Como você pode aproveitar a cidade de Praga ao máximo?

Vai conhecer a cidade de Praga? Então aproveite as dicas desse artigo e curta ao máximo a sua viagem!

Imagem: Roberta Clarissa Leite

Se você gosta de passar horas caminhando por ruas medievais, de admirar a arquitetura secular de inúmeras construções, seu destino pode ser a capital da República Tcheca, Praga. Conhecida como a cidade das cem torres ou cidade de ouro, ela se estende próxima ao rio Vltava  e carrega séculos de história e beleza. Situada no coração da Europa, faz divisa ao norte com a Alemanha, ao leste com a  Eslováquia, ao sudoeste com a Áustria e ao nordeste com a Polônia.

A língua oficial do país é o tcheco, para um turista pode ser impossível de ser entender uma única palavra ou mesmo tentar memorizar o nome de uma rua. Mas não se preocupe, o inglês ajuda também por aqui.  Não somente nos centros turísticos da cidade, como em restaurantes e lojinhas de souvenir, é possível usar a língua inglesa sem problemas.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Os brasileiros a cada ano visitam mais este país que tem mais de mil castelos. De acordo com Luiz Fernando Destro, representante em São Paulo do escritório turístico da República Tcheca, em depoimento à imprensa, foram  43 mil turistas brasileiros em 2011, um número bem maior do que no ano de 2007, 11 mil.

A República Tcheca é membro da União Europeia desde 2004, mas não adotou o euro, a moeda local é a Koruna tcheca. Dólares e euros são facilmente trocados por korunas em casas de câmbio espalhadas pelo centro.  O país faz parte do espaço Schengen desde 2008, que dá ao turista o direito de permanecer por 90 dias sem a necessidade de visto. Mas há alguns requisitos que você deve seguir: portar um passaporte válido por 180 dias; seguro saúde internacional; comprovante de recursos financeiros suficientes para o período da estadia e comprovante de hospedagem. É importante lembrar, que ao pagar o seguro de saúde, você terá cobertura em todos os países do espaço Schengen, assim você pode aproveitar e esticar sua visita aos países vizinhos, sem para isto precisar de outro seguro. Além de garantir bom atendimento, caso precise, ou ao menos, estar preparado para qualquer imprevisto.

O castelo de Praga, onde funciona o gabinete do presidente, é visita obrigatória. O monumento descansa na parte alta acima do rio Vltava e dá ao visitante uma vista exuberante de seu esplendor. Ele é um complexo arquitetônico com igrejas, capelas, torres, palácios e salões de representação. Não esqueça a troca de guarda, evento que ocorre de hora em hora e sempre atrai muitos curiosos.

É na Cidade Velha que se encontra o famoso relógio astronômico.  A cada hora cheia uma multidão se aglomera diante do monumento, para ver a procissão dos 12 apóstolos que se movem lentamente guiados por São Pedro.  Ao final dessa apresentação um galo canta e o relógio marca a hora, geralmente entre aplausos dos transeuntes e telespectadores que não perdem  a oportunidade de fotografar cada instante.

O rio Moldava(Vltava) que corta a cidade tem 430 km de extensão, é navegável e dispõe de navios- restaurantes e passeios de catamarãs durante dia e noite. Uma das pontes, a Ponte Carlos é também cartão postal da cidade.  Liga, com seus 520m de extensão, a Cidade Velha a Malá Strana. Foi construída em 1357, no lugar da antiga Ponte Judite. Se você deseja visitar Praga mais uma vez não deixe de tocar uma das estátuas da ponte, a de São João Nepomuceno. Acredita-se que ao tocá-la você voltará em breve à cidade. Superstições à parte ,há 30 estátuas ao longo dela, uma galeria de arte a céu aberto.

Que tal aproveitar os melhores lugares de Praga para tomar cerveja?

E os sabores da República Tcheca? São vários. A cerveja é orgulho nacional, com fabricação local, tem sabor encorpado e não deve ser tão gelada como costumamos beber no Brasil. A tipo Pilsen foi criada na cidade tcheca de mesmo nome, distante 90km da capital. Você já provou a cerveja brasileira da marca Bohemia? O nome Bohemia é o nome de uma das regiões onde se encontra o país (são três: Moravia, Silésia e Bohemia), ou seja, cerveja tem uma ligação bem peculiar com os tchecos.  Acredita-se que o país está até à frente da Alemanha no consumo da bebida por ano. Cerca de 156,9 litros por pessoa a cada ano.

