Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Saiba mais sobre a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Veja porque a PID é ideal para os motoristas estrangeiros e como ela é mais eficaz para quem vai dirigir fora do país.

Saiba mais sobre a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Fonte: www.flatout.com.br

A PID é um documento internacional para os motoristas que querem dirigir fora do país de origem, no caso de ficar por lá em mais de 180 dias. Não são todos os países que aceitam a PID e você pode conferir a lista diretamente no site do Detran, sem contar que o país pode aceitar a PID, porém não aceitar a Carteira Nacional de Habilitação.

Portanto, é imprescindível verificar sempre no consulado do país que deseja visitar se ele aceita a CNH e a PID, esta possui a mesma validade do que a habilitação e o solicitante precisa ter a habilitação registrada e regularizada para ter a PID. Ou seja, é preciso também que a CNH esteja dentro do prazo de validade, tenha foto e que a habilitação não tenha processo de mudança da categoria.

Dirigindo no exterior

Se o seu destino é o exterior e você pretende passar um tempo por lá, poderá tirar a sua PID para que possa dirigir. Através desse documento os oficiais podem compreender as licenças apresentadas pelos motoristas estrangeiros. A PID foi lançada em 2006 pelo Departamento Nacional de Trânsito, Denatran.

A Permissão Internacional para Dirigir é um modelo que segue o padrão que foi estabelecido na Convenção de Viena, esa firmada em 1968 e pronulgada através do Decreto nº 86.714, em 1981. São mais de 100 países que utilizam da PID, mas é importante enfatizar que ela é um documento válido apenas para uso fora do Brasil, pois aqui a PID não substitui a CNH.

Os países que ainda não aceitam a PID, continuam a elaborar e expedir a permissão em seus órgãos e entidades executivas de trânsito. Através da PID, o Denatran pôde padronizar esse documento, com informações descritas na língua portuguesa e também nas preconizadas na Convenção de Viena.

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Se você vai passar um tempo maior fora do país, é importante ter a sua PID, que pode se obter essa permissão apenas os motoristas brasileiros que tenham a CNH vigente no país. A validade da PID, as restrições médicas e a categoria da habilitação será a mesma que a CNH possui.

Caso haja qualquer alteração no cadastro do motorista, essa alteração poderá ser inclusa no documento internacional de habilitação. Os motoristas que possuem permissão para conduzir apenas veículos ciclomotor não poderão ter a PID. Os demais motoristas poderão retirar o novo modelo diretamente nos órgãos e nas entidades executivas de trânsito do Distrito Federal e dos Estados e será responsabilidade deles de determinar um valor para a expedição desse documento e isso é o que acontece desde 2006.

É importante saber que você pode até dirigir em alguns países sem a sua PID, porém se sofrer qualquer tipo de acidente no trânsito, será necessário apresentar às autoridades esse documento, portanto é melhor viajar prevenido e evitar aborrecimentos, não acha?

Se ficou alguma dúvida ou você deseja saber mais sobre a PID, entre em contato conosco. Vamos procurar solucionar as suas dúvidas o mais breve.

– Artigos realcionados: