7 cuidados importantes para retomar suas viagens após a pandemia

As viagens após a pandemia mudarão os roteiros e o comportamento dos viajantes. Veja o que fazer para ir sem medo.

Conhecer novos lugares ou visitar amigos e familiares que moram em outras cidades não será mais como antes. As viagens após a pandemia continuarão a exigir cuidados preventivos e devem exigir que algumas regras sejam cumpridas.

É claro que toda essa preocupação das autoridades e estabelecimentos é para que você não fique doente, e além de seguir as orientações, pode adicionar alguns cuidados a sua lista. Veja quais são eles.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
7 cuidados importantes para retomar suas viagens após a pandemia

Imagem: Pixabay

1. Saiba os cuidados exigidos no destino das viagens após a pandemia

Cada país ou cidade pode ter exigências diferentes. No momento, o uso de máscara é obrigatório em quase todos eles, mas, além disso, existe um controle de quantidade de pessoas que podem acessar um determinado ponto turístico, se existe a necessidade de fazer quarentena ao chegar no destino e muitas outras.

Confira com antecedência essas regras para organizar as suas viagens após a pandemia e não ser pego de surpresa.

2. Reduza o contato com as pessoas

Em uma viagem é comum ter contato com muitas pessoas, porém, quanto menor ele for melhor.

Se vai viajar de avião, muitas companhias aéreas já permitem que a compra de passagens seja online, o check-in ocorre por aplicativo e as malas podem ser despachadas no autoatendimento.

Quanto mais utilizar a tecnologia e minimizar o contato pessoal melhor, uma vez que o risco de contágio pode diminuir.

Caso decida viajar com amigos, lembre-se de que todos devem seguir as mesmas regras porque estarão em contato mais próximo.

3. Fique mais atento a higiene

Lavar as mãos com maior frequência é obrigatório já que até o momento não existe uma vacina para o Covid-19. Sempre que houver uma pia por perto, faça essa higienização com água e sabão esfregando bem os dedos e mãos.

O álcool gel será outro grande aliado, pois sempre que encostar em uma superfície e não tiver como lavar as mãos, aplique um pouco para matar possíveis vírus.

Os lenços umedecidos são outro recurso que pode contar. Em locais onde existe contato de muitas pessoas, como os corrimões, prefira tocar nele com esses lenços, que ajudarão a diminuir o risco de contágio.

Além disso, as roupas devem ser trocadas assim que chegar no hotel e não devem ser usadas novamente antes de serem lavadas.

4. Selecione os lugares que pretende frequentar

Muitos estabelecimentos comerciais e culturais estão tomando todos os cuidados para que riscos para visitantes e consumidores sejam os menores possíveis.

Veja como é feita a limpeza do local, se existe um controle do número de pessoas, se o distanciamento está sendo seguido e todos os cuidados que foram adotados.

Nesse momento, um restaurante que permite uma mesa com muitas pessoas, possivelmente não está com nenhum cuidado, já o que adotou proteções mas mesas, limitou o número de pessoas e impôs distâncias pode ser mais confiável.

5. Tenha um seguro viagem

Mais do que nunca o seguro viagem será necessário, afinal, não vai querer ter o risco de ficar doente longe de casa, precisar de assistência médica e gastar todo o seu dinheiro com isso.

Dependendo do destino, o seguro viagem é obrigatório, porém ele deve ser contratado para onde quer que você vá. Mesmo se for uma viagem nacional, em uma localidade que seu plano de saúde não atende, deve estar com o seguro ativo para uma eventual necessidade.

6. Evite viagens em transportes coletivos

Ônibus e avião devem ser evitados, por mais que as empresas estejam tomando todos os cuidados como verificar temperatura dos passageiros e oferecer álcool em gel.

Sempre que possível, prefira se deslocar de carro e sem companhias ou apenas com as pessoas que moram com você, assim ficará mais distante das pessoas. Entretanto, mesmo indo com o seu próprio veículo, sempre cuide da higienização e limpe as mãos antes de entrar o veículo quando fizer paradas.

7. Prefira locais menos movimentados

A melhor escolha do seu destino nesse momento pode ser para as viagens nacionais porque os brasileiros estão com muitas restrições para entrar em alguns países e indo para perto diminuem-se os riscos de contágio por ter contato com menos pessoas. As promoções estão bastante interessantes.

Escolha um lugar que não seja tão movimentado, uma cidade menor ou que não seja um destino turístico tão visado que permitirá que aproveite bem o seu passeio e tenha menos preocupações, porém sem diminuir os cuidados nas viagens após a pandemia.

As viagens após a pandemia serão muito mais cercadas de cuidados tanto pelos turistas como pelos estabelecimentos comerciais e companhias de viagens. Se puder esperar para tirar férias fará a melhor escolha, caso contrário, fique atento a todos os cuidados para que possa se divertir.

Jeniffer Elaina da Silva

Jeniffer Elaina trabalha como Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV Bauru. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.