Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Turismo médico: o que é e como funciona

Turismo médico é definido quando uma pessoa realiza uma viagem para fora do país para receber cuidados médicos. Esse termo surgiu com o crescente número de viagens de pacientes que precisam de tratamentos médicos, não oferecidos em seu país.

A palavra turismo entra no conceito médico pelo fato de que as pessoas permanecem no exterior após o procedimento realizado. Ou seja, os pacientes se tornam visitantes que aproveitam a estadia para conhecer os pontos turísticos.

Nesse tipo de turismo não entra apenas procedimentos médicos, mas também uma extensa gama de tratamentos, que garantem a saúde e o bem-estar. Além disso, turismo médico inclui benefícios aos pacientes que vão do estético ao relaxamento físico e espiritual.

Turismo médico: o que é e como funciona

Como funciona o turismo médico?

O turismo médico funciona quase que como um turismo tradicional, com a diferença de que os pacientes realizam tratamentos. Ou seja, durante a viagem, o paciente vai passar por consultas/exames/procedimentos médicos, mas também vai aproveitar as horas vagas para curtir o destino.

Isso ocorre porque nesse tipo de viagem, a pessoa não costuma estar em estado grave. Sendo assim, consegue aproveitar o que o destino oferece durante e/ou após o tratamento.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Além disso, ele se refere também ao bem-estar e por isso os viajantes buscam um destino para relaxar. Dessa forma, podem se desconectar da rotina diária, o que pode contribuir em aliviar o estresse.

O turismo médico é um setor turístico emergente, pois representa bilhões de dólares. Além disso, é um mercado que está em constante crescimento e estima-se um crescimento de 25% ao ano na próxima década, conforme estudo da Oxford Economics.

Países disputam pacientes

Por gerar renda aos países que recebem esse perfil de turistas, o mercado está cada vez mais disputado. Milhões de pacientes cruzam as fronteiras anualmente, gastando em torno de US$ 5.000 entre hospedagem, transporte e despesas médicas. Isso se resume em nada menos do que bilhões de dólares ao ano.

De acordo com o Global Wellness Institute, os Estados Unidos lidera o mercado. Isso ocorre porque seus cidadãos podem economizar cerca de 65% dos gastos médicos na Turquia, 80% na Malásia e até 90% na Índia.

Outros países voltados ao turismo médico são: México, Israel, Costa Rica, Coreia do Sul, Singapura, Taiwan, Tailândia, Singapura e Israel. O Brasil não faz parte da lista de países de peso nesse conceito, não contribuindo assim, com a economia

Vale frisar que os pacientes geram renda ao país, já que gastam com transportes, alimentação, hospedagem, farmácia, tours, serviços e produtos.

Qual o perfil de paciente no turismo médico?

O perfil de paciente no turismo médico são pessoas que querem um tratamento de qualidade em determinada função. Também tem os pacientes que buscam melhores prazos e custos para suprir suas necessidades médicas.

Entre o que mais se busca, estão os tratamentos para:

  • Cirurgia eletivas
  • Dentários
  • Cosméticas
  • Fertilidade

Também tem os que buscam por medicina mais convencional. Nesse caso, os países mais procurados são: Tailândia, África do Sul, Singapura, Índia e a Malásia.

Quais são os destinos de saúde?

Os destinos de saúde são os que oferecem a qualidade que o paciente precisa, por um preço atrativo. Citei acima os principais países nesse mercado, já as cidades são escolhidas com base na referência médica.

Os pacientes buscam selecionar determinado país com base também nos atrativos oferecidos, aproveitando ainda mais a viagem. Entre as cidades que mais se destacam, estão as de clima agradável e que oferece qualidade de vida.

No turismo médico, entre os melhores e mais baratos destinos para melhorar ou tratar algum problema dispendioso por aqui estão:

1. Índia

Oferece tratamentos avançados para os olhos (cataratas e glaucomas). Aproveite para conhecer Varanasi, Jaipur, o deserto de Jaisalmer, Manali e outros.

2. Hungria

O país é indicado para tratamento odontológico de excelência e baixo preço. Por lá os turistas aproveitam para visitar palácios, ruínas, museus, castelos e diversos passeios.

3. República Checa

Turismo médico: o que é e como funciona

Ideal para quem deseja passar por cirurgias plásticas, com destaque para aumento dos seios, já que estas são mais baratas. Os viajantes aproveitam para conhecer as cidades antigas, castelos, fontes, jardins e muitos outros.

4. Tailândia

Turismo médico: o que é e como funciona

Destino famoso para realização de cirurgias oculares e cardíacas. Além disso, agrada turistas por oferecer diferentes opções de passeios. Entre eles, balneários, palácios, praias, estâncias e também compras e vida noturna agitada.

Dica para quem vai praticar o turismo médico

Se você vai praticar o turismo médico, atente-se em:

  • Pesquisar os destinos: a lista é grande então, considere obter informações de outros viajantes.
  • Não focar no preço: o barato pode sair caro, principalmente porque você vai tratar um problema de saúde.
  • Contratar um seguro de viagem: você vai pagar, de forma particular, determinado tratamento. O seguro viagem te protege contra diversos acontecimentos na viagem, dentro e fora do aeroporto.
  • Levar um acompanhante: por mais segurança que você tenha, leve sempre alguém com você.

E você, já praticou turismo médico? Considera fazer? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.