Seguro viagem para atletas

Com o seguro viagem para atletas, você viaja mais tranquilo por saber que pode contar com a ajuda certa nos momentos mais difíceis. Veja como funciona e o que o seguro de viagem oferece para atletas! 

O seguro viagem é essencial em qualquer viagem, seja para turismo, trabalho ou estudos. Mas garantir o plano ideal para cada viagem e perfil de viajante é muito importante para garantir a cobertura de todas as despesas, caso seja necessário. 

Principalmente a cobertura de despesas médicas e hospitalares, serviço que leva a maioria das pessoas a contratar um seguro viagem. Mas, se o perfil do viajante não estiver de acordo com seu plano de seguro, é bem possível que seja invalidado. 

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Um grande exemplo são os atletas. Ao viajar para uma competição ou algo do gênero, é preciso contratar um plano de seguro viagem para atletas.  

Assim, o viajante garantirá o atendimento, caso precise de atendimento médico para lesões resultantes de uma competição. Afinal, esse plano conta com coberturas e valores específicos para estes casos. Saiba mais! 

Seguro viagem para atletas

Imagem de Keith Johnston por Pixabay

Como funciona o seguro viagem para atletas? 

Existem dois tipos de planos de seguro viagem relacionados à prática de esportes:  

  • Planos destinados para turistas com coberturas adicionais para práticas de esportes (em sua maioria, esportes de aventuras); 
  • Plano específico para garantir o seguro viagem para atletas. 

O seguro viagem para turistas que pretendem praticar esportes durante sua viagem conta com coberturas diferentes e valores superiores aos planos de seguro viagem comuns. Além disso, seu custo também é um pouco mais elevado. 

Já o seguro viagem para atletas garante a segurança em competições no mundo todo, seja o atleta profissional ou amador. A cobertura abrange diversos eventos esportivos, como jogos de futebol, provas de mountain bike, ciclismo, corridas de montanha ou de rua, voleibol, surf, entre outros esportes. 

Portanto, ambos são importantes e precisam de coberturas extras para garantir atendimento necessário. No caso do seguro para atletas, se o viajante não informar a seguradora sobre a necessidade de coberturas diferenciadas, poderá ter a assistência médica negada. 

Ou seja, se viajar com um plano de seguro viagem básico e o atleta se machucar praticando esporte, a seguradora não é obrigada a oferecer atendimento.  

Então, considere informar o corretor de seguros sobre as atividades que realizará em sua viagem. Assim, você contará com um plano específico para suas necessidades. 

Qual a importância de ter um seguro viagem para atletas? 

Um atleta, se comparado a um viajante que se desloca por lazer, trabalho ou estudo, possui uma chance maior de sofrer um acidente ou lesão, por conta de sua atividade.

Principalmente se estiver viajando para o exterior para competições, o seguro de viagem garante cobertura das despesas médicas ou hospitalares, que podem ter valor exorbitante dependendo do país de destino. 

Além disso, o seguro viagem garante indenização em caso de invalidez parcial ou permanente e morte acidental durante a viagem. Infelizmente, os atletas também estão mais vulneráveis a estes eventos do que a população em geral.  

No caso de morte, ainda conta com traslado de corpo para o país de origem, serviço que se contratado de forma particular, costuma ter um custo muito elevado. 

Existem países que exigem o seguro viagem até para turistas, e dos atletas não seria diferente. Vários países europeus, por exemplo, fazem parte do Tratado de Schengen, onde o seguro viagem é obrigatório para as pessoas que estejam entrando nestes territórios. 

Seguro viagem para atletas

Imagem de Bernd Hildebrandt por Pixabay

Como escolher o melhor plano de seguro viagem para atletas? 

Como todo plano de seguro viagem, cada seguradora oferece diferentes valores e tipos de coberturas. Mas, geralmente eles ficam na média oferecida pela maioria das operadoras de seguros. 

Os planos de seguro geralmente incluem as seguintes coberturas básicas: 

  • Despesas médicas e hospitalares durante a viagem em caso de acidentes ou doenças; 
  • Traslado médico, traslado de corpo e regresso sanitário; 
  • Despesas odontológicas e farmacêuticas, estas se provenientes de lesões por acidente ou doenças e tratamento realizado durante a viagem;  
  • Indenização em caso de morte acidental em viagem; 
  • Coberturas relacionadas a viagem, como cancelamento ou interrupção de viagem e extravio ou perda/roubo de bagagem;
  • Transporte e hospedagem para acompanhante, em caso de hospitalização; 
  • Indenização por invalidez por acidente, permanente e total. 

Confira aqui quais são e para que servem as coberturas do seguro viagem!

Além disso, outras coberturas adicionais podem ser incluídas na apólice: 

  • Cobertura de despesas médicas provenientes de doença preexistente; 
  • Auxílio em caso de perda ou roubo de documentos; 
  • Cobertura de despesas médicas para gestantes;  
  • Assistência jurídica em casos de acidentes de trânsito durante a viagem; 
  • Facilidades como acompanhamento de menores ou idosos durante a viagem, entre outras oferecidas pelas empresas. 

Cabe ao atleta pesquisar qual plano se encaixa melhor em suas necessidades. Além disso, levar em consideração o destino da viagem, pois pode necessitar de valores maiores de coberturas. 

Mas, não se esqueça de pesquisar sobre a seguradora e escolher a melhor. Assim, você evita dor de cabeça quando mais precisar de ajuda de profissionais especializados.

Então, conte com o site da SUSEP, Reclame Aqui, Procon, fóruns e redes sociais para saber o que os clientes falam e como a empresa atua.

Andreia Silveira

Andreia Silveira é turismóloga e redatora e editora desde 2011. Iniciou os estudos em Turismo e Letras, USC/Bauru, graduada em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.