Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Documentos para dirigir em outros países

Vai passar um tempo fora do Brasil? Então saiba o que é preciso para dirigir em outros países.

Documentos para dirigir em outros países

Fonte: www.minhasaga.org

Quando você programa uma viagem, normalmente já inclui o aluguel de um veículo para poder facilitar os seus passeios por lá. Porém existem algumas medidas burocráticas a serem respeitadas e seguidas para que não haja qualquer transtorno lá fora.

São mais de 130 países no mundo que aceitam a Carteira Nacional de Habilitação para trafegar nas rodovias. Saiba aqui quais os documentos para dirigir em outros países, além da CNH.

O que é preciso para dirigir em outros países

Para dirigir em outros países é preciso ter alguns documentos específicos e estes mudam conforme o país. A primeira notícia boa é que a CNH emitida no Brasil é aceita em mais de 130 países que pertencem a Convenção Internacional de Tráfego Rodoviário de Viena e os países são os da África, América do Sul e alguns países da Europa.

Já outros países requerem que os turistas tenham a PID (Permissão Internacional para Dirigir), como é o caso dos Estados Unidos. Essa permissão pode ser solicitada aqui no Brasil através do DETRAN. Mas é importante saber que existe uma taxa a ser paga e esse valor varia de estado brasileiro para estado e você precisa apresentar a sua CNH atual, pois somente será aceito se você não tiver multas ou suspensões.

Outro ponto importante é que a PID é liberada na mesma categoria da CNH e possui o mesmo prazo de validade. A PID é fundamental no caso de você sofrer qualquer tipo de acidente no trânsito ou infrações. Caso você viajou sem a PID e passou por esses problemas, irá responder judicialmente pelo acidente ou infração e nesse caso é melhor que você tenha feito um seguro viagem para os Estados Unidos ou outros países que for visitar.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

O que eu preciso saber para dirigir em outros países?

Se você viaja com a intenção de dirigir no país visitado, além de ter a CNH, o passaporte e a PID, você vai precisar conhecer as leis de trânsito por lá e outros documentos que esse país solicita. Existem cursos específicos para os turistas aprenderem a dirigir de acordo com as regras do país, principalmente no caso de você ficar por muito tempo fora, já que a permissão que você tirou no Brasil para dirigir em outro país é válida por apenas um ano e nesse caso será exigido provas teóricas e práticas após esse período.

Fora que determinados países tem a “mão inglesa”, ou seja, prática contrária a do Brasil já que o volante fica do lado direito. Nos países quem compõem o Mercosul você deverá estar sempre munido com o seu passaporte, além da PID. E se você for dirigir com o carro de outra pessoa, vai ter que ter uma autorização autenticada pelo proprietário. Se você estiver em países como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile, precisará ainda ter uma espécie de seguro, o “Carta Verde”.

Legislação de cada país

A PID oferece certa acomodação para quem quer dirigir fora do Brasil, mas é fundamental estar atento as exigências de cada destino, principalmente se você for ficar mais tempo fora, já que a habilitação brasileira só é válida por um ano. Na maioria dos países, os turistas que estiverem por um tempo maior precisam fazer provas teóricas e práticas, que em muitos dos casos são bastante rígidas ao serem comparadas com a do Brasil.

No China, por exemplo, a CNH brasileira é aceita pelo período de três anos, desde que acompanhada pelo passaporte, pois a PID não é aceita. Se você for para ficar por tempo indeterminado, será preciso providenciar nova habilitação. Esta tem validade de seis anos, mas para isso você terá que passar por uma avaliação rígida, onde de 100 itens relacionados às leis de trânsito, você terá que acertar pelo menos 95.

Porém, as exigências diferenciadas não acontecem apenas para os turistas que vão permanecer nos países estrangeiros por muito tempo, como é o caso da Austrália, onde é exigido, além da CNH e da PID, outros documentos. Sem contar que por lá eles possuem prazo de validade por apenas três meses, onde o turista deverá solicitar uma documentação local após esse período.

Portanto, antes de seguir viagem, procure pelo DETRAN do seu estado e veja onde conseguir a Permissão Internacional para Dirigir. E não esqueça de fazer um seguro viagem para garantir o melhor atendimento, no caso de qualquer eventualidade lá fora.

– Artigos relacionados:

2 Comentários

Sueli

Olá,

É necessário a PID para dirigir no Chile?
O seguro exigido lá é Carta Verde ou Soapex?

Obrigada.

Comentar
Rafaela

Olá Sueli, pelo que estou pesquisando, Carta Verde é para a Argentina e países do Mercosul. O Soapex é somente para o Chile!

Att.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.