Os golpes mais comuns de viagem e como evitá-los

Você sabia que existem maneiras de evitar os golpes mais comuns em viagens? Saiba aqui como!

Os golpes mais comuns de viagem e como evitá-los

Fonte: vidaeestilo.terra.com.br

Muitos viajantes já passaram por experiências desagradáveis que os levaram a se tornarem um paranóico, onde quaisquer pessoas à sua volta ou objetos se tornaram motivos de suspeita. Os golpes que acontecem durante uma viagem são comuns em todos os países e por isso é preciso estar sempre atento a tudo. Conheça quais são os golpes mais comuns de viagem e como evitá-los.

COTE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 OPERADORAS

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar

Os golpes mais comuns em viagens

Já imaginou chegar no hotel que você reservou e descobrir que o quarto com vista para o mar que o site informou não existe? E receber a conta no restaurante e perceber que são muitos os itens que você não pediu e que estão sendo cobrado, o que você faria? Pois esses são alguns dos golpes mais comuns que turistas recebem em todo o mundo, principalmente quando são estrangeiros.

É preciso estar sempre apercebido em uma viagem para estar sempre à frente dos golpistas. Para isso, separamos algumas dicas de como evitar os golpes mais comuns de viagem e como evitá-los. Confira:

  1. Cuidado com cartões de crédito

Os cartões de crédito é o item mais visado por golpistas, então, jamais permita que o lojista, garçom, atendente do hotel ou outras pessoas tirem o seu cartão da sua visão, ou seja, leve ele para outro local. Fique atento também se a pessoa não está copiando as suas informações.

– O que fazer

Opte por usar sempre o dinheiro.

  1. Fatura do restaurante com itens a mais

Muitas vezes você está em um restaurante já saciado e com pressa para sair, seja por quaisquer motivos. Então, ao pedir a conta, você está distraído, pensando apenas em pagar e ir aproveitar o seu dia ou voltar para o hotel para descansar. É exatamente nesse ponto que muitos turistas são pegos despercebidos pelos golpistas, que incluem itens a mais para você pagar.

Outro ponto muito usado por golpistas em restaurantes é aumentar o preço do prato e outros itens de consumo na conta.

– O que fazer

Atente-se aos preços se correspondem ou não ao cardápio e fique atento também aos itens que você não pediu.

  1. Não deixe ninguém mexer na sua bagagem

Mesmo que seja alguém que use um crachá ou uniforme oficial, jamais deixe que qualquer pessoa carregue a sua bagagem. Se você tiver sorte, a pessoa que te “ajudou” vai lhe pedir dinheiro pelo serviço prestado ou sumir com os seus pertences, isso se não te usarem como um mediador involuntário.

– O que fazer

Por mais pesada que ela esteja, carregue você mesmo.

  1. O porta-bagagem é um lugar realmente seguro?

Existem muitos lugares para você guardar os seus pertences, como mala e mochilas, inclusive em albergues. Mas será que esse armário está realmente trancado? Os golpistas costumam deixar a parte de trás dos armários abertos e você pode nem perceber que o fundo dele é a parede, o que deixa os seus pertences acessíveis a qualquer pessoa.

– O que fazer

Verifique sempre se o armário tem fundo seguro, puxando a unidade para longe da parede.

  1. O seu bilhete é verdadeiro?

Golpistas têm acesso à tecnologia de ponta e com isso conseguem facilmente falsificar ingressos e bilhetes, desde a entrada em um metrô até ao parque da Disney. Por onde quer que você vá, tem sempre um cambista fraudador pronto para te vender um bilhete falso.

– O que fazer

Compre apenas de vendedores oficiais, pode ser mais caro, mas é 100% seguro.

  1. “Segura o bebê”

Esse é um golpe que acontece muito na Itália, mais isso não significa que não possa acontecer em outros lugares do mundo. Uma mulher surge na sua frente e joga um bebê em seus braços, mas na verdade é apenas uma boneca. Porém você estará em estado de choque segurando o “bebê”, enquanto que alguém chega e rouba todos os seus pertences.

– O que fazer

Não dê atenção a alguém que apareça na sua frente e desvie o caminho sem focar nela.

  1. Mágica de rua

Qualquer show de rua é perigoso, pois enquanto você está distraído prestando a atenção no ilusionismo, alguém vem e te rouba.

– O que fazer

Você pode até participar da brincadeira, mas jamais fique despercebido.

Essas são algumas dicas para uma viagem segura, onde você pode ficar livre dos golpes mais comuns de viagem. Agora que você sabe como evitá-los, fique sempre atento para não perder nada.

– Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.