Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Passagens aéreas mais baratas

Se você está planejando sair de férias com a família, já sabe que as passagens aéreas são a parte mais cara da viagem, no Brasil ou para o exterior. Veja algumas dicas.

Passagens aéreas no Brasil costumam ter um custo alto. Pagamos conforme a taxa de câmbio do dólar, além do alto custo das taxas dos aeroportos e dos impostos.

Para tentar economizar e buscando maior flexibilização de roteiros e companhias aéreas, o consumidor, já há algum tempo, trocou a compra de passagens em agências de turismo por sites de venda de passagens ou sites das companhias aéreas.

Passagens aéreas mais baratas – veja algumas dicas

Imagem: R7

A busca por preços mais vantajosos, porém, tem revelado algumas surpresas e decepções, porque os preços variam bastante entre as diversas companhias, as datas e horários diferentes, o local e a data da compra. Ao viajar para Paris com uma amiga, eu comprei a passagem aérea, com dois meses de antecedência, acreditando que estava fazendo um bom negócio. Minha amiga decidiu viajar depois e comprou a passagem com duas semanas de antecedência. A surpresa foi que o preço estava 40% menor do que eu havia pago! Portanto, duas pessoas que vão viajar juntas, podem encontrar preços bem diferentes, na mesma companhia aérea, para o mesmo dia, se comprarem em períodos diferentes.

Para quem já pesquisou e conhece as variações de preço já há uma certeza, a terça-feira é o melhor dia melhor para se viajar, considerando o preço da passagem aérea. E aqui vão mais algumas dicas para te ajudar nas pesquisas e encontrar a melhor oferta de preço para a sua viagem:

Imagem: Guiadasemana

1) Promoções em sites de viagem

Os sites de viagem como Melhores Destinos, Decolar, Momondo, por exemplo, fazem pesquisas junto às companhias aéreas e enviam avisos no seu celular com promoções nos preços das passagens. Atenção para a categoria da passagem, a maioria das promocionais não permitem cancelamento, cobram multas por remarcações e não pontuam milhas.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Promoções em sites de viagem

Imagem: Skyscanner

É interessante pesquisar em vários sites, porque cada um deles tem acordos diferentes com as empresas aéreas. Eles possuem filtros para você chegar ao resultado mais conveniente.  O site Skyscanner tem aplicativo para seu celular que envia alertas sobre redução de preços das tarifas que te interessam.  Além disso, ele busca ofertas de tarifas para qualquer destino, em qualquer país do mundo, se você topa viajar para qualquer lugar desde que seja barato.

2) Cotação nas empresas aéreas

Depois de obter informações nos sites de viagens, consulte também os das empresas aéreas. A diferença é que não haverá a cobrança da taxa de serviços, cobrada pelos intermediários, além de ser possível encontrar promoções ainda melhores. Há empresas aéreas, como a Lufthansa e a AirFrance-KLM, que estão adotando taxas extras para passagens vendidas em sites de viagem, que, sendo intermediários, fazem concorrência com as vendas realizadas diretamente com a companhia.

3) Prepare-se para ser flexível nas datas

Se deseja dar prioridade à economia, vai precisar ser flexível com as datas de ida e de volta de sua viagem. Os valores mudam bastante, de acordo com os dias da semana. Se for se hospedar em um hotel, verifique se a necessidade de pagar uma diária extra vai compensar mudar o dia da sua viagem. As tarifas mais caras são às sextas-feiras e aos domingos. De terça a quinta os preços são mais baixos.

4) Feriados e alta temporada de verão têm preços mais elevados

Se for possível evite viajar na alta temporada, mas se precisa aproveitar as férias escolares das crianças, prepare-se para pagar mais. Caso contrário, de fevereiro a junho os preços já são reduzidos, da mesma forma que de agosto ao início de dezembro.

5) Horários com preços mais em conta

Os vôos mais longos, com duas e até mais conexões, são mais baratos. Mas, cuidado, você pode ter que passar um dia inteiro de suas férias em aeroportos e em trânsito. Os vôos noturnos, que chegam antes do amanhecer, também são mais em conta. Em hotéis, entretanto, você não poderá ocupar o quarto reservado antes da hora do check-in, que costuma ser às 12:00hs.

6) Pesquisar e comprar de madrugada

A experiência de quem viaja já comprovou que os preços das passagens aéreas são menores ou aparecem promoções nos finais de semana e de madrugada. As agências de turismo e companhias aéreas mantêm preços mais elevados nos dias úteis, visando o público que viaja a trabalho. Não deixe de tentar em horários alternativos.

7) Muita antecedência não garante bom preço

As empresas aéreas abrem a venda de passagens para um voo com um ano de antecedência, em média. Há algum tempo atrás muitos acreditavam que se devia garantir lugar e preço para viagens com 6 e até 8 meses de antecedência. Mas os preços iniciais são mais altos e se o voo não estiver lotado o valor vai cair com a aproximação da data da viagem.

Entretanto, esperar pela promoção de última hora pode não valer a pena. Alguns estudos demonstraram que o tempo de antecedência ideal para uma viagem é de aproximadamente 60 dias, no caso de voos internacionais.

No entanto, para passagens aéreas no Brasil, na classe econômica, um estudo realizado pela Expedia demonstrou que a antecedência ideal é de 21 dias, em média. Isso porque, para voos domésticos, o brasileiro tem o costume de começar a pesquisar um mês antes da viagem e compra em seguida. Nesse momento, os preços estão mais baixos, porque as empresas desejam garantir voos cheios e, portanto, lucrativos. A diferença pode chegar a 40% e a partir daí esperar mega promoções já passa a ser arriscado.

Se você está procurando por pacotes de viagem, pode ser interessante checar ofertas em data mais próxima da viagem, porque surgem lugares vagos em razão de cancelamentos nos voos charter.

8) Tente escapar da identificação do seu computador

Tente escapar da identificação do seu computador

Imagem: Band.uol

Fique atento para que o site de pesquisa de passagens não identifique seu computador através do IP. Ao registrar que você está interessado no preço de uma passagem na internet, o site começa a aumentar os preços. Essa é uma estratégia para forçar a venda e o consumidor fica com a impressão de que a compra precisa ser urgente, porque os lugares estão acabando. Apesar de existirem poucas pesquisas que provem essa prática, muitos já perceberam que ela existe.

A solução é trocar de navegador ou limpar os cookies do seu computador, quando for refazer a pesquisa. São exatamente os cookies que fornecem as informações para monitorar sua navegação na internet e são eles que mostram o seu interesse de compra. Outra dica é utilizar um outro idioma, quando pesquisar novamente, não mostrando que você se encontra no Brasil. Selecione o inglês ou outro idioma.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.