Salzburgo – a cidade de Mozart e do clássico A Noviça Rebelde

Salzburgo é uma daquelas cidades que elogios nunca são demais. A pequena cidade austríaca tem o orgulho de mostrar ao mundo onde Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 1756. Hoje você pode visitar a casa de seu nascimento, a casa onde ele morou, além de sentir sua presença em vários cantos de Salzburgo.

Arquivo Roberta Leite

Arquivo Roberta Leite

Além da ligação intrínseca com Mozart, Salzburgo exibe uma arquitetura barroca esplendorosa às margens do rio Salzach, que divide a cidade no Bairro Antigo e Novo. E ainda, de quebra, oferece para os fãs do inesquecível filme A Noviça Rebelde (tradução do original The Sound of Music), os locais onde, há 50 anos atrás, Julie Andrews e Christopher Plummer encantaram o mundo na tela do cinema.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Salzburgo é uma cidade bike friendly, pequena e organizada, facilmente é notado o bom serviço e a educação dos austríacos. Como turista você se sentirá bem-vindo. Os monumentos e bairros seculares entraram em 1996 para a lista da UNESCO. Salzburgo tem cerca de 150 mil habitantes, é considerada uma cidade recentemente incluída no país, já que somente em 1816 foi anexada à Áustria, antes era um Arcebispado independente com um príncipe-bispado do Sacro Império Romano.

Salzburgo de Mozart

Como o filho prodígio conquistou o mundo com suas composições, a cidade retribui com monumentos, cafés, restaurantes e museus com seu nome. Além de festivais dedicados a música clássica e a festejos de sua obra durante o ano.

A Praça Mozart (Mozartplatz) tem sua estátua, cuja inauguração causou polêmica por ela ter na mão direita um lápis, o que só foi inventado 20 anos após sua morte, na sua época ele escrevia a bico de pena. A estátua foi trazida à praça em 1842 na presença dos dois filhos de Mozart.

Mozarts Geburtshaus – casa de nascimento de Mozart, é bem no centro na famosa rua Getreidegasse que se encontra a casa onde, no terceiro andar, o filho prodígio nasceu. Hoje é um museu aberto a visitação, com objetos do compositor, fotos, pertences e muitas informações sobre sua vida e obra. Diariamente há concertos com o repertório dedicado ao compositor em vários locais da cidade.

Passeando em Salzburgo

Forte Hohensalzburg: o forte é um palácio que domina a paisagem no alto da cidade, sua construção começou em 1077. Nunca foi conquistado e hoje representa um dos pontos mais visitados da Europa. Através de um funicular você pode visitá-lo. A vista que você terá da cidade é fantástica, alguns cômodos internos são abertos a visitação e há cafés e restaurantes nos pátios.

No bairro antigo (Alstadt) é onde se concentra o maior número de monumentos e atrações. A rua Getreidegasse é o mais animado centro de compras, a cada metro há uma loja e o que chama atenção são as placas em estilo medieval de ferro para não descaracterizar a cidade com modernismos. Você encontra de Louis Vuitton a C&A, além de pequenos cafés e pubs. É nesta mesma rua, no número 9, onde fica a casa de nascimento de Mozart.

Alter Market – praça onde fica o famoso Café Tomaselli, funciona desde 1705 e era onde a família de Mozart comprava chá, chocolate e doces, prove a deliciosa torta Sacher.

Catedral de Salzburgo (Salzburger Dom) e a Igreja e Cemitério de São Pedro (Petersfriedhof) são pontos obrigatórios, esta última igreja é a mais antiga em funcionamento na Europa, desde 696. Bem perto fica a Kapitelplatz, mais uma bela praça, lá você vê estátua Sphaera (2007), uma grande bola dourada com um homem sobre ela. Mais antiga é a Fonte Netuno na mesma praça, inaugurada em 1732.

_DSC7558

Catedral de Salzburgo vista do Forte Hohensalzburg/ Arquivo Roberta Leite

Residenzplatz – aqui você vê a fonte barroca conhecida como sendo a mais linda fonte italiana construída fora da Itália, feita pelo italiano Tommaso di Garona entre 1656 a 1661.

Faça uma visita ao Rezidence, a moradia dos arcebispos, é uma forma de conhecer um pouco da história da cidade.

Visite a cervejaria Augustiner no Bairro Antigo, funciona desde 1621 , prove a cerveja nas tradicionais canecas de porcelana.

Palácio e Jardins Mirabell  – o palácio no lado novo da cidade tem um lindo jardim e várias cenas do filme a Noviça Rebelde foram gravadas lá durante a música Dó-Ré-Mi, cantada por Maria e as 7 crianças Van Trapp.

Arquivo Roberta Leite

Palácio e jardim Mirabell/Arquivo Roberta Leite

Outros passeios:

Visite o Hellbrunn, um palácio que se localiza fora do centro. No pavilhão que está no jardim foi gravada a cena “16 going on 17”. Conheça as Trick Fountains, divirta-se com as fontes de água que saem por toda parte.

Vá até a cervejaria Stielg e prove mais de 8 tipos diferentes da marca, dentro da cervejaria funcionam um museu com passeios guiados sobre a fabricação, pubs e restaurantes abertos para o público, com uma oferta ótima da cozinha local.

Dica: se você é fã de carteirinha do filme A Noviça Rebelde vale a pena embarcar em um tour de 4 horas chamado The Sound of Music, de ônibus, você é levado para todos os pontos de gravação do filme, além de cantar as músicas, ouvir histórias do guia sobre as gravações na cidade, sobre a vida real de Maria Van Trapp.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.