A cozinha tcheca tem suas especialidades, entre elas o Knedlíky, uma massa cozida cortada em rodelas que acompanha carne de porco ou goulash. Funciona como guarnição, eu diria que no lugar do nosso feijão ou arroz, que pouco se come aqui. O tcheco saboreia também antes da refeição principal sopas. A tradicional é a  česneková polevka, ou a sopa de alho, servida bem quente com torradas, é uma ótima pedida no inverno para driblar o frio, que chega aos 5 graus negativos durante os meses de dezembro a fevereiro.

O que ver e fazer na cidade de Praga

Ao visitar a cidade de Praga, você vai ter muitas opções de passeios e lugares para conhecer. Entre os principais atrativos da cidade, além dos informados acima, destacamos:

  1. Prašná Brána (Power Tower)

É uma torre que fica na porta de entrada da cidade antiga, conhecida como sendo um dos 13 portões da cidade. Porém, anos após a sua construção, ela passou a servir de para os militares, onde estes guardavam pólvora. O lugar é muito bonito e vale a pena vários flashes.

  1. Cidade Nova

Situada na parte nova da cidade de Praga, o atrativos do local são inúmeros e entre eles, vale a pena relaxar na Praça Wenceslau. Depois, siga até o Museu Nacional com suas obras históricas e aproveite a avenida ao máximo.

  1. Relógio astronômico de Praga

Ele fica na Praça da Cidade Antiga, bem na lateral da parede do Town Hall, que hoje é a prefeitura da cidade. Nele você poderá ver as horas e também a posição do sol e da lua, além de outros detalhes, como o mostrador-calendário que possui medalhões para representar os meses.

A cada troca de hora, você ainda poderá apreciar um show mecânico, onde acontece a Caminhada dos Apóstolos.

  1. Ponte Carlos

Charles Bridge, como é chamada, está entre as atrações mais importantes da cidade e fica sobre o Rio Moldava. A ponte faz conexão entre o Castelo de Praga com a cidade antiga e vale muito a pena registrá-la, pois ela é feita em pedra e possui 30 estátuas para sua decoração, além de render uma vista maravilhosa da cidade.

Praga está entre os destinos mais baratos do mundo!

  1. Petrin Hill

Essa extensa área verde é um dos melhores parques da cidade de Praga. Lá você poderá conhecer uma torre, parecida com a Torre Eiffel. Mas para chegar ao parque é preciso subir ao topo de uma colina de bonde ou a pé, se preferir. A vista da cidade de Praga é incrível!

24 Comentários

Maria José da Conceição Serraglio

Olá Roberta, como vai?

Estou precisando de algumas informações e acabei chegando no seu blog, que aliás é muito interessante e você é muito atenciosa!
Gostaria de explicar melhor por e-mail e ver se você consegue me ajudar, você pode me retornar,
por favor? E em breve pretendo conhecer República Tcheca e, se possível, ter você como guia!

Muito obrigada!

Comentar
Cinthia

Olá Roberta, tudo bem?

Minhas dúvidas são as mesmas que a da Lara, nos comentários anteriores… Teria como você me mandar informações também?

Desde já agradeço, beijos!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá Cinthia,

Vou te adicionar em um grupo do Google Drive, lá eu disponibilizei materiais para estudar tcheco, ok?

Abraços!

Comentar
Humberto Fernandes

Olá, Roberta! Como vai?
Gosto de viajar e a República Tcheca é uma idéia para o futuro… Mas não gosto daquela viagem tipo “10 países em 20 dias”, prefiro esmiuçar uma região ao máximo. Costumo ter tempo limitado devido o trabalho, então teria de 7 a 10 dias (fora os dias de viagem, 2 pra ir e 2 pra voltar) pra ficar tranquilo… Acha que em 7/10 dias dá pra explorar bem o país?

Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Humberto

Certamente! Praga é uma cidade pequena, muitos passeios você pode fazer caminhando. Com 3 a 4 dias você conhece os pontos principais e ainda pode dar uma esticadinha e visitar, por exemplo, outros locais fora de Praga, como os Castelos Karlstejn(40 km de Praga), ou Konopiste(47 km), também belíssimos.

