Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Aluguel de carros no exterior para conhecer melhor os países de destino


Aluguel Internacional de Carros – Procedimentos e Dicas para quem vai alugar carro no exterior

Você vai precisar se deslocar durante sua próxima viagem ao exterior? Há mais do que apenas dirigir quando você estiver do outro lado de uma fronteira. Desde uma licença ou habilitação internacional até o seguro, alugar um carro em um país estrangeiro pode ser um pouco mais complicado do que alugar um veículo em nosso país. Aí vão algumas dicas para conseguir um bom negócio, prevenindo-se com a documentação exigida e dirigindo com segurança enquanto está fora do país.

Aluguel de carros no exterior para conhecer melhor os países de destino

Reservando seu carro

Reserve com antecedência. As taxas são quase sempre mais altas no local do que serão por telefone ou online, mesmo que você faça a reserva com apenas 24 horas de antecedência. Se você tiver tempo, pesquise e compare os preços, visite os sites das diversas agências de aluguel de veículos e compare preços por carros idênticos, nas suas datas de viagem.

Sempre que possível, tome todas as providências para alugar um carro, desde a reserva até o pagamento, antes de deixar o país. Dessa maneira, geralmente, todo o processo será mais barato, fácil, seguro e menos propenso a ter cláusulas escondidas. Assim que você estiver no exterior, podem surgir mudanças nas taxas de câmbio, exigências estranhas, barreiras de linguagem e outras diferenças culturais que causam problemas inesperados.

Pergunte sobre taxas especiais nos finais de semana, penalidades por atrasos e preços de combustíveis. Muitos descontos ou custos podem estar escondidos e não são explicados no momento do aluguel, quando você descobrir que eles existem, pode ser tarde demais.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Pergunte a que horas é preciso entregar o carro. Muitas agências de aluguel começam a cobrar por cada período de 24 horas, a partir do momento do aluguel e passam a cobrar um dia inteiro pelo carro, se ele for devolvido depois que um outro período de 24 horas se inicia.

Fique atento para o fato de que muitos países exigem uma idade mínima e máxima para os locatários de veículos. Motoristas com idade inferior a 25 ou com idade superior a 70 podem ser sobretaxados ou até mesmo não receberem permissão para alugar um carro.

Sempre que possível, quando encontrar uma propaganda com uma taxa especial para o aluguel, anote o anúncio ou o código promocional. Muitas das melhores taxas não são mencionadas pelos agentes, sem que você faça um pequeno lembrete. Sempre pergunte sobre descontos para idosos, para alguns cartões de crédito ou milhas aéreas e ofertas promocionais.

Quando fizer reservas para alugar um carro a partir de um aeroporto, escolhe um carro menor do que aquele que você normalmente gostaria. As frotas existentes em aeroportos são geralmente de carros grandes, porque eles são os mais utilizados pelos que viajam a negócio. É possível que você receba um upgrade, para passar de um compacto para um carro maior, gratuitamente. Fique atento, no entanto, para o fato de que os carros europeus são menores do que os similares americanos. Eles são bons para quem está pensando em viajar por estradas rurais estreitas, mas não tão úteis para quem é alto e está carregando muita bagagem, viajando com a família ou com um grupo grande. Nesses casos, não arrisque, escolha o tamanho que você necessita, caso você não consiga ganhar um upgrade.

Mais dicas para alugar um carro no exterior

Em muitos países, a transmissão manual é a norma e você vai ter que pagar um valor maior por um automático. Quando o câmbio automático for a norma, dirigir um carro com câmbio manual vai ser mais econômico e trazer menos aborrecimentos. Dirigir no exterior pode ser mais cansativo de que o que você está acostumado. No entanto, para a maioria dos brasileiros isso não acontece, porque a maioria das estradas vai estar em melhores condições do que as do Brasil. São raros os casos em que as estradas são piores, apenas quando se viaja por montanhas muito altas ou à beira de penhascos, no litoral. Se você for viajar para países como a Inglaterra ou Austrália, verifique a sua disposição para dirigir com o volante à sua direita e pelo lado esquerdo da estrada, o que pode ser bem desafiador!

Licença Internacional de Condutor

Aluguel de carros no exterior para conhecer melhor os países de destinoExiste a possibilidade, em muitos países, de exigirem que você tenha uma Licença Internacional de Condutor, a IDP (International Driving Permit), que é basicamente um papel em que se traduz sua identificação para 10 línguas diferentes, reconhecido por mais de 150 países. Se você for alugar um carro no exterior, talvez solicitem que você apresente a IDP juntamente com a sua Carteira de Habilitação usual. Para obter o documento é preciso ser maior de 18 anos.

Nos Estados Unidos existem duas agências autorizadas a fornecer uma IDP: a American Automobile Association (AAA) e a National Automobile Club. Não se engane, outros locais ou sites podem fornecer uma falsa.

Com certeza é melhor conseguir a sua IDP antes de sair de viagem, já que ela não é exatamente uma Carteira de Habilitação, apenas uma tradução da Habilitação. Você pode ser parado por policiais no exterior, e pode ser necessário apresentar a IDP e sua Carteira de Habilitação original brasileira. O melhor é sempre obedecer às normas locais de trânsito e em alguns casos, as penalidades por infração podem estar te esperando quando você voltar para casa, porque os registros, muitas vezes, são transferidos para o país de origem.

Verifique com o consulado ou embaixada do país que você vai visitar quais são as normas para os condutores estrangeiros.

Despesas com combustível – se informe antes de ir

Aluguel de carros no exterior para conhecer melhor os países de destinoAssegure-se para ter uma ideia realista sobre quanto você vai pagar para colocar combustível no carro que vai alugar no exterior. Geralmente, o combustível nos EUA é mais barato do que na maioria dos países. Mas essa não é uma regra para todos. Deixe bastante folga no seu orçamento de viagem para despesas com gasolina.

Familiarize-se com as regras locais do país que você vai visitar, estudando com antecedência detalhes por onde vai dirigir, quem tem preferência no trânsito e quando você pode virar à direita num farol vermelho. Além dos consulados, uma boa fonte de informação são os guias de viagem atualizados.

Cheque com sua companhia de seguro auto para saber se, no caso de alugar um carro no exterior, você vai estar coberto com a sua cobertura atual. Provavelmente não vai e será preciso comprar um seguro com a companhia locadora de automóveis no momento da reserva.

Ah… mais um lembrete…, não esqueça o seu mapa! Um mapa rodoviário detalhado vale muito mais do que o preço que você paga por ele! Lembre-se que os aparelhos de GPS nem sempre são precisos e um mapa atualizado pode impedir que você fique perdido!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.