínimo de rotina.

3. Recomendações do proprietário

Em um Airbnb, o proprietário pode manter você longe do que tem preços abusivos para explorar o turismo. Muitos proprietários oferecem itinerários e dicas de passeios e recomendações de restaurantes.

4. Opções flexíveis

Quer você esteja procurando apenas um quarto limpo para dormir ou uma mansão onde podem se acomodar 8 pessoas, você vai achar opções no Airbnb.

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: Airbnb

5. Situações reais

Por estar hospedado na casa de alguém, você vai encontrar opiniões diferentes para aquilo que julgamos o mais óbvio. Se você falar com seu hospedeiro sobre alguma coisa que o preocupa, ele pode ajudar você a encontrar uma solução. Isso ajuda em situações como ter que fazer o check-in muito cedo ou deixar seu gato no quarto por algumas horas depois de fazer o check-out.

6. Preço

Quanto ao preço no Airbnb ou Hotel, na verdade são infindáveis as opções no Airbnb, que vão atender a todos os orçamentos de qualquer viajante. Alguns proprietários dão descontos para permanência mais prolongada, o que pode fazer você economizar bastante.

7. Imersão no local

A sensação que você tem quando se hospeda em um Airbnb é de que você pertence àquela cidade. É uma imersão nos bairros e localidades, praias, ruas principais e atrações. O Airbnb deixa você se sentir vivendo como um morador local.

Airbnb ou Hotel? Como você pode fazer a melhor escolha

Imagem: Fugindo do Obvio

8. Flexibilidade de horários

A maioria dos hotéis é exigente quanto ao horário de check-in e check-out e não tem a menor disposição de acolher mudanças a pedido do hóspede. Os Airbnbs podem atender melhor aos horários dos hóspedes.

Para os brasileiros que viajam à noite e chegam a seus destinos pela manhã, é bem interessante poder fazer o check-in às 9 da manhã, tomar um banho e estar pronto para sair para as ruas, deixando as bagagens. Os cancelamentos também são negociáveis.

9. Mais espaço por menos dinheiro

São muitas as opções para escolher um Airbnb, mas as mais vantajosas são aquelas em que toda a casa para a estadia. Você pode escolher somente um quarto em uma residência, mas a casa toda dá muito mais privacidade. Assim também se está comprando muito mais espaço e se forem mais de duas pessoas isso é muito mais vantajoso de que pagar dois quartos em um hotel.

Há depoimentos de viajantes que garantem quem com metade do preço de um hotel de bom nível é possível reservar um Airbnb com quartos separados, localização central, a dois minutos da estação de trem e um balcão com vista para as ruas de Paris!

10. Apoio ao pequeno comércio local

Uma das razões para ficar em um Airbnb e não em um hotel é sentir que se está apoiando um pequeno negócio local. Depois de ficar em alguns Airbnbs, sentimos que estamos deixando amigos e prometemos voltar. Então, Airbnb ou Hotel?

Escolher entre um Airbnb ou hotel é algo que tem a ver com preferências pessoais. A dica é fazer sua pesquisa tendo em mente o melhor para você e sua família. Tenha ótimas férias e que você encontre a acomodação perfeita!

Veja nosso vídeo sobre quartos compartilhados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.