8 cuidados importantes ao contratar um seguro viagem

Veja os cuidados importantes ao contratar um seguro viagem e não passar aperto quando estiver fora de casa. 

Quem vai conhecer um destino diferente precisa estar preparado para se divertir e também lidar com possíveis imprevistos.

Uma das maneiras é cuidar de toda documentação e adquirir todos os serviços necessários, mas existem alguns cuidados importantes ao contratar um seguro viagem. 

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
8 cuidados importantes ao contratar um seguro viagem

Imagem: Pixabay/edar

Cuidados importantes ao contratar um seguro viagem 

Para que saiba o que verificar e quais cuidados ter ao contratar um seguro viagem, veja as dicas que separamos. 

1. Pesquisar sobre a empresa que oferece o seguro viagem

Existem diferentes seguradoras que contam com a opção do seguro viagem e enquanto algumas prestam um excelente serviço, outras reúnem reclamações.

É importante verificar a reputação da empresa, a opinião de quem já utilizou o serviço e como é feito o atendimento. Somente as que são confiáveis e bem recomendadas é que devem entrar na lista de opções. Consulte o site da SUSEP para mais informações.

2. Verifique as coberturas disponíveis

É bastante comum que seja ofertado um seguro viagem com algumas coberturas básicas sendo possível adicionar uma série de outras conforme a necessidade de cada pessoas.

 Para fazer a escolha certa, primeiro é preciso entender o que cada cobertura oferece e quais poderão ser usadas durante a visita ao seu destino. Nesse caso, é melhor que se contrate serviços a mais do que sinta falta de algum, afinal, estamos falando de sua saúde.

3. Conheça a obrigatoriedade do seguro conforme o destino

Muita gente acha que o seguro viagem é um item opcional, isso é verdade dependendo de para onde se está indo. 

Nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, existem cuidados importantes ao contratar um seguro viagem, isso porque é um serviço obrigatório para que a pessoa possa ter acesso a esses territórios.

Além de haver obrigatoriedade do seguro, é preciso que ele contemple algumas coberturas mínimas, se essas não estiverem contratadas o turista terá a sua entrada impedida. 

Em lugares onde o seguro viagem é opcional, sempre é recomendado contar com algum, mesmo que ele seja básico. Dessa forma, se precisar de cuidados médicos não terá de arcar com todas as despesas.

4. Contrate pelo período correto

Na hora de contratar o seguro viagem é preciso ficar atento com a validade dele. É necessário informar quais dias ficará em viagem para fazer adesão no período certo, porém, o que confunde muita gente é quando a contagem deve começar.

O correto é considerar a data de embarque e não de chegada ao destino. Na volta conte o dia em que chegará de volta a sua cidade, dessa forma estará protegido durante todo o percurso.

5. Considere fazer um plano anual

Dependendo do tempo em que ficará viajando ou da frequência em que visita outros destinos, pode ser mais vantajoso optar por um plano anual.

Ele terá uma validade muito maior, não sendo preciso contratar toda vez que for viajar e muitas vezes o valor anual acaba sendo muito mais vantajoso do que por períodos menores. 

6. Saiba a diferença entre seguro viagem e assistência viagem

Um dos cuidados importantes ao contratar um seguro viagem é em relação a sua nomenclatura, apesar de parecer se tratar do mesmo produto são coisas completamente distintas.

No caso da assistência viagem, a operadora arcará com todos os custos e o viajante não precisa desembolsar nenhum valor. Essa opção pode parecer interessante, porém, é preciso verificar se existe rede credenciada no destino e não há a possibilidade de escolher onde deseja ser atendido.

Já no seguro viagem a pessoa arca com os custos das despesas médicas e depois solicita o reembolso mediante apresentação dos comprovantes. A vantagem nesse caso é que se tem mais locais de atendimento para escolher e a cobertura ocorre praticamente em todo mundo.

7. Compare as opções existentes 

Entendendo um pouco mais sobre o funcionamento do seguro viagem é possível comprar diferentes opções para escolher a melhor.

Nesse caso deve-se considerar a prestadora do serviço, coberturas que estão sendo oferecidas, valores e até mesmo descontos. Avalie diferentes fatores para saber qual é o mais vantajoso antes de decidir.

8. Leia o contrato com atenção

Esse é um dos cuidados importantes ao contratar um seguro viagem que não podem ser esquecidos.

No contrato estarão estabelecidos todos os termos de uso do seguro, as coberturas que estão inclusas, as excluídas, quais são as regras de reembolso, o que pode impedir o uso do serviço e muitas outras.

 Por mais que já tenha conversado com o corretor sobre o funcionamento, é preciso ler o contrato com atenção, pois, algum detalhe pode ter sido esquecido e isso pode influenciar na hora em que precisar do serviço.

Depois de conhecer os cuidados importantes ao contratar um seguro viagem estará pronto para aderir a esse serviço e aproveitar ao máximo o seu destino.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.