Conheça dicas simples, mas que vai ajudar os destinos visitados a se manter mais saudáveis.
As práticas de um turista sustentável, contribui muito para manter o destino visitado mais saudável. Com atitudes simples é possível que o turista contribua com o meio ambiente e elas vão desde o planejamento da viagem até o meio de transporte escolhido.
Sem contar que o turista precisa optar por acomodações que ofereçam equipamentos mais eficientes, além de usar a energia e a água mais racionalmente. Com atitudes simples, o turista responsável consegue beneficiar a economia e o desenvolvimento dos locais que visitou. Para contribuir para essas atitudes, o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) criou, mundialmente, a campanha Passaporte Verde, assim, contribuindo para o turismo sustentável.
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
Passaporte Verde
O Passaporte Verde é um guia que traz orientações e dicas para um novo tipo de turismo. Esse guia está ganhando cada vez mais espaço no mundo todo, pois respeita o meio ambiente e favorece a economia local, além do desenvolvimento social e econômico nas comunidades.
Assim que escolher o destino, o turista é incentivado a buscar informações sobre a região que vai visitar, assim como a tradição do seu povo, garantindo assim uma convivência melhor em sua permanência no lugar. E para aumentar mais o impacto social da viagem realizada, o turista poderá dar uma finalidade mais cultural para seus livros e revistas já lidos, entregando para escolas no local, por exemplo.
Outras coisas que poderão fazer é conhecer as unidades de conservação do local, como áreas de proteção ambiental, parques, reservas particulares, reservas de desenvolvimento sustentável, além de outras. Sem contar que, ao fazer a mala, o turista ainda deve pensar na quantidade de itens levar na bagagem, pois estes aumentam o impacto da viagem por emitir gás carbônico e lixo que determinados itens geram. A dica é levar o mínimo possível e comprar no destino itens de higiene e alimentos.
Dicas para uma viagem mais sustentável
Conheça aqui sete dicas para tornar a sua viagem mais sustentável:
- Opte por meios de transportes que poluem menos e lugares que tenham menos concentração de turistas. Além disso, uma alimentação saudável causa menos impacto no meio ambiente.
- Pesquise sobre o destino que visitará, como pontos turísticos, alimentação, hospedagem, costumes, entre outros. Mantenha suas vacinas em dia e veja também se existe falta de água por lá. Uma dica muito importante é verificar a vestimenta da comunidade que você vai visitar e respeitá-las.
- Se você é do tipo que gosta de levar para casa lembrancinhas para distribuir entre os amigos e familiares, opte por levar artesanato local. Fuja dos souvenirs que são tirados da natureza como pedras, corais e pedaços de construção histórica.
- Faça sua mala conscientemente, pensando no que você realmente precisa levar. Quanto mais produtos levar, mais impacto você vai causar. No caso de descarte de pilhas e baterias, faça isso em local apropriado para esse fim.
- Opte por instalações que mantêm o local preservado, além de trabalhar com sustentabilidade nos serviços. Isso vale para hotéis até casas alugadas.
- Quando for fazer compras, prefira comprar de pequenos produtores, no comércio local.
- Por último, difunda essas atitudes para seus amigos, como não jogar lixo e recolhê-los de trilhas e praia.
Com essas dicas colocadas em prática, você poderá contribuir com o meio ambiente.
– Artigos relacionados:
Deixe um comentário