É seguro viajar de avião durante a pandemia?

Preocupado em viajar de avião durante a pandemia? Acompanhe o texto e veja informações e dicas valiosas para manter sua segurança!

Viajar de avião durante a pandemia pode trazer riscos à saúde. Para especialistas, a melhor forma de se prevenir o coronavírus é manter o máximo isolamento social.

Por isso, a recomendação é só viajar quando for realmente necessário. Fora essas situações, as autoridades sanitárias sugerem o adiamento das passagens.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Aliás, o isolamento é uma orientação para o dia a dia: para o trabalho, ir à academia, ao supermercado etc.

Você faz parte do grupo de precisa viajar de avião durante a pandemia? Então, continue lendo e descubra como se proteger.

É seguro viajar de avião durante a pandemia?

Imagem: Pixabay

Medidas de segurança para viajar de avião durante a pandemia

Visando a segurança de passageiros e funcionários dos aeroportos e companhias, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elaboraram algumas recomendações.

Antes do embarque, por exemplo, as companhias aéreas devem fazer a limpeza e desinfecção da aeronave. A desinfecção completa, incluindo até o cinto de segurança de cada poltrona.

Outra orientação é que os passageiros tenham suas temperaturas medidas antes de entrar nos terminais.

Dentro dos aeroportos, funcionários e passageiros devem usar máscaras o tempo topo. Além disso, carrinhos, portões e outras superfícies devem ser higienizadas com frequência.

6 dicas para viajar de avião durante a pandemia

Apesar das agências responsáveis definirem protocolos de segurança para as viagens, as medidas de prevenção devem partir de todos.

Ou seja, é essencial que você faça sua parte. Pensando nisso, listamos dicas que vão tornar viajar de avião durante a pandemia algo mais seguro.

Realize o distanciamento social

Não importa onde você esteja. Na fila do check-in, para entrar no avião, sentado em um dos bancos do aeroporto aguardando sua partida… Sempre tenha o cuidado de manter o distanciamento social de outras pessoas.

O ideal é manter-se a, pelo menos, dois metros de distância de todas as pessoas. Assim, as chances de contaminação pelo coronavírus serão menores.

Prefira voos mais vazios

Na hora de comprar seu voo, vale a pena verificar se haverá muitos passageiros a bordo. O ideal é que o avião tenha assentos desocupados.

Evite também voos com conexões, pois isso vai evitar a exposição a um novo ambiente.

Outra dica é, ao marcar seu assento, escolher algum que não tenha ninguém atrás.

Use máscara o tempo topo

Você deve usar máscara o tempo todo. Desde a chegada ao aeroporto, durante o tempo do voo e até chegar em casa, hotel ou outra acomodação.

Pode ser que você precise comer neste meio tempo. Se for esse o caso, limpe as mãos antes e depois de retirar a máscara. Coloque a proteção de volta o mais rápido que você conseguir.

Além disso, leve consigo várias máscaras e faça a sua troca, mais ou menos, a cada duas horas.

Faça o check-in pela internet

Para evitar aglomerações no aeroporto, prefira realizar seu check-in pela internet.

Porém, se isso não for possível, ou se for preciso despachar malas, mantenha ao distanciamento social que já citamos.

Use álcool em gel

O álcool em gel é um poderoso aliado contra o coronavírus. Carregue um pouco dele na bolsa e use sempre que você encostar em uma superfície, por exemplo.

Mesmo com o uso do álcool, não se esqueça que todos os outros cuidados são igualmente importantes. O ideal é não ter contato com o vírus mas, se você tiver, o álcool vai eliminá-lo.

Mantenha os cuidados durante o desembarque

É comum que, na hora do desembarque, todos os passageiros se levantem de uma só vez. Isso causará aglomeração, o que é totalmente desrecomendado.

Assim, aguarde a sua chamada sentado. Só então retire suas malas do bagageiro. Evite permanecer em pé no corredor.

Afinal, é seguro viajar de avião durante a pandemia?

Não é possível dizer que é 100% seguro viajar de avião durante a pandemia. Sem dúvida, o aeroporto e avião são espaços com potencial de contaminação.

Mas, como citamos, o mesmo vale para todos os outros ambientes. Para cuidar da sua saúde, será importante apenas colocar em prática as dicas que apresentamos.

Principalmente em relação ao distanciamento social e uso das máscaras. Mesmo que esses sejam hábitos novos, eles são essenciais para evitar o contato com pessoas contaminadas.

Mantendo os cuidados com a sua saúde, você vai preservar não apenas o seu bem-estar. Vai também cuidar das outras pessoas e dos seus entes queridos.

E lembre-se: se sua viagem puder ser adiada, considere essa opção. Pode ser mais interessante do que viajar de avião durante a pandemia com toda a preocupação para prevenção.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.