Cuidados que a gestante deve ter ao viajar

O fato de estar grávida não impede você de viajar, mas atente-se a alguns cuidados. Confira quais são!

Cuidados que a gestante deve ter ao viajar

Fonte: www.babycidade.com.b

Quem disse que grávida não pode viajar? Embora não seja contraindicado a gestante viajar, é preciso que ela tome alguns cuidados para não comprometer o seu estado. Conheça aqui algumas dicas para não prejudicar a sua saúde e nem a do bebê.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Viajando grávida de avião

Se você é gestante e vai viajar de avião, é preciso se atentar a alguns cuidados básicos, que são:

  1. Quando viajar

Viajar entre o terceiro e o sétimo mês de gestação ou até 32 semanas. Isso é indicado pelos médicos, pois antes desse tempo o bebê ainda está em formação e após a 32ª semana, há um aumento de risco de parto prematuro. No caso de gestação de gêmeos, o indicado é redobrar os cuidados, ou seja, não viajar após a 28ª semana.

  1. Consulte o obstetra

É fundamental consultar o obstetra antes de sair em viagem. O ideal é fazer isso ao começar o planejamento da viagem, onde o médico poderá prescrever até vacinas.

  1. O que fazer ao viajar após a 32ª semana

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, é recomendado que as companhias aéreas solicitem autorização médica para o caso de gestantes que viajarem após a 36ª semana para gravidez comum e 32ª semana para gravidez múltipla. Portanto, antes de sair em viajar é aconselhável entrar em contato com a companhia aérea para saber sobre a obrigatoriedade e seus procedimentos.

Dicas para gestantes que vão viajar de avião

É importante que a gestante siga algumas dicas para que a viagem seja mais tranquila, como:

  • Exercitar as pernas durante o voo, pois na gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta em até 50% e como na viagem, por mais breve que seja, a gestante se mantém na mesma posição, isso dificulta o retorno venoso, causando assim o inchaço. Outra dica para evitar que isso ocorra é usar meia de média compressão e caminhar um pouco nos corredores.
  • Como gestante têm mais vontade de urinar, o recomendado é que elas sentem no corredor para irem ao banheiro sem atrapalhar outras pessoas.
  • O ar do avião é muito seco e por isso é recomendado usar um soro nasal para deixar as narinas mais úmidas, diminuindo assim o risco de uma infecção viral.
  • É indicado evitar o consumo de café, bebidas com cola e chá, pois elas são diuréticas e isso aumenta a vontade de ir ao banheiro.
  • É ideal que as gestantes não consumam alimentos que produzem gases no dia anterior ao voo.
  • O recomendado é que as gestantes tomem um litro de água a cada seis horas de voo, já que elas desidratam facilmente.
  • O cinto de segurança é fundamental para evitar choques na barriga. O mais indicado é colocá-lo abaixo da barriga e de forma confortável.

Viajando de ônibus ou de carro

Em viagem de carro, procure fazer paradas a cada uma hora e meia a duas horas, caminhando um pouco, se alimentando ou indo ao banheiro. Já se for de ônibus, procure andar pelo corredor um pouco, mas com muito cuidado para não cair.

Cuidados no destino

Chegando no destino, é preciso continuar com alguns cuidados, como:

  • Como é inevitável sair da rotina, mantenha uma alimentação saudável, regular e uma boa hidratação, além de dormir o suficiente.
  • Evite mergulhar, mas se quiser aproveitar, faça apenas na superfície, com snorkel.
  • Caminhe com cuidado e sem abusos, principalmente na praia por conta da desidratação.
  • Tome apenas medicamentos que o seu médico indicar e no caso de precisar, ligue para ele antes.

Seguindo essas dicas e cuidados você terá uma viagem bem agradável, tanto para você quanto para o seu bebê. E não se esqueça de dar preferência para roupas mais confortáveis e largas, tanto para viagens de avião, carro ou de ônibus. E mais! Só use repelentes que sejam autorizados pelo seu médico, ou seja, sem adição de DDT.

Para uma viagem mais tranquila, principalmente por estar gestante, contrate um seguro viagem para gestante e evite aborrecimentos, usufruindo de excelente atendimento médico a qualquer hora.

– Artigos relacionados:

Seguro viagem para doenças pré-existentes

Motivos que podem anular o seu seguro viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.