Posso contar com o seguro viagem durante pandemia de coronavírus?

Precisa viajar e quer saber se pode contar com o seguro viagem durante pandemia de coronavírus? Veja aqui as respostas para as suas principais dúvidas!

A pandemia do coronavírus fez o mundo todo entrar em quarentena, e muitos países estão fechando suas fronteiras. As companhias aéreas estão suspendendo suas rotas e muitos viajantes que estavam com viagem marcada não sabem o que fazer.

Para quem optou por prosseguir com os planos de viagem, fica o questionamento se o seguro viagem irá cobrir os gastos de saúde caso apresente sintomas e seja diagnosticado com o coronavírus. As pessoas que já estavam fora do Brasil antes de ser declarada a pandemia também estão sofrendo esse tipo de problema, quando optam por permanecer no país onde estavam.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Mas, como a seguradora reage a essa pandemia? O segurado será amparado em caso de ser afetado pelo coronavírus durante a viagem?

Posso contar com o seguro viagem durante pandemia de coronavírus?

Imagem de rottonara por Pixabay

O seguro viagem costuma cobrir o seguradora em casos de epidemias ou pandemias?

A partir do momento que a Organização Mundial da Saúde declara que a doença tem potencial para epidemia/pandemia, cai a obrigação das seguradoras de cobrir o tratamento da pessoa que está viajando. As pandemias e epidemias são consideradas riscos excluídos do seguro para viagens.

O ideal é ler bem a apólice de seguro antes de contratar, para ver as soluções da seguradora para estes casos. Para as emergências de saúde, seja doenças ou acidentes, que não tem nenhuma relação com a epidemia/pandemia, a empresa seguradora deve cobrir os gastos médicos do viajante.

E no caso do coronavírus, as seguradoras são obrigadas a cobrir?

Depois da OMS declarar a pandemia do novo coronavírus, as seguradoras não têm a obrigação de arcar com os custos médicos caso o viajante contraia o vírus e manifeste os sintomas da Covid-19.

Até agora, as seguradoras somente cobriam as despesas até o exame para diagnosticar a infecção por coronavírus. Mas, se o teste fosse positivo, a empresa parava de cobrir os gastos a partir daí.

Porém, muitas seguradoras estão abrindo exceções e fazendo a cobertura dos gastos médicos. Especialmente pelo fato de a pandemia ter sido algo inesperado por todos e estar fazendo milhares de vítimas no mundo todo.

O momento é delicado e exige cuidado e empatia por parte de todas as pessoas. Mas, vale ficar atento com a apólice do seguro e se informar, diretamente com a seguradora contratada.

Quais são as empresas que estão abrindo exceções e cobrindo os gastos médicos, mesmo quando o teste da Covid-19 dá positivo?

seguro viagem e pandemia de coronavírus

Imagem: Pixabay/emmagrau

As maiores empresas seguradoras do mundo estão abrindo exceções para amparar os viajantes em tempos tão assustadores. Entre elas:

  • A Allianz, Assist Card, Travel Ace, Mapfre Seguros decidiram cobrir todos os gastos médicos dos clientes, mesmo que diagnosticados com a Covid-19.
  • A Affinity, April Brasil, ELO, GTA Assist, Mastercard e Visa cobrem os gastos até o diagnóstico da doença ser positivo, após isso fica a cargo do viajante.
  • A Ciclic cobre os gastos, inclusive se diagnosticado positivo, até o viajante voltar para seu país de origem.

*Não deixe de confirmar diretamente com a seguradora contratada sobre possíveis alterações das informações acima.

E se eu quiser cancelar minha viagem? A seguradora é obrigada a me reembolsar?

No cenário atual, o indicado é negociar com as empresas envolvidas na sua viagem e remarcar a viagem para outro período. Assim, você evitará que haja problemas sobre o reembolso.

As empresas do ramo turístico estão abertas a negociação, pois essa pandemia está afetando a economia mundial. Para o cancelamento de sua viagem, é necessário verificar com a seguradora se você contratou a cobertura para reembolso.

Aproveite e saiba aqui quais são e para que servem as coberturas do seguro viagem!

Além disso, é importante saber que as empresas estão tendo que verificar os casos e abrir exceções para não perder clientes. Então, fique sempre atento ao seu contrato e acione a seguradora contratada antes de sair em viagem!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Andreia Silveira

Andreia Silveira é especialista em viagens. Redatora e editora desde 2011, iniciou os estudos em Turismo e Letra, USC-Bauru. Graduando em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.