São Paulo é uma cidade enorme e seus habitantes vieram de diferentes lugares. Em muitos pontos há predominação de cultura bastante diversificada. Conheça aqui alguns bairros de São Paulo com influência de outros países na arquitetura e cultura.
A capital paulista é a maior cidade brasileira, com cerca de 1521,1 km² e população em torno de 12.106.920 (IBGE 2017). O município recebeu influências gastronômicas, arquitetônicas e culturais diversificadas.
Afinal, recebeu muitas famílias de todos os pontos do mundo, além de monumentos e edifícios arquitetados por descendentes e imigrantes. Como sendo uma cidade acolhedora, São Paulo ainda recebe pessoas de todas as partes do país e do mundo.
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
E para que todos se sintam “em casa”, existem muitos bairros que remetem a cultura, arquitetura e tradição de outros países. Conheça aqui quais são os bairros de São Paulo com influência de outro país.
Bairros de São Paulo com arquiteturas e cultura de outros países
Basta andar por alguns bairros de São Paulo para ver a forte influência arquitetônica e cultural de outros países. Selecionei aqui alguns deles para você conhecer.
1. Influência italiana
A arquitetura italiana é muito vista em diferentes bairros da capital paulista. Sua forte presença se faz nos bairros Mooca, Brás, Belenzinho e Bixiga. Esses bairros, no passado, receberam imigrantes e eram chamados de vilas operárias. A influência da arquitetura italiana pode ser vista em diferentes projetos:
- Museu do Imigrante, antiga Hospedaria de Imigrantes (Mooca)
- Palácio das Indústrias (Brás)
- Paróquia São Miguel Arcanjo (Mooca)
- Arcos da Jandaia (Bixiga)
- Teatro Gamaro (Mooca)
2. Influência francesa
Muitos são os pontos da cidade com arquitetura francesa, porém, alguns bairros se destacam mais. Conheça os projetos arquitetônicos que remetem à França:
- Theatro Municipal (República)
- Museu do Ipiranga (Ipiranga)
- Casa das Rosas (Paraíso)
3. Influência Africana
São Paulo também tem muito da cultura africana, inclusive nos bairros fundados por imigrantes de outros países. Conheça algumas:
- Casa Mestre Ananias (Bela Vista)
- Museu Afro Brasil (Parque Ibirapuera)
- Escola de samba Nenê de Vila Matilde (Vila Salete)
4. Influência Japão
O Japão também está presente em diversos bairros de São Paulo. A presença mais forte se concentra no bairro Liberdade, com a maior colônia nipônica, diversas lojinhas com produtos do país, iguarias asiáticas e até postes de luzes orientais. Alguns pontos turísticos mais marcantes são:
- Museu Histórico da Imigração Japonesa (Liberdade)
- Pavilhão japonês (Parque Ibirapuera)
5. Influência Árabe
Você adora comer esfihas e quibes? São muitas coisas trazidas pelos árabes ao Brasil, não é mesmo? A 25 de Março, por exemplo, que é o maior centro de comércio do país, foi marcada no seu início por vendedores ambulantes árabes. Alguns prédios que marcam essa cultura na capital são:
- Mesquita Brasil (Cambuci)
- Palacete Rosa (Centro)
- Memorial à Amizade (Paraíso)
No geral, a Mooca é conhecida como um reduto de imigrantes italianos, a Liberdade dos orientais, Bom Retiro dos judeus e Guaianases se tornou bairro de haitianos e africanos.
Aproveite para conhecer 11 destinos nacionais que lembram outros países.
Influência estrangeira nos nomes de alguns bairros de São Paulo
Conheça aqui a influência estrangeira nos nomes de alguns bairros de São Paulo:
- Aclimação: Paris, inspirado no Jardin d’Acclimatation.
- Morro dos Ingleses: inspirado na presença dos britânicos que transformaram chácaras do alto do Bixiga no São Paulo Country Club.
- Perus: entre as lendas, o nome faz referência ao país vizinho, Peru.
- Riviera Paulista: faz referência às rivieras francesa e italiana que eram belas.
E você, conhece outros bairros e arquiteturas nos bairros de São Paulo com influência de outro país?
Deixe um comentário