As principais dicas para o momento da compra do bilhete

A maioria das pessoas não lê os termos do perfil de tarifa da passagem aérea ao realizar a compra no site da empresa. Esse é um erro muito comum que ocasiona constrangimento e aborrecimento, até mesmo problemas no momento da viagem. Nesse caso, a culpa não é da companhia aérea, mas sim de quem comprou e não leu as condições de uso daquilo que estava comprando. Para evitar problemas posteriores, veja as principais dicas para o momento da compra do bilhete.

As principais dicas para o momento da compra do bilhete
Imagem: Dollar

Direitos no perfil de tarifa

Geralmente, as empresas aéreas trabalham com 2, 3 até 5 perfis de tarifas diferentes, com valores alternados. Por isso, antes de comprar a passagem, o consumidor deve questionar: Por que esse perfil de tarifa oferece a mesma viagem com esse preço e o outro perfil com valor diferente? A resposta é simples: direitos e vantagens para os passageiros.

Remarcação e reembolso

De acordo com cada perfil de tarifa, os valores da taxa de remarcação e reembolso podem variar conforme o tipo de perfil comprado. Há passagens que não são reembolsáveis e a taxa de remarcação é alta. Todavia, para alguns bilhetes, o reembolso é feito com a cobrança de uma pequena taxa. Pode não haver custo de remarcação, apenas o pagamento da diferença de tarifa, caso haja.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Franquia de bagagens

A franquia de bagagem, tanto em número de malas quanto em peso, pode variar conforme o perfil de tarifa. Por isso, é importante verificar quantas malas realmente irá levar. Pois, uma passagem comprada com valor menor, mas que o passageiro irá despachar muita bagagem com peso elevado pode não ser lucrativo. Além de não ter os direitos do perfil uma passagem mais cara, o custo do excesso de bagagem poderia ser evitado.

Marcação de assento

Durante uma viagem em família ou entre amigos, geralmente, todos querem sentar próximos uns aos outros. Entretanto, há passagens que restringem a visualização da aeronave no momento da marcação de assentos. Outras vezes, esse benefício estará disponível apenas no momento do check-in, ou seja, esse tipo de usuário ficará com os lugares que sobrarem. Assim, alguns irão viajar longe dos demais. Além disso, os últimos lugares disponíveis estão localizados “em cima da asa”, onde todos evitam sentar devido ao barulho que incomoda durante a viagem.

Pontuação nos programas fidelidade

Geralmente, quanto mais caro custar a passagem, maior a pontuação que o passageiro receberá no programa fidelidade da companhia aérea. Esses pontos podem ser úteis tanto para uma viagem “gratuita”, paga com pontos, quanto para um futuro “upgrade”, subindo de categoria e obtendo mais vantagens, além das fornecidas no perfil de tarifa, como acesso a sala vip, maior pontuação em futuras viagens, e prioridades nos procedimentos de embarque e desembarque.

Outros benefícios

O perfil de tarifa influencia no direito a check-in prioritário, embarque e desembarque com prioridade. Normalmente, quem viaja em classe executiva tem direito ao acesso a “sala vip”, fator que, em caso de conexões demoradas, pode ajudar a passar o tempo.

Cuidado com o no-show

A maioria das companhias aéreas ainda cobra taxa de no-show, ou seja, o não comparecimento ao voo. Nesse caso, o passageiro, ao comprar a passagem, é “obrigado” a voar. Caso o contrário será penalizado com uma multa. Assim, caso seja necessário pedir reembolso ou remarcar o bilhete, faça isso antes da viagem, para que não haja essa multa.
As companhias aéreas Gol e Azul cobram a taxa de no-show dessa forma. Todavia, a TAM não cobra taxa de no-show.

Portanto, ao efetuar a compra de sua passagem aérea, verifique primeiro os direitos e benefícios de cada perfil de tarifa.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas