Turismo de contemplação: deslumbre-se na natureza

Que tal fugir do agito das cidades e apreciar o que tem de mais belo no mundo? Então, conheça sobre o turismo de contemplação e apaixone-se por essa prática!

O ar puro, o canto dos pássaros, o aroma de orvalho, o banho nas cachoeiras e as belas paisagens naturais para serem contempladas. Em vez dos grandes centros urbanos, as paisagens naturais são o grande foco no turismo de contemplação.

Esse ramo do turismo está chamando cada vez mais atenção das secretarias regionais de turismo e caindo nas graças dos viajantes de todo o mundo. Quer saber por que as pessoas estão optando cada vez mais por essa modalidade? Então, descubra aqui!

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
Turismo de contemplação

A crescente busca pelo turismo de contemplação

Ligado diretamente ao ecoturismo, o turismo de contemplação é um dos potenciais ramos do turismo a ser desenvolvido. Portanto, cada vez mais as cidades estão notando as vantagens turísticas e econômicas, e divulgando como uma excelente opção de turismo.

A maior vantagem do turismo de contemplação é a preservação do meio ambiente. Ou seja, nessa modalidade de viagem utiliza-se o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. Além disso, desperta-se cada vez mais o senso de preservação de nossa natureza.

Além de contemplar a paisagem, como o próprio nome já diz, o turista entra em harmonia com o destino escolhido. Por meio dessa prática, ele vive sua cultura, aborda as paisagens naturais, a fauna, flora, sons e cores do destino escolhido.

O Brasil é riquíssimo em paisagens naturais de Norte a Sul. Sendo assim, o turista tenha uma gama imensa de destinos a se escolher para praticar o turismo de contemplação. Seja praia ou campo, montanhas ou cavernas, no verão ou no inverno, nosso país é repleto de lugares e paisagens naturais que valem a pena serem contemplados.

Destinos mais visitados para o turismo de contemplação

Turismo de contemplação: deslumbre-se na natureza

O estado do Mato Grosso está entre os estados mais procurados para a realização do turismo de contemplação. Para realizar a observação de animais, existem vários pontos destinados a isso, como o Parque Estadual Cristalino e a Região do Araguaia.

Na divisão entre os estados do Piauí e Ceará, fica o estuário dos rios Ubatuba e Timonha. Este é um ótimo destino para realizar o turismo de contemplação.

Berçário de peixes e crustáceos, e reduto para espécies marinhas em extinção no Brasil, como o peixe-boi e tartaruga marinha. Portanto, um lugar perfeito para quem deseja contemplar espécies diferenciadas.

Além disso, integra a Rota do Atlântico para as aves que migram de outros continentes em busca de alimento. O local é cercado de mangue e praias tanto de água doce como salgada. Ideal para visitantes que desejam conhecer lugares inexplorados, e que desejam estar em contato com a natureza.

Chapada Diamantina também favorece o turismo de contemplação

A Chapada Diamantina, localizada na Bahia, é um dos destinos mais deslumbrantes do país. As trilhas revelam paisagens fantásticas, grutas, cânions e cachoeiras de até 340 m de altura.

Com um dos complexos geológicos mais ricos da América do Sul, o turista se impressiona com os imensos chapadões. Por lá, os visitantes podem mergulhar nas piscinas naturais dentro das grutas subterrâneas.

Outro destino conhecido pelas belas paisagens naturais no Brasil é a cidade de Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul. Outras atividades, incluem:

  • Praticar flutuação nos rios de águas transparentes em meio aos peixes.
  • Visitar as cavernas e grutas com piscinas naturais de águas cristalinas.
  • Fazer trilhas e visitar cachoeiras.
  • Passear de bote nos rios.
  • Contemplar as araras e outros pássaros.

Tudo isso torna a cidade muito procurada para os praticantes de ecoturismo. Portanto, vale muito a pena conhecer suas belezas.

E você, já praticou o turismo de contemplação? Então, conte para nós a sua experiência!

Dica: Aproveite mais a sua viagem, contratando um seguro de viagem para turismo de aventura.    Assim você vai poder viajar tranquilo e seguro. Saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.