Vai i viajar de avião pela primeira vez? Não se preocupe! Levantamos aqui algumas dicas que vão te ajudar na sua primeira viagem de avião.
A expressão “de primeira viagem” não nasceu à toa. Antes de viajarmos a primeira vez, principalmente de avião, temos milhares de dúvidas e até medos. Mas é só embarcar em sua primeira viagem de avião, que tudo isso se dissipa.
Aproveite as dicas que selecionamos aqui e curta a sua viagem ao máximo, com tranquilidade e sem estresse!
SIMULE SEU SEGURO VIAGEM COM 10 SEGURADORAS
Qual é o seu destino de viagem?
Primeira viagem de avião: o que eu preciso saber?
Para você que ainda é “de primeira viagem”, separamos algumas dicas para tornar tudo mais fácil. Saiba como se dar bem em sua primeira viagem de avião!
1. Lutando contra o medo
Muitos têm medo de viajar de avião, justamente por ser algo desconhecido. Mas fique calmo! Esse é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Estamos mais suscetíveis a acidentes quando dirigimos um carro do que quando entramos num avião. E, provavelmente, você gostará muito desse meio de transporte quando perceber que o seu medo infundado.
2. Comprando as passagens
Você pode se dirigir a uma agência de viagens, comprar direto no site da companhia ou utilizar um dos vários sites que comparam os valores e te mostram as passagens mais baratas. Você receberá um código da reserva, que é o que você utilizará ao fazer o check-in.
3. Documentos necessários
Se é um voo doméstico ou para a América Latina, somente um documento de identidade com foto basta. Mas se for para outros continentes, além do passaporte, você precisará do visto caso o país exija.
4. Check-in
Chegando ao aeroporto, você poderá se dirigir ao balcão da sua companhia, ou fazer em um dos totens de self check-in. Se sua companhia tiver esse recurso. Se o vôo for nacional, é indicado o check-in com pelo menos uma hora antes, se for internacional, pelo menos duas horas antes. Há também opção de realizar o check-in online, antes de chegar ao aeroporto.
5. Bagagem
Verifique com a sua companhia se você terá direito a bagagem despachada ou apenas bagagem de mão. Existem regras variadas para voos domésticos e internacionais, sendo que alguns países têm sua própria regulamentação. Na hora de comprar as passagens, a companhia te informará sobre essas particularidades.
6. Embarque
Feito o check-in, você receberá seu cartão de embarque, nele constam informações importantes para seu voo. Entre elas, horário e portão de embarque, destino, ordem de embarque e etc. Espalhado pelo aeroporto, estão telas com informações sobre todos os voos. Fique sempre atento, pois se houver alguma mudança ou atraso, é aquela tela que vai lhe informar.
Quando der o horário estabelecido, os funcionários da companhia irão anunciar o embarque. Fique na fila, entregue seu cartão de embarque e o documento de identidade e se dirija ao seu assento.
7. Dentro do avião
Verifique no seu cartão de embarque o seu assento, acomode sua bagagem no compartimento superior ou embaixo da poltrona da frente. As informações de segurança serão apresentadas em vídeo ou pela equipe. Afivele seu cinto de segurança e só o tire por necessidade ou nos momentos em que são permitidos. O avião poderá passar por turbulências, mas não se preocupe, eles são projetados para passarem tranquilamente por elas. Após a primeira viagem de avião, você se acostuma.
8. Desembarque / Escala ou conexão
Assim que o avião aterrissar, espere o aviso da equipe para se levantar e pegar seus pertences. Caso você faça uma escala, permaneça no avião para que continue seu voo após esta parada. Já em caso de conexão, desça da aeronave e se dirija ao portão de embarque do seu próximo voo.
Fique atento às dicas, relaxe e curta sua viagem. Mas não se esqueça de contratar o seguro viagem, ele pode ser de grande ajuda em diferentes momentos.
Entre eles, perda/atraso de voo, perda/extravio de bagagem, atendimento médico, inclusive, em caso de mal-estar no avião e outros.
Saiba mais sobre as coberturas do seguro viagem e o que cada uma significa.
Deixe um comentário