Obrigada pela visita e qualquer dúvida é só escrever, boa viagem!

Comentar
Humberto Fernandes

Olá, Roberta! Como vai?
Gosto de viajar e a República Tcheca é uma idéia para o futuro… Mas não gosto daquela viagem tipo “10 países em 20 dias”, prefiro esmiuçar uma região ao máximo. Costumo ter tempo limitado devido o trabalho, então teria de 7 a 10 dias (fora os dias de viagem, 2 pra ir e 2 pra voltar) pra ficar tranquilo… Acha que em 7/10 dias dá pra explorar bem o país?

Obrigado e parabéns pelo belo trabalho

Comentar
Lara

Muito obrigada pela atenção e pelas informações, Roberta. Esqueci de comentar, mas esse post é sensacional, e seu blog ainda mais! Com toda a certeza do mundo vou acompanhar os posts.
Já que você tocou no assunto de aprender tcheco previamente, gostaria de fazer uma pergunta. Falo inglês fluentemente, mas sei que isso não é suficiente para trabalhar e morar em Havlíčkův Brod, pois grande parte dos moradores da cidade desconhece o inglês. Minha amiga me ajuda como pode, mas ela não é professora e não sabe muito bem como explicar as regras da língua. Todo meu conhecimento acerca de tcheco resume-se a substantivos, que não tenho dificuldade em memorizar ou reconhecer e entender, quando são ditos no meio de uma frase. Portanto, gostaria de saber se você conhece alguma maneira de aprender um pouco mais de tcheco online. Infelizmente, na minha cidade, não existem cursos voltados para o aprendizado da língua.
Compreendo que encontrar um emprego em outro país ainda residindo em solo brasileiro, no meu caso, será difícil. Minha amiga, apesar de ter boa vontade, é apenas estudante. Visitei os links que você disponibilizou (obrigada, aliás!) e pelo que entendi, o comprometimento e vontade da pessoa que vai te contratar na República Tcheca também têm que ser grandes, porque indicar um estrangeiro pra trabalhar por lá também dá trabalho pra eles. Gostaria de perguntar, Roberta, caso você possa responder, sobre a sua experiência. Li no seu blog que você conseguiu a permanência por ter se casado com um cidadão tcheco. Mas, antes disso, como você chegou à República Tcheca? O que te levou ao país e como você conseguiu ficar por lá até o casamento? Desculpe se as perguntas forem muito pessoais! É que é muito difícil encontrar um brasileiro residente tcheco que se disponha a falar sobre o assunto.
De qualquer forma, agradeço!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Lara! Obrigada pela visita mais uma vez! Enviei mais detalhes para seu e-mail.

Abraços!

Comentar
Lara

Olá, Roberta! Há seis anos conheci pela internet uma garota tcheca que viria a se tornar uma grande amiga com o passar do tempo. Me apaixonei perdidamente pelo país, cultura, comida, música, cinema! Finalmente, depois de tantos anos, estou de viagem marcada para visitá-la em julho do ano que vem, em Havlickuv Brod. Há anos sei que quero me mudar do país, e sinto que realmente o país que meu coração escolheu para fixar residencia é a República Tcheca! Contudo, pouco ou quase nada se encontra na internet a respeito de estadia legalizada/residencia fixa nesse país. Para que um visto de trabalho seja conseguido, é necessário arranjar um trabalho antes mesmo de sair do país? Minha amiga está pronta para me dar todo o.suporte necessário nesse começo difícil, mas não sei nem por onde começar! Preciso de ajuda. Caso você gentilmente possa me auxiliar com informações, ficarei muito grata!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Lara!Tudo bem? Obrigada por ler o artigo. Como você deve saber como turista brasileira você não precisa de visto, a estadia neste caso é de 90 dias. Para permanecer mais do que isso é necessário visto. Há dois tipos. Copio aqui o que diz no site da Embaixada Tcheca no Brasil: “Visto de longo prazo – permissão de residência de longo prazo (estadia de mais de 90 dias).
Para permanecer por mais de três meses na República Tcheca, os estrangeiros precisam de visto. O visto de longo prazo (tipo D) é válido somente para a República Tcheca e emite-se para o período máximo de seis (6) meses. Para estadia acima de 6 meses, é preciso pedir a permissão para “residência de longo prazo”. A permissão de residência de longo prazo tem a máxima validade de um ano. Após esse período tem de se renovar na Polícia Estrangeira na República Tcheca. Aproveitamos para avisar que o prazo de emissão deste tipo de visto é no mínimo 60-90 dias (estudantes) e 90-120 dias (trabalhadores e outros) devido às alterações entradas em vigor no dia 1 de janeiro de 2011 – c
Sem ter o visto concedido oficialmente, não aconselhamos marcar passagem, etc.

Ou seja, o melhor é vir com o trabalho garantido. Não descarto que, por exemplo, algumas pessoas vem como turista e no período desses 90 dias conseguem um contrato de trabalho, depende dos contatos de sua amiga, porém você teria um tempo limite, os 90 dias como turista para conseguir e ter esse documento “aceito” pela polícia estrangeira. O problema é que há burocracia e demanda tempo. O melhor é vir com tudo organizado, você ainda tem tempo já que virá somente em julho. Um conselho, estude a língua tcheca. Em Praga dá para se viver com inglês, mas se você morar em pequenas cidades fica difícil. No mais se quiser manter contato tenho um blog(ainda novo) sobre a vida na Rep. Tcheca, moro aqui há mais de 2 anos

Comentar
Renata Cunha

Boa noite Roberta!
Acabei de emitir meu bilhete para conhecer Praga (Leste Europeu qse todo) em outubro,minha grande dúvida é quanto ao clima, se ainda pego um calorzinho ou devo me preparar pro frio?
Vou sozinha e se vc tiver dicas de lugares bons a noite pra conhecer gente bacana, eu agradeço!
Grande abraço!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Renata!

Que ótimo! Certamente você vai gostar muito da cidade. Em outubro já é outono e a temperatura cai, para quem é brasileiro já sente um pouco o friozinho, mas nada que um belo cachecol não resolva :) É possível dias de sol, claros e de céu azul, porém com a temperatura baixa, acho que entre uns 12 a 15 graus, é difícil dizer porque muda muito, mas é bom estar preparada. A parte antiga é bem pequena e você vai poder andar a pé pelas ruas históricas, há muitos pubs, restaurantes por todo lado. Há uma página no facebook “Brasileiros em Praga”, muita gente troca dicas e se conhece através de lá, você pode dá uma olhada. Abraços e boa viagem!!!

Comentar
Mônica

Olá , Roberta!
Estarei em Praga em dezembro deste ano.
Gostaria de sugestão de um local para passar a noite de Natal.

Obrigada,

Mônica.

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Mônica!

O Natal em Praga é muito belo, você pode curtir a atmosfera da cidade que se veste de Natal. A Praça da cidade Velha tem feirinhas com produtos natalinos, desde comidas, bebidas e artesanatos, vários outros pontos também recebem programação com corais, feiras e apresentações durante as noites que antecedem o dia de natal(Praça Venceslau, Havelské, Namesti Miru). Apesar de ser uma festa comemorada em família, como fazemos no Brasil, você pode ter sua ceia em um restaurante local, e assistir concertos em igrejas/teatros ( Klementinum, Casa Municipal, Rudolfinum, etc).Lembre-se que a temperatura cai e o natal em Praga é bastante frio, boa viagem e obrigada pela visita.

Comentar
Diego Machado

Olá
Eu estou pensando em fazer faculdade em praga, o que eu preciso para conseguir me manter no país. Digo para morar enquanto estiver estudando.

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Diego. Obrigada pela visita na nossa página. Se você vier para estudar, é certo que a faculdade na qual você estará matriculado vai orientá-lo quanto à documentação exigida. Você deverá entrar com pedido de visto de residência temporária, emitido pela polícia de imigração mediante a documentação(matrícula na faculdade, passaporte válido, seguro saúde pago válido em território tcheco, etc). Você deve dar início no pedido do visto ainda no Brasil através da Embaixada tcheca em Brasília ou no Consulado tcheco em São Paulo.
Boa sorte!

Comentar
Cleiton

Olá
Eu me apaixonei por Praga , mais não queria ir por Turismo e sim pra morar ou mesmo apenas passar um bom tempo aê…como eu faria pra ir pra ir ?

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá, Cleiton

Obrigada pela participação. Como turista você pode permanecer até 90 dias. Depois desse período, neste caso, para morar, você tem que entrar com o pedido de residência temporária na polícia de imigração da República Tcheca, para isso você tem que ter um convite oficial de trabalho e ter toda documentação exigida. Outra situação é como estudante, também com a documentação da universidade. E por fim se você vai casar com uma pessoa nativa do país.

Espero que tenha esclarecido sua dúvida, abraço!

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá Eliane,

Obrigada por visitar nosso site! Sim, Praga 1 e 2 são os pontos onde se localiza o centro da cidade, digamos, a parte turística principal, nestes locais encontramos principalmente apartamentos, a maioria para aluguel, são caros em relação ao tamanho, por causa do local, e às vezes muito pequenos para uma família. Em relação à distância de Praga 5, 6, 7 etc, a sucessão de números não implica na distância, por exemplo, há pontos em Praga 4 que são mais distantes do centro do que Praga 8. Você deve começar a se familiarizar com o mapa da cidade. Casa em Praga custa caro, muitas pessoas que sonham em morar em casa por aqui acabam comprando fora de Praga, há locais há 20km, 30km do cinturão do centro de Praga onde você encontra casas grandes, com jardim e garagem pelo preço de um apartamento pequeno no centro. Depende muito do que você imagina para sua família. Uma opção são as construções novas de condomínios de casas nesses locais, mas claro, o ideal é se você tem carro, porque essa distância que eu citei(fora de Praga) não tem metrô, só ônibus.
Espero ter esclarecido um pouco as suas dúvidas, qualquer pergunta, estamos por aqui!
Boa sorte!

Comentar
Eliane

Olá Roberta!

Muito bom e muito bem escrito o seu blog. Parabéns.

Já estivemos andando pela República Tcheca e o deslumbramento, a paixão, foram imediatos. Agora decidimos que queremos viver uns anos fora do Brasil e Praga foi a cidade eleita. Minha filha, que possui um curso de inglês aqui no Brasil, quer inclusive cursar outra faculdade. Estamos nos desfazendo de um imóvel aqui para investir em Praga, já que, no momento, os preços de imóveis no Brasil estão mais elevados . Sabemos que em Praga as melhores localizações são Praha 1, e Praha 2, mas os imóveis são mais escassos e seu custo é bem mais alto nesses lugares.
Gostaríamos de saber sua opinião sobre as demais localidades, e se possível, entender as diferenças, além da distância, entre Praha 3, 4, 5, 6… etc, pois certamente uma brasileira saberia nos dizer qual local seria mais conveniente para nós. A princípio temos preferência por casa, já que temos 2 cães Chow-chows. Se fosse para você, onde procuraria por casa ou apartamento?
Estamos ansiosas para conhecer sua opinião.
Um grande abraço e obrigada desde já.

Comentar
JOSE CARLOS DE LIMA JUNIOR

Prezada Roberta, tudo bem?

Eu e minha esposa estaremos em praga no dia 13/08/13, iremos ficar durante 7 dias.

Gostaria mto de conhecer além de praga algumas cidades vizinhas, pelo menos em passeios de 1 dia em Ceský Krumlov , Karlovy Vary talvez Kutná Hora ou Pilsen.

Você poderia nos dizer as melhores formas de chegar a estes lugares? Trem? Ônibus ou outra forma? Valores etc?

Grato desde já. O seu blog é excelente!

Jose Carlos- Sorocaba-SP-Brasil

Comentar
Roberta Clarissa Leite

Olá José Carlos,

Obrigada pela sua mensagem! Uma das formas mais práticas de viajar de Praga para as cidades que você citou é de trem ou ônibus. É provável que o hotel onde você ficará hospedado ofereça muitas informações, já que Praga é uma cidade muito visitada. Sobre o preços geralmente os brasileiros ficam satisfeitos com os valores das passagens para as cidades tchecas, posso assegurar que não são caras, por exemplo, de trem, podem variar entre RS 25,00 a RS 50,00 dependendo do destino.

Desejo uma ótima viagem. Sinta-se sempre à vontade para perguntar no nosso site!

Comentar
josé teles

Olá,

Gostaria de mais comentários sobre a comida tcheca, o que pega bem com a ótima cerveja dai….

Valeu!

Comentar
Helena Amaral

Praga é, sem dúvidas , uma das mais lindas cidades que conheci…
E, com Roberta Leite como guia , será um prazer retornar …..

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para a barra de ferramentas