5 situações que ficam mais caras do que contratar o seguro viagem

Você acha desnecessário investir na sua tranquilidade com o seguro de viagem? Então, confira aqui algumas situações que ficam mais caras do que contratar o seguro viagem!

Além de ser um requisito para a entrada em muitos países, os benefícios e vantagens de um seguro já são bem conhecidas entre os viajantes. Inúmeros tipos de planos, coberturas e preços garantem proteção e tranquilidade acessível para todos os gostos.

Por outro lado, algumas pessoas ainda têm a visão de que contratar um seguro viagem é um gasto desnecessário. Mas imprevistos podem acometer qualquer pessoa e um simples descuido consegue facilmente se desdobrar em gastos que comprometem não só a viagem, mas o orçamento de toda a família.

SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Então, para comprovar que um seguro viagem é um investimento, listamos cinco situações que ficam muito mais caras que a contratação de uma apólice. Confira!

5 situações que ficam mais caras do que contratar o seguro viagem

Imagem: Getty Images

Problemas em viagens são mais caros de resolver quando o viajante opta por não contratar o seguro viagem

 Você acha caro contratar o seguro viagem? Veja algumas situações comuns em viagens que ficam mais caras do que ter uma apólice!

1. Atendimento médico

O atendimento médico gratuito não é algo tão recorrente quanto se imagina. Fora do Brasil, não há muitos lugares que o ofereçam, principalmente se falarmos sobre os principais destinos turísticos dos brasileiros.

Estados Unidos, Austrália e determinados países da Europa, por exemplo, cobram valores altos em saúde, seja para nativos ou visitantes. De acordo com dados divulgados pelo site Visa Guide, nos Estados Unidos, uma consulta médica varia de U$ 200 a U$ 300.

Mas se alguém precisa ir ao hospital durante uma viagem, geralmente trata-se de um acidente ou problema repentino, e isso representa custos muito mais altos. Portanto, tratar um ferimento pode chegar a U$1650, livrar-se de uma infecção urinária U$ 2598 e se uma pedra no rim se manifestar, o viajante terá que desembolsar até $4247.

Além disso, se precisar de ambulância, acrescente pelo menos mais U$ 400 e para cada dia de internamento U$ 3000. Mas calma, não precisa se desesperar.

Contratar o seguro viagem garante prestação de serviços ou reembolso de todas as despesas decorrentes de doenças súbitas agudas e acidentes. Portanto, conforme seu contrato, cobrirá atendimento, tratamento, internação, medicamentos, fisioterapia, cirurgias, traslado entre outros.

Em caso de morte, os gastos relativos a todo o processo até a chegada do corpo ao local de origem também estão cobertos até o valor do capital segurado. Então, não acha mais barato pagar menos de R$ 100,00 no seguro de viagem?

*Valor calculado para uma viagem de 10 dias, plano básico. Mas pode alterar conforme o tempo de permanência no destino, coberturas e quantidade de pessoas no plano. 

2. Atendimento odontológico

Assim como casos médicos, medicamentos emergências odontológicas que demandem que exijam o tratamento em dentes naturais permanentes igualmente contam com a cobertura do seguro viagem. Para quem não conta com essa tranquilidade, um tratamento de canal feito durante a estada nos Estados Unidos pode chegar a U$ 695.   

3. Extravio de bagagem

Imagine a situação, você aterrissa no seu destino e, depois de muito tempo esperando, percebe que sua mala não chegou junto com você. Nela estava seu laptop, joias, roupas, bolsas e sapatos de marca.

Além de perder tudo, você ainda precisa lidar sozinho com os trâmites de uma companhia aérea que não parece querer lhe auxiliar. Essa situação pode desestabilizar qualquer turista e tornar a viagem sonhada um verdadeiro caos.

Mas se o extravio de bagagem ocorre com um viajante prevenido, tudo fica mais tranquilo. Assim, nestes casos, depois de registrar o desaparecimento dos pertences na companhia aérea, é só entrar em contato com a seguradora, que passa a cuidar de todo o processo.

As empresas de transporte têm prazos máximos para localizar as bagagens, sete dias para viagens nacionais e 21 para as internacionais. Depois desse período os objetos são oficialmente declarados como perdidos.

Após receber a indenização da companhia aérea, o segurado pode realizar a solicitação de indenização também à operadora do seguro contratado.  

 4. Atendimento jurídico

Alugar um carro e aproveitar os dias curtindo diversas paisagens de pertinho é uma experiência que não tem preço. Mas é preciso estar ciente de que as regras de trânsito podem variar dependendo do seu destino.

Além disso, é necessário prudência em dobro, pois um acidente em alguma estrada longe de casa significa ter que lidar com questões jurídicas. Contratar com um seguro viagem, no entanto, beneficia o condutor tanto através de informações e orientações, quanto com o reembolso de gastos com honorários advocatícios.   

5. Volta antecipada ou cancelamento da viagem

Em casos de situações determinadas na apólice e que exijam o cancelamento da viagem antes de seu início, o seguro garante o reembolso de diferenças tarifárias na compra ou troca da passagem aérea referente à nova data. Estes valores, assim como multas que possam ser aplicadas pela companhia aérea, também são compensadas quando o segurado precisa antecipar seu retorno por situações cobertas pelo seguro.

Quando o motivo da interrupção da viagem do segurado for enfermidade súbita ou doença, a restituição de valores referentes a mudanças de data de passagens aéreas se estende a quatro acompanhantes.  

Então, vai correr o risco de se expor a gastos na viagem que podem comprometer o orçamento? Além disso, ter que resolver problemas, gerando dores de cabeça, sozinho?

Andreia Silveira

Andreia Silveira é turismóloga e redatora e editora desde 2011. Iniciou os estudos em Turismo e Letras, USC/Bauru, graduada em Gestão de Turismo, Uninter, possui certificação como Gestora de Turismo pelo MTur e em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.