Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Sete dicas para uma viagem mais sustentável

Conheça dicas simples, mas que vai ajudar os destinos visitados a se manter mais saudáveis.

Sete dicas para uma viagem mais sustentável

Fontes: www.verdexmi.org

As práticas de um turista sustentável, contribui muito para manter o destino visitado mais saudável. Com atitudes simples é possível que o turista contribua com o meio ambiente e elas vão desde o planejamento da viagem até o meio de transporte escolhido.

Sem contar que o turista precisa optar por acomodações que ofereçam equipamentos mais eficientes, além de usar a energia e a água mais racionalmente. Com atitudes simples, o turista responsável consegue beneficiar a economia e o desenvolvimento dos locais que visitou. Para contribuir para essas atitudes, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) criou, mundialmente, a campanha Passaporte Verde, assim, contribuindo para o turismo sustentável.

Passaporte Verde

O Passaporte Verde é um guia que traz orientações e dicas para um novo tipo de turismo. Esse guia está ganhando cada vez mais espaço no mundo todo, pois respeita o meio ambiente e favorece a economia local, além do desenvolvimento social e econômico nas comunidades.

Assim que escolher o destino, o turista é incentivado a buscar informações sobre a região que vai visitar, assim como a tradição do seu povo, garantindo assim uma convivência melhor em sua permanência no lugar. E para aumentar mais o impacto social da viagem realizada, o turista poderá dar uma finalidade mais cultural para seus livros e revistas já lidos, entregando para escolas no local, por exemplo.

Outras coisas que poderão fazer é conhecer as unidades de conservação do local, como áreas de proteção ambiental, parques, reservas particulares, reservas de desenvolvimento sustentável, além de outras. Sem contar que, ao fazer a mala, o turista ainda deve pensar na quantidade de itens levar na bagagem, pois estes aumentam o impacto da viagem por emitir gás carbônico e lixo que determinados itens geram. A dica é levar o mínimo possível e comprar no destino itens de higiene e alimentos.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Dicas para uma viagem mais sustentável

Conheça aqui sete dicas para tornar a sua viagem mais sustentável:

  1. Opte por meios de transportes que poluem menos e lugares que tenham menos concentração de turistas. Além disso, uma alimentação saudável causa menos impacto no meio ambiente.
  2. Pesquise sobre o destino que visitará, como pontos turísticos, alimentação, hospedagem, costumes, entre outros. Mantenha suas vacinas em dia e veja também se existe falta de água por lá. Uma dica muito importante é verificar a vestimenta da comunidade que você vai visitar e respeitá-las.
  3. Se você é do tipo que gosta de levar para casa lembrancinhas para distribuir entre os amigos e familiares, opte por levar artesanato local. Fuja dos souvenirs que são tirados da natureza como pedras, corais e pedaços de construção histórica.
  4. Faça sua mala conscientemente, pensando no que você realmente precisa levar. Quanto mais produtos levar, mais impacto você vai causar. No caso de descarte de pilhas e baterias, faça isso em local apropriado para esse fim.
  5. Opte por instalações que mantêm o local preservado, além de trabalhar com sustentabilidade nos serviços. Isso vale para hotéis até casas alugadas.
  6. Quando for fazer compras, prefira comprar de pequenos produtores, no comércio local.
  7. Por último, difunda essas atitudes para seus amigos, como não jogar lixo e recolhê-los de trilhas e praia.

Com essas dicas colocadas em prática, você poderá contribuir com o meio ambiente.

– Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.