Cote
aqui o seu
Seguro Viagem!

Cote aqui o seu Seguro Viagem!

Cote em 30 segundos e compare as melhores opções:

Vamos para onde?

Solicitar

Passo a passo para tirar o passaporte

Entenda que tirar o passaporte não é um bicho de sete cabeças seguindo o nosso passo a passo.

Passo a passo para tirar o passaporte

Fonte: www.conteudomega.com.br

Ao fazer uma viagem para qualquer país que seja fora da América do Sul, como os Estados Unidos, por exemplo, é preciso tirar o passaporte. Esse é um documento necessário para viajar, mas muitos viajantes tem dúvidas em relação a solicitação do mesmo. Para ajudar você, preparamos um passo a passo para tirar o passaporte. Confira!

Tirando o passaporte

Para tirar o passaporte não é preciso investir muito, pois esse é um documento emitido pela Polícia Federal. Para solicitá-lo, é preciso ir até um dos postos duas vezes, sendo que uma é para tirar as suas digitais e foto e a segunda para ir buscar o seu passaporte.

Conheça como tirar o passaporte comum para brasileiros:

  1. Documentação necessária

Essa é minha primeira viagem ao exterior, o que devo levar para tirar o passaporte?

É preciso levar:

#PARTIU FÉRIAS? NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM

Qual é o seu destino de viagem?

Solicitar
  • Título de eleitor e o comprovante da última votação, no caso de ter dois turnos, você terá que levar os dois comprovantes. Caso não tenha em mãos mais os comprovantes, pode levar uma declaração da Justiça Eleitoral que informe que você está quite com suas obrigações.
  • Documento de identidade, que pode o RG, carteira de habilitação, carteira funcional reconhecida por lei federal ou a carteira de trabalho. Se tiver um passaporte anterior, esse é válido também e no caso de ter se casado, é preciso levar a Certidão de Casamento.
  • Documento que faça a comprovação de quitação com o serviço militar.
  • CPF no caso de não constar no RG ou outros documentos.
  • Certificado de Naturalização para pessoas naturalizadas.
  1. Preencher a solicitação no site da Polícia Federal

 – Preencher a solicitação é difícil?

Não. Esse é um formulário simples e rápido de ser preenchido, onde você terá que colocar os seus dados pessoais, dados complementares e documentos em quatro delas, sendo que na última você poderá optar o lugar onde vai ser atendido. Existe uma lista com todas as cidades e seus postos, no final, clique para gerar o protocolo e imprime o número para poder levar no dia.

  1. Pagar a taxa de emissão

– Como gerar o boleto da taxa de emissão?

Depois de preenchido o formulário de solicitação, basta clicar para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Não esqueça que o comprovante de pagamento da taxa precisará ser apresentado com a documentação do passo 1.

  1. Agende a data para atendimento

 – É preciso agendar uma data para ser atendido?

Alguns postos requer o agendamento para ser atendido.

  1. Vá ao posto da Polícia Federal

 – O que devo levar na Polícia Federal?

Compareça na data agendada ao posto do DPF com a documentação original e o comprovante de pagamento da taxa, junto com o protocolo da solicitação. Você não precisa levar fotos, pois esta será tirada pela Polícia Federal. Esse é um atendimento rápido, onde você irá tirar foto, assinar e colher as digitais e após, eles vão conferir a sua documentação. Após isso, aguarde cerca de seis dias para ficar tudo pronto.

  1. Pegue o passaporte

– Como pegar o passaporte?

Assim que o passaporte ficar pronto, vá ao posto com o seu documento de identidade original e pegue o seu passaporte. Lembre-se de que a validade dele é de cinco anos.

Caso necessite tirar mais dúvidas, entre em contato conosco. Vamos dar um retorno o mais breve, mas se preferir a Polícia Federal possui uma página de dúvidas frequentes no site próprio, onde você pode obter informações extras, como o passaporte para menores de idade e outras.

– Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.