Ilhéus: a “Princesinha do Sul” da Bahia

Que tal passar as férias em Ilhéus? A cidade mais romântica do Sul da Bahia oferece diversas opções de diversão, agito e descanso.

Ilhéus é uma cidade do Sul da Bahia e foi carinhosamente apelidada como “A princesinha do Sul”. É também conhecida como a “Cidade Romance da Bahia”, já que foi cenário de vários romances de Jorge Amado, como “Gabriela, cravo e canela” e “Terras do sem-fim”. Saiba por que você vai adorar visitar Ilhéus.

Ilhéus

Sobre Ilhéus

Ilhéus foi fundada em 1534 e está localizada entre a Mata Atlântica e o Oceano no litoral Sul da Bahia. Possui 100 quilômetros de praias, onde as águas são azuis e as areias brancas. Atrai diversos turistas o ano inteiro, vindos de vários lugares do mundo, já que sua temperatura média anual é de 24°C.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Além disso, a cidade oferece várias opções de passeios, com lugares incríveis em meio à natureza e também com opções de turismo urbano. Isso porque a cidade tem muita história para contar e paisagens maravilhosas para apreciar. É um lugar muito famoso pelas suas plantações de cacau, que influenciou a economia do lugar, fazendo com que a cidade prosperasse e ganhasse mais valor histórico.

Sobre Ilhéus

Praia de Ilhéus (Créditos: Daniel Spiess)

Sem contar que Ilhéus ganhou fama através das obras literárias do famoso escritor de romances, Jorge Amado, fazendo com que a cidade ficasse conhecida internacionalmente por meio de suas obras.

Pontos turísticos de Ilhéus

Ilhéus é a principal cidade da Costa do Cacau e tem muito a oferecer aos seus moradores e visitantes. Conheça alguns pontos turísticos mais incríveis da cidade:

  1. Mirante da Piedade

  2. Mirante da Piedade

    Mirante da Piedade (Créditos: Daniel Spiess)

Fica no ponto mais alto da cidade e é uma construção localizada ao lado da Catedral Nossa Senhora da Piedade, onde é possível observar a maior parte da orla e centro de Ilhéus.

Anote dicas que vão te ajudar a planejar e economizar nas próximas viagens de férias! :)

  1. Praça do Cacau

É um lugar interessante para conhecer o cultivo do cacau e experimentá-lo. Lá tem também uma maquete que simula uma fazenda onde secava o fruto e alguns tipos da fruta.

  1. Catedral de São Sebastião

  2. Catedral de São Sebastião

    Catedral de São Sebastião (Créditos: Daniel Spiess)

Localizada na Praça Dom Eduardo, a catedral foi inaugurada em 1967, após 36 anos de construção. Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade e considerado uma das catedrais mais bonitas do estado. Ela possui em torno de 47 metros de altura e sua fachada reúne detalhes do estilo neoclássico, como colunas, vitrais artísticos e abóbadas.

  1. Bar Vesúvio

  2. Bar Vesúvio

    Bar Vesúvio (Créditos: Daniel Spiess)

Foi inaugurado em 1910 e ganhou fama com o romance “Gabriela, cravo e canela”, do escritor Jorge Amado. Com o passar dos anos, o local passou por vários donos até recuperar o charme do antigo Vesúvio, em 2000. Atualmente está reformado, mantendo as características originais e oferecendo apresentações teatrais que são inspiradas nos personagens mais marcantes, Nacib e Gabriela, todas as noites de terça-feira.

  1. Bataclan

É um antigo bordel, cassino e cabaré que funcionava no tempo áureo do cacau e era frequentado por coronéis de cacau. Parou de funcionar em 1940 e hoje possui restaurante, charutaria, choperia, cybercafé e salões para exposições, apresentações de teatro, shows e saraus.

  1. Casa de Cultura

Antiga casa do escritor Jorge Amado, que hoje é um museu onde guarda a vida e obra do escritor. Na antiga residência, os visitantes vão conhecer as belezas e histórias da cidade, imortalizadas pelo escritor baiano. Embora ele tenha nascido na cidade vizinha, Itabuna, Ilhéus o adotou como filho e transformou sua casa em Casa da Cultura Jorge Amado.

Esse palacete foi construído em 1928 pelo pai do escritor e possui 600 metros quadrados. Só se tornou um museu em 1988 e atualmente abriga em seus salões a Fundação Cultural, o Instituto Histórico de Ilhéus e a Academia de Letras. Em seu antigo quarto, estão seus objetos pessoais, edições de sua obra e fotos antigas.

O que conhecer em Ilhéus

Praia de Olivença e o nascer do sol, em Ilhéus (Créditos: Daniel Spiess)

O que conhecer em Ilhéus

Ilhéus é a cidade com litoral mais extenso da Bahia. O município já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, porém uma praga infestou todas as plantações no final da década de 80, levando a cidade a minimizar, consideravelmente, sua produção. Ao visitar a cidade, você terá muitas atividades para fazer.

Conheça a nossa lista com os 10 melhores lugares para conhecer no Brasil

Além dos pontos turísticos citados acima, dá para conhecer as plantações de cacau e ver as fases da produção do chocolate e depois saborear essa delícia. Sem contar que você vai poder colocar a “mão na massa” e saber como é preparado o doce mais amado do mundo. E é claro que você não vai deixar de aproveitar as praias, não é mesmo?

As reservas de Mata Atlântica tornam o município e arredores, num destino cheio de charme. A floresta protege o litoral e ainda oferece trilhas para os visitantes ter um contato maior com a natureza. As opções de atividades são diversas por lá, como as praias do litoral Sul, casarões antigos do Centro Histórico, Circuito Jorge Amado, fazendas de cacau, fábrica de chocolate caseiro, mercado de artesanato, lagoa encantada e a bela estrada parque de Ilhéus.

O que conhecer em Ilhéus

Pedra de Ilhéus (Créditos: Daniel Spiess)

Onde comer em Ilhéus

A culinária baiana é uma mistura de ingredientes típicos das culturas portuguesa, indígena e africana e ela está presente na maior parte dos restaurantes da cidade. Os melhores restaurantes estão espalhados no distrito de Olivença, Centro da cidade e no bairro do Pontal. Lá você vai apreciar pescados, bobós, moquecas e muitas outras delícias.

Onde se hospedar

Conheça dicas essenciais para seguir, antes de reservar um hotel. :)

Ilhéus possui diversas opções de hospedagens, mas separamos três opções que você vai adorar. Confira:

– Ilhéus North Hotel

Ilhéus North HotelEstá localizado na região Ilhéus/Itacaré. O hotel oferece infraestrutura completa, com lazer, conforto e ótimo padrão de serviços. Os apartamentos foram projetados para garantir maior conforto dos hóspedes, dispondo de quarto, banheiro privado e sala para até quatro pessoas, ar condicionado, Wi-Fi, TV Sky e frigobar.

Os hóspedes usufruem estacionamento, jardim, playground, piscina (adulto e infantil), restaurante, quadra de futebol, serviço de praia, quadra de vôlei, serviço de quarto, som ambiente e salão de jogos.

– South Beach Ilhéus Hostel

South Beach Ilhéus HostelSe você quer economizar e ainda ficar em um lugar tranquilo, próximo à praia e bem acomodado, a dica é o South Beach Ilhéus Hostel. Está localizado no km 12 da Rodovia Ilhéus-Olivença, a 15 km do aeroporto Jorge Amado e a 3 quilômetros de Olivença. Você pode chegar facilmente de carro ou de ônibus, já que o ponto fica a poucos metros do hostel.

Se prepare para as suas primeiras 24 horas no destino escolhido, seguindo minhas dicas!

O hostel oferece hospedagens em quartos privados, Wi-Fi e estacionamento privativo gratuito. Nos quartos os hóspedes contam com uma cama de casal e uma de solteiro, ventilador e banheiro com chuveiro elétrico. Sem contar que ele está a apenas 1 minuto de caminhada até a praia, que é um lugar tranquilo e com toda infraestrutura necessária.

South Beach Ilhéus Hostel

– Pousada Aldeiamar

Pousada Aldeiamar

A pousada está localizada no km 10 da Rodovia Ilhéus/Olivença e a 70 metros da melhor praia da cidade. Os apartamentos são completos e ainda conta com playground, bar, piscina com cascata, jardim, salão de jogos, restaurante, academia ao ar livre e oferece estacionamento privativo.

Oferece opções de hospedagem em chalé, com 2 camas de solteiro, banheiro privativo, frigobar e TV ou em quarto, com cama de casal e ar condicionado.

Como você já conheceu um pouco sobre Ilhéus, aproveite as próximas férias e faça uma visita a esse lugar encantador.

Deixe sua viagem mais tranquila, contratando um seguro viagem nacional. